Salvos pela Sua Vida – Guiados pelo Espírito de Deus – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM PIRACICABA – 29-30/09/2018

SALVOS PELA SUA VIDA

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 29/09/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 21: Guiados pelo Espírito de Deus
Leitura Bíblica: Rm 8:14

Esta série de mensagens que estamos ministrando desde a Conferência na EAV está abordando o livro de Romanos com bastante detalhes. Estas mensagens estão todas disponíveis no site Mensagens das Conferências em vídeo HD, áudio MP3 e transcrições PDF. Em Ribeirão Preto falamos sobre Romanos 8 e hoje continuaremos. Este é um capítulo cheio de riquezas. Cada versículo é uma pílula com muitas vitaminas. Não temos muita pressa em avançar, mas queremos que todos possamos compreender o que está na Palavra de Deus. queremos nos alimentar dessas palavras com bastante calma, saboreando o que estamos comendo.

No capítulo 5:10 está o tema desta Conferência, que é Salvos pela Sua vida. Este versículo é um divisor de águas. Primeiramente, fala de tudo o que Cristo realizou por Sua morte, sendo o Cristo em carne e crucificado. A segunda parte, fala de sermos salvos pela Sua vida, abordando o que Cristo está fazendo por nós por meio de Sua vida. Este não é o Cristo em carne, mas o Cristo pneumático, ou seja, Cristo que é o Espírito.

Romanos 8 é um dos primeiros capítulos da Bíblia que nos revelam que Cristo é o Espírito. se não virmos que Cristo é o Espírito continuaremos capengando em nossa vida cristã. Muitos cristãos não viram isso. o Senhor é o Espírito (2Co 3:17). A maioria dos cristãos está presa porque nunca viram que Cristo é o Espírito. para muitos, Cristo ainda está na cruz. mas Cristo ressuscitou e está em nosso espírito como o Espírito. 1Co 6:17 nos mostra que estamos unidos ao Senhor e somos um espírito com ele.

Romanos 5:10 mostra que Ele realizou a redenção por nós. Ele se encarnou, teve um viver humano e sofreu. Ele teve sofrimentos muito grandes e a palavra grega usada para descrever sua angustia no Getsêmani é a mesma que caracteriza uma depressão de nível três. Ele passou por todos esses sofrimentos e foi tentado em todas as coisas, mas não pecou. Ele foi crucificado, morreu e ressuscitou, ascendendo aos céus posteriormente.

Meu encargo de que nos aprofundemos na palavra do Senhor é muito forte. os cristãos hoje estão preocupados com o exterior, mas Deus não vê o exterior, mas o interior (1Sm 16:7). Nós que estamos na igreja não podemos ser superficiais. Para isso, precisamos ler. Fico contente que os irmãos tenham promovido o livro na minha mão. A tendência hoje é não ler mais e apenas receber informações por vídeos. Mas quando lemos, com um livro físico em nossas mãos, ativamos o córtex frontal de nosso cérebro. Quando lemos, esta região é ativada e ele aprende a interpretar, sabe tomar decisões, pois têm suas próprias convicções. Alguém que não lê não tem identidade própria, não tem discernimento.  É esta geração que Satanás está preparando para o anticristo. não menosprezemos isso.  precisamos voltar a ler. Esta é a nossa salvação. Quando lemos a Bíblia, devemos priorizar a leitura da Bíblia física. Devemos também separar um tempo para ler os livros espirituais. Quem quiser crescer mais em vida precisa ler mais. Ler individualmente, em família e com os irmãos da igreja.

Quando lemos a palavra de Deus não queremos ficar na superfície, mas penetrar nas profundezas. As águas do manancial estão lá no fundo. Para acessá-las precisamos cavar. Na redenção Cristo realizou a propiciação por nós. Isso para tornar Deus propícia a nós, que somos pecadores. Fomos justificados por Sua morte e reconciliados com Deus.

Hoje Cristo está dentro de nós e está realizando a santificação, que está renovando a nossa mente, está nos transformando e nos conformando à imagem de Seu filho. O último estágio será a nossa glorificação.

Através da Sua morte, realizou a justificação e salvou o nosso espírito. Hoje ele está salvando a nossa alma pela santificação.  Ele não apenas mudou nossa posição, mas também está nos mudando interiormente. Ele está também nos conformando à Sua imagem. Por fim, quando Ele voltar, nosso corpo de humilhação será transfigurado e glorificado.  O universo todo aguarda por esse momento, porque toda a natureza será restaurada à condição original. Nossos animais de estimação estão em cativeiro até que sejamos glorificados. Quando os filhos de Deus forem libertos, toda a criação será liberta.

Romanos 3 fala da morte do Senhor. Romanos 8 fala do Espírito. Na Estancia gastamos muito tempo para falar dos conflitos do ser humano. O que corrompe e contamina o homem é o pecado. Em Romanos 7 fala que o bem que queremos fazer, não fazemos, mas o mal que não queremos, fazemos. Você pode decidir jamais brigar com sua esposa, mas logo acabará brigando. Este é o nosso conflito. Paulo bradou neste capítulo:  desventurado homem que sou!

Rm 7:25 Paulo tinha boa intenção e vontade, mas isso não é suficiente. Sempre que ouvirmos a Palavra de Deus, desejamos cumpri-la. No momento que tomamos essa decisão, outro princípio em nosso interior se levanta contra a lei da nossa mente e nos leva à derrota. Sempre que queremos fazer o bem, acabamos derrotados.

Rm 8:1 A lei do Espírito da vida nos livrou da lei do pecado e da morte. Em Romanos 7 há a revelação de três leis e em Romanos 8, de uma lei. A primeira lei é a lei de Deus, é a lei escrita, como a constituição de um país. É a lei que diz não furtarás, não cobiçarás, não adulterarás. É a Bíblia, que mostra o padrão de Deus. é a lei exterior que está na Bíblia. As outras três leis, não é este tipo de lei, mas é um princípio natural e ativo, assim como a lei da gravidade. Esta funciona 100% das vezes que é ativada. Ninguém consegue escapar da gravidade.

A lei da mente deseja praticar a palavra de Deus. sempre que ela tem contato com a lei de Deus, ela reage desta maneira. Contudo, Paulo descobriu que há outra lei que é ativada quando esta primeira deseja cumprir a lei de Deus. esta outra lei é a lei dos nossos membros, a lei do pecado, que vem de Satanás. Essa lei é muito mais forte que a lei da mente. 100% das vezes a lei da mente é derrubada por ela. Houve um tempo em que íamos toda semana na penitenciária e também em uma clínica de dependentes químicos. Muitos destes detentos e pacientes eram cristãos e filhos de pastores. Eles tentaram cumprir a lei de Deus mas foram derrotados tantas e tantas vezes, até que desistiram.

A quarta lei, contudo, é a lei do Espírito da vida. Essa lei é como o princípio de Bernoulli, com base no qual as assas das aeronaves são construídas, possibilitando que eles consigam decolar quando atingem determinada velocidade no solo. Para decolar, ele precisa correr. Quanto maior o avião, maior a velocidade que deve atingir. Quando esse ponto é atingido, esse princípio é ativado e funciona 100% das vezes que é ativado.

É interessante que esse princípio é ativado quando o avião corre.  Espiritualmente, muitas vezes ficamos esperando que Deus faça algo, ou que o Espírito aja. Contudo, neste capítulo não diz que o Espírito nos livra, mas que a lei do Espírito da vida nos livrará. Assim como um avião precisa adquirir velocidade para decolar, nós precisamos usar o nosso espírito para ser libertado pela lei do Espírito da vida. Isso é aplicar o princípio ativo que Deus colocou ao nosso disponibilizar. Alguns decolam após um minuto invocando o nome do Senhor, outros, precisam de cinco minutos para decolar. O segredo é que Deus já fez tudo e agora é conosco. pare de ser preguiçoso pedindo a Deus que faça tudo. Exercite o seu espírito para ativar a lei do Espírito da vida! Este Espírito da vida começa a agir.

Façamos nossa parte e exercitemos o nosso espírito e a lei que Deus já preparou fará por nós. Invoquemos o nome do Senhor. Se em um minuto não decolamos, invoquemos por mais tempo. invoque por cinco minutos, invoque ajoelhado, etc. Quando você decolar uma vez e tiver a experiencia de ficar como uma águia no ar, não vai querer mais ficar no chão.

Rm  8:3-4 O padrão da lei de Deus foi elevado pelo Senhor Jesus. toda a ordem da lei é para ser cumprida em nós. mas estes que cumprem a lei são os que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. se andamos segundo a carne, queremos realizar tudo por nós mesmos sem o Espírito. isso é derrota certa. Mas se andamos segundo o Espírito, o preceito da lei é cumprido de forma espontânea, sem que você note. Não vemos as aves se esforçando para ficar no ar. Elas não estão preocupadas, simplesmente, voam. A águia não sabe quais são os princípios físicos que permitem que ela voe.  Ela simplesmente voa sem esforço. Assim é aquele que anda segundo o Espírito. Invocar o nome do Senhor, orar, pregar o evangelho, servir aos irmãos, a comunhão intima com o Senhor, profetizar, etc. são práticas que nos levam a andar segundo o Espírito.

Rm 8:6 Quando colocamos a mente na carne, o resultado é morte, mas quando colocamos a mente no Espírito, o resultado é vida e paz. Se buscarmos praticar a lei por nosso esforço, na carne, o resultado será morte, mas no espírito, automaticamente cumprimos a palavra de Deus e nos sentimos tão bem!

Rm 8:9 Vimos em Ribeirão Preto que o capítulo 8 inteiro deste livro fala do Deus triuno se dispensando a nós como vida. Somos estes homens complicados com o pecado em nossos membros que o corrompe, com uma alma que precisa ser transformada. Então, o trabalho de Deus é nos salvar e nos transformar em filhos de  Deus,  para que estes formem o Corpo de o Cristo. Por isso, em todos os versículos vemos o Deus triúno. No  capítulo 11 fala do Corpo de Cristo, que é a igreja.

Rm  8:9 Não estamos na carne, mas no Espírito. a condição é que o Espírito de Deus habite  em nós. se o Espírito habita de fato, não nos encontraremos na carne. A palavra para habitar neste versículo significa fixar residência, fazer morada. Quando o Espírito de Deus entra em nós, não deve ficar apenas em um quarto, mas deve ter acesso a todas as salas, quartos e depósitos de nosso ser. A nossa responsabilidade para que a lei do Espírito da vida é permitir que Deus ocupe todas as partes de nosso ser.

Quando somos hospedados na casa de alguém, nos é indicado onde podemos usar naquela casa. Não temos acesso à suíte do anfitrião, porque somos hóspedes, convidados. Cristo é um hóspede, um convidado ou habita de fato em nós? Se habita de fato, não estaremos na carne, mas no Espírito.

Quando cremos, certamente o Senhor Jesus ocupou todo o nosso espírito, mas hoje ele deseja ocupar todas as partes da nossa alma. Nosso espírito se tornou vida, mas agora Cristo quer entrar em nossa alma para habitar em nossa mente, vontade e emoção. Deus quer, por fim, entrar na cobertura, que é o nosso corpo.

Rm 8:10 Deus deseja se espalhar de nosso espírito para a alma.

Rm 8:6 vida e paz é a mente. A condição para que nossa alma receba vida é colocar nossa mente no espírito.

Rm 8:11 Nestes versículos sempre há uma condição, indicada por “se”. Sempre há uma dúvida se deixaremos Deus habitar em nós.

Temos experiencia de vir para a reunião com muito cansaço ou com dor de cabeça e sairmos dela muito bem. Recebemos vida em nosso corpo mortal.

Rm 8:9 Não ter o Espírito de Cristo aqui significa não ter a realidade do Espírito de Cristo. podemos ter o conhecimento a respeito do Espírito, mas não tem essa experiência. Sem o Espírito de Cristo, ou seja, sem Cristo ter se tornado o Espírito, não haveria qualquer possibilidade de sermos Dele. Todo esse capítulo é para que nos demos conta de que o Senhor é o Espírito hoje.

2Co 3:17; 1Co 15:45; 2Tm 4:22 Em teologia isso é de extrema importância. O entendimento da maioria dos cristãos é que Deus Pai é um senhor de idade barbudo e ao seu lado tem um jovem, que é o Filho e sobre ele está uma pomba que é o Espírito. Não cremos no triteísmo, mas que Deus é triuno, ou seja, é o Pai o Filho e o Espírito como um só e é também três. O Senhor é o Espírito e é com o nosso espírito. quando nos damos conta disso nossa vida muda.

1Co 6:17 No grego é Aquele que se une ao Senhor é um espírito. Este espírito é o espírito mesclado, ou seja, não se pode separar o Espírito do nosso espírito. óleo e água não se misturam, mas água fria e água quente, se misturam como uma só coisa.

Rm 8:9 O Espírito de Deus e o Espírito de Cristo não são dois separados, mas é o mesmo Espírito com duas designações – Jo 4:24; 2Co 3:17; Rm 8:11 Todo o Deus triuno é o Espírito.

Paulo é muito detalhista neste capítulo. Quando ele fala do Espírito de Deus, está falando daquele que estava na eternidade passada. Quando fala do Espírito de Cristo, está falando daquele que se fez homem e cumpriu tudo opor nós.  é o Espírito daquele que passou por encarnação, viver humano, sofrimento, crucificação, morte, ressurreição e ascensão. Por isso, não podemos ser grosseiros ao ler a Bíblia. Temos de perceber esses detalhes. É por meio deste Espírito que precisamos vier.  Quando precisamos prestar reverência, é ao Espírito de Deus que contatamos, mas quando queremos contatar aquele que se fez um homem, tocamos no Espírito de Cristo.

Rm 8:8-9  Aqui temos duas expressões: dele e nele. Dele significa o aspecto posicional. Na origem, Ele é a nossa origem e posicionalmente, pertencemos a Ele.  Nele, indica nossa condição. Se estamos na carne, esta será a nossa condição. Se estamos no espírito, esta será nossa condição.

Rm 8:10 Este Cristo também é o Espírito, mas Paulo deseja enfatizar outro aspecto. Quando falamos do fato, é Cristo, mas quando falamos da experiência, é o Espírito. hoje a maioria dos cristãos conhece Cristo como fato.  é aquele que morreu por nós e a quem precisamos adorar, mas somente teremos experiencia de fato de Cristo quando o conhecermos como o Espírito. Cristo como o Espírito é para a nossa experiencia. Quando entra em nós, o faz como o Espírito. Cristo é o Espírito. quando você experimenta cristo é com cristo que está em nosso espírito.

Rm 8:10 Aqui temos outra expressão: “em vós”. Isso é muito importante. Em cada capítulo de Romanos há ênfase em um aspecto de Cristo:

Rm 3:24-25  A  ênfase neste capítulo é o Cristo que está na cruz realizando a redenção.

Rm 4:23-25 Neste capítulo, a ênfase está em Cristo que ressuscitou.

Rm 6:3-6 Neste capítulo o foco é nossa união com Cristo.

Rm 8:8-10 A ênfase é que Cristo está em nós.

Rm 8:10 antes de creremos, nosso espírito estava morto e nosso corpo estava muito vivo por causa do pecado.  Mas agora que nos tornamos filhos de Deus, o nosso espírito é vida, mas nosso corpo está morte. Em Romanos 6 há a expressão “corpo do pecado” e em Romanos 7, “o corpo desta morte”. O corpo do pecado está muito vivo para o que diz respeito ao pecado. Para o pecado tem muita energia, mas para com as coisas de Deus esse corpo é o corpo desta morte. Quando vai orar ou ler a Bíblia, logo pega no sono. Esta é a experiência de Paulo.

Nosso espírito é vida por causa da justiça. Em nosso espírito está Cristo. Ele nos justificou e por isso estamos vivos. Este é o primeiro passo da salvação. Cristo cumpriu o requisito da justiça de Deus na cruz. hoje está realizando a santificação em nós e está satisfazendo o requisito da santidade de Deus. hoje está trabalhando em nós e a Sua glória está sendo trabalhada em nosso interior e no final desta obra, seremos glorificados, cumprindo totalmente a exigência da glória de Deus. estes requisitos foram impostos ao homem ao ser expulso do jardim do Eden.

A glória hoje está sendo trabalhada em nós. o universo não está vendo esse trabalho, mas um dia, esta glória  que está sendo acrescentada será vista em totalidade.

A glória é o desvendar do ser de Deus. quando estamos com alguém e falamos de Deus a ela, isso é glória, porque Deus começa a ser desvendado a ele. Glória é também o caráter, ou seja, o ser de Deus. quando as pessoas estão conosco e tocam no amor de Deus, elas estão tocando na glória de Deus. Por fim, a glória é o desvendar da presença de Deus. quando estamos com as pessoas e elas sentem que Deus está com elas, isso é um vislumbre da glória de Deus. Portanto, a glória não será apenas quando o Senhor Jesus voltar, mas está sempre presente conosco.

Rm 8:11 Este Espírito é daquele que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos. E ele vivificará o nosso corpo mortal por meio do Seu Espírito que habita em nós. Ele dará vida a nós por meio do Espírito. Aqui vemos Deus triuno. Temos o Pai, aquele que ressuscitou a Cristo Jesus, o Filho, por meio do Espírito. Temos também todo o processo de encarnação, viver humano, morreu e ressuscitou. Jesus indica aquele que se encarnou e teve um viver humano.

Os títulos de Cristo denotam a fase em que ele estava. Jesus é aquele que se encarnou, sofreu e morreu. Quando fala de Cristo, indica aquele que ressuscitou, que fez a obra do Pai e ascendeu aos céus. Este versículo também fala o que Deus está fazendo hoje. Quando fala vivificará, podemos imaginar a vida divina sendo dispensada em nós enchendo nossa alma até saturar de vida o nosso corpo para fazermos a vontade de Deus. Deus nos quer saturados de vida e energia para pregar o evangelho.  quando estiver doente, não peça apenas cura. Faça um voto:  Senhor, me cure para que eu pregue o evangelho. Queremos ter saúde para suprir os irmãos, para servir a Deus. Ele não quer apenas nos curar, mas vivificar, dar vida, para servirmos a Deus.  oramos para que todos tenham saúde, porque a nossa corrida é uma maratona e todos precisamos correr bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *