CRISTO, AS PROFUNDEZAS DE DEUS – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 24/08/2019

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, na noite de 24/08/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 01: Cristo, as profundezas de Deus
Leitura bíblica: 1 Co 2:10

Temos Seguido como o irmão Dong estabeleceu de termos essa conferência em Campinas às vésperas da Conferência Internacional na EAV. Vou dar a vocês em primeira mão de que nessa conferência na EAV iremos concluir 1 Coríntios e entraremos em 2 Coríntios.

Hoje queremos ver os 20 pontos do que Cristo é em 1 Coríntios. Não há outro livro que revele tanto de Cristo como essa carta de Paulo. Isso porque também não há outro livro que trate de tantas coisas negativas como esse livro. Onde há trevas, a luz pode resplandecer. É como um diamante que vem em um estojo preto, para que seu brilho seja ressaltado pelo fundo do estojo. A situação é o estojo e Cristo, o diamante.

1 Coríntios está cheio de problemas. Vimos que isso tinha a ver também com a cultura da época naquela região. Corinto era uma cidade muito grande, um centro comercial e onde ocorriam os jogos Ístmicos, recebendo muitas pessoas. Era uma região em que a filosofia era muito forte. Os filósofos gregos haviam surgido naquela região. Também era um povo muito idólatra e libertino. As pessoas se convertiam, mas era difícil não trazerem sua cultura para a igreja. A visão que temos da igreja é de que ela é o novo homem, em quem não há classe sociais, raças ou cultura. Estamos aprendendo a deixar a nossa cultura.

O primeiro grande problema em Corinto era a divisão. 1 Co 1:10 – 4:21 revela esse problema. No meio de cada Capítulo, Paulo apresenta Cristo como a solução para os problemas. A divisão é o grande mal da humanidade. Há muitos conflitos e inimizades. No meio social há muita divisão e lutas. A divisão impera no mundo inteiro e isso também afeta a igreja. Em nosso lar há harmonia? Sabemos que em muitos lares temos dificuldades. Há problemas entre as lideranças nas igrejas, dificuldades entre as irmãs, etc. Na igreja estamos andando na contramão deste mundo. Hoje estamos experimentando milagres e mais milagres por meio da colportagem dinâmica. Também os grupos familiares estão se multiplicando. Isso é uma grande alegria. O sentimento que temos é de harmonia e de unanimidade.

O segundo problema da igreja em Corinto é do irmão pecador 5:1-13. Outro problema é irmãos que levavam a juízo outros irmãos 6:1-11. O abuso da liberdade relacionada ao corpo quanto aos alimentos e ao sexo 12-20. Outro problema era com relação ao casamento 1 Co 7. O sexto problema 1 Co 8-11 são as práticas. Aparentemente, esses capítulos tratam dos alimentos, mas no fundo são as opiniões relacionadas às práticas, à semelhança do que ocorre em Rm 14. O sétimo problema é o uso do véu. O assunto relacionado ao véu era a autoridade. Paulo explicou que Deus está sobre Cristo, Cristo sobre o varão e o varão sobre a mulher. Hoje as irmãs têm toda liberdade debaixo dessa ordem. As irmãs podem ser diaconisas e apóstolas, só não podem ser presbíteras. O outro assunto é a ceia do Senhor, em 1 Co 11. Quando se reuniam para se lembrar do Senhor os irmãos jantavam juntos e acabavam bebendo muito vinho. 12-15 mostra outro problema, que são os dons. Paulo mostrou a ordem dos dons e dos irmãos que Deus colocou na igreja. Ele mostrou também como profetizar nas reuniões. As línguas foram tratadas apenas nesse livro e não foi um assunto positivo. O décimo problema era doutrinário, com respeito à ressurreição 1 Co 15. Hoje há tantos debates doutrinários no meio cristão e muitas divisões surgem por causa deles. Em 1 Co 16 Paulo tratou o problema das ofertas. As divisões existentes entre os cristãos hoje são por dois motivos: doutrinas e práticas.

O fato é que todas as igrejas têm problemas. O que faremos? Teremos nosso foco em resolver problemas? Formar um esquadrão bombeiro apagador de incêndio? Nosso foco não pode estar nos problemas. Precisamos aprender que essa é a estratégia do inimigo de Deus. É como no casamento. Se marido e esposa focarem nos problemas, não haverá solução. Devemos focar em alguns irmãos? Focar em doutrinas ou práticas? Na verdade, nosso foco deve ser o Cristo todo-inclusivo e Sua cruz. É isso que Paulo apresenta em 1 Coríntios. O Cristo todo-inclusivo e Sua cruz são a solução para todos os problemas.

Precisamos voltar à simplicidade. Especialmente os mais antigos, que sabem muitas coisas, precisam voltar à simplicidade.

1 Co 1:22 Os judeus sempre experimentaram sinais. Toda manhã experimentavam esses sinais. A saída do Egito, o maná, derrubada dos muros de Jericó são exemplos. O maior milagre hoje não são esses milagres exteriores, mas é recebermos o Senhor Jesus em nós. O Senhor Jesus curou 10 leprosos, mas somente um voltou para agradecer ao Senhor. Os gregos, por sua vez, buscavam sabedoria por meio de sua filosofia.

1 Co 1:232-24 Quando Cristo está diante dos judeus, eles tropeçam e caem. Os gregos se escandalizam e o rejeitam.

1 Co 2:2 Chegou o momento de simplificarmos nossa vida. Só Cristo e este crucificado. O irmão Pedro passou um vídeo do testemunho do irmão Lee sobre o que ele viu nas igrejas no Brasil. Ele falou que a benção estava em que os irmãos no Brasil só queriam saber de uma coisa: Cristo e a igreja. Precisamos simplificar.

Se o Senhor permitir, hoje veremos oito dos doze itens de Cristo revelados em 1 Coríntios.

  1. Cristo é a porção que Deus deu para nós – 1 Co 1:2

A igreja são os santos que foram santificados por ter crido no Senhor Jesus. Ela é composta por todos os que em todos os lugares invocam o nome do Senhor. Isso é algo em comum de todos os cristãos. Isso nos une: invocar o nome do Senhor. Cristo é a porção que Deus deu para nós. Não perca essa porção. Isso é representado pelos filhos de Israel que receberam uma porção de terra para cuidar. Todos recebemos uma porção de Cristo para explorar e extrair as riquezas. Todos temos experiencias de Cristo e quando juntamos todas as experiencias, temos a plenitude de Cristo. No entanto, havia israelitas que não cuidavam da terra que receberam e acabavam se endividando. Por causa disso, acabavam perdendo a terra que receberam. Claro que havia o ano do jubileu, no qual podiam reaver sua porção. Todos recebemos Cristo, mas pelo fato de não laborarmos Nele, acabamos perdendo o desfrute de Cristo. Há casos de irmãos que eram ricos na experiencia de Cristo, se tornam pobres. Eles já não conseguem desfrutar ou transmitir a palavra, não conseguem mais servir e até reunir.

1 Co 1:9 Fomos chamados à comunhão, ou seja, à participação de Cristo. Fomos chamados não apenas para ver, mas para participar de Cristo. Na mesa do Senhor temos o cálice e o pão. O pão é a participação no corpo de Cristo e o cálice é a participação nos sofrimentos de Cristo. A participação deve ser ativa e não passiva. É preciso lutar pelo direito de primogenitura.

Cl 1:12 Estamos qualificados a participar. Há uma parte da herança sobre a qual temos direito. Temos parte nessa herança.

Cristo é a porção que foi dada a cada um de nós por Deus. Esaú vendeu seu direito de primogenitura, mas o vendeu e não pôde reavê-lo. Todos nascemos vencedores, mas nosso desafio é permanecer vencedores até a volta do Senhor.

  1. 3. Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus – 1 Co 1:24

Está nessa ordem porque os judeus buscavam sinais e os gregos buscavam sabedoria. A sabedoria não está na mente. Na mente temos a inteligência. Você pode ser muito inteligente e fazer contas de cabeça ou memorizar itens com muita facilidade, mas isso não significa que você tem sabedoria. Sabedoria está na questão do relacionamento. Você consegue unir as pessoas, consegue trazer paz aos conflitos. Sabedoria também tem a ver com a revelação. Daniel tinha sabedoria. Os magos do rei não conseguiam conhecer os mistérios, mas Daniel tinha a revelação de Deus. É a sabedoria que nos leva a resolver os conflitos na família e na igreja. Podemos aprender observando os irmãos, mas a sabedoria vem de Deus. Quanto mais intimidade você tem com o Senhor, quanto mais sintonizado você estiver com Deus, mais sabedoria você terá. Tudo que passa em sua mão terá êxito e Deus abençoa. Não basta pedir sabedoria a Deus. É preciso desfrutar Cristo e conhecê-lo na experiência. Se você anda com Jesus, todos ficarão maravilhados com sua sabedoria.

O poder, por sua vez, é para executar as coisas. Para executar, precisamos do poder de Deus. Quando saímos às ruas para orar pelas pessoas, precisamos da sabedoria para compreender a necessidade da pessoa e de poder para orar de modo que o coração da pessoa se conecte novamente ao coração de Deus.

1 Co 1:30 Sabedoria é santificação justificação e redenção.

1 Co 2:7-8 A sabedoria de Deus é um mistério, mas por conhecermos Cristo, recebemos a sabedoria.

Cl 2:2-3 Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo. Quando estamos ligados a Cristo, temos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Oro para que todos tenham a sabedoria e o poder. Assim era com José. Tudo o que ele fazia prosperava. Que todos os líderes tenham sabedoria e poder para cuidar da igreja.

4.5.6. Cristo é justiça, santificação e redenção – 1 Co 1:30

Cristo Jesus se tornou da parte de Deus para nós sabedoria, que

Recebemos a Justiça quando cremos no Senhor Jesus. Hoje, no viver da igreja estamos recebendo a santificação. Por um lado, fomos santificados quando cremos, mudando de posição, do mundo para Cristo, mas em nosso dia a dia estamos sendo santificados em nossa experiencia. A redenção tem a ver com o nosso corpo.

Redenção significa simplesmente resgate. Cristo veio nos resgatar. Éramos de Deus, mas por causa do pecado, Satanás usou a lei de Deus para nos sequestrar. Deus enviou o Seu Filho para nos resgatar. Pagou o preço com Seu sangue. Nosso corpo não foi criado para ser corrompido, mas pelo fato de ter cometido pecado, a morte entrou no ser humano, corrompendo seu corpo. O resgate final ocorrerá no dia em que o Senhor Jesus voltar. Naquele dia nosso corpo será resgatado. Não teremos problema nos joelhos, nas costas, etc.

Justiça foi para o nosso espírito no passado, santificação para a nossa alma no presente e redenção para o nosso corpo no futuro. Isso mostra que Cristo tem de estar em nossa vida como a solução de nossos problemas em todo o tempo. Ele é a solução para o passado, presente e futuro.

JUSTIÇA

Rm 5:18; Fp 3:9; Rm 3:22; 2 Co 5:21 É crendo em Jesus que recebemos a justiça de Deus, baseada na fé. Uma vez que cremos em Cristo, já recebemos a justiça. A justiça sempre está relacionada à fé, ao ato de crer. Isso já ocorreu. Jesus nunca cometeu pecado, mas Deus colocou todos os nossos pecados sobre ele. Naquele momento, o Pai o deixou. Temos de saber que como essência, Deus jamais deixou Jesus, mas como aquele que cumpria a obra de Deus, foi desamparado naquele momento por causa dos nossos pecados.

SANTIFICAÇÃO

Rm 6:19, 22; 1 Co 6:11; 1 Ts 4:7; Mt 23:17-19; Rm 12:2; 2 Co 3:18 – A obra de santificação é o que o Senhor está fazendo em nós hoje. Em Mt 23 temos a explicação da santificação posicional. O boi e o ouro são a oferta. Enquanto estão no campo ou na casa, são comuns, mas quando são trazidos para cima do altar, são santificados em sua posição. Nós éramos comuns, mas um dia Deus nos separou e nos trouxe para a igreja. Hoje somos santos por causa da nossa posição. Paulo falou que o cônjuge incrédulo é santificado pela convivência com o cônjuge crente. Isso também se refere à santificação posicional. Por estarmos na igreja hoje, somos santificados posicionalmente, mas isso não é suficiente. Precisamos também da santificação em nosso interior, como vemos em Rm 12:2 A santificação inclui a renovação, a transformação e a conformação.

REDENÇÃO

Rm 8:23; Fp 3:21; Ef 4:30; Lc 21:27-28; Ef 1:13-14

Temos as primícias do Espírito, pois somos os primeiros a desfrutar do Espírito. quando as situações acontecem, sejam problemas de saúde, sejam problemas emocionais ou dificuldades da igreja, nós gememos em nosso íntimo, porque estamos aguardando a filiação, que se refere em Rm 8:23 à redenção do nosso corpo. Nosso corpo é de humilhação, mas será transformado em um corpo igual ao do Senhor em Sua glória. Essa é a nossa esperança. Fomos selados por Deus para o dia da redenção. Quando o dia chegar, todos que fomos selados seremos redimidos. Podemos exultar e erguer a nossa cabeça, pois está chegando o mento de sermos glorificados! Pertencemos ao Senhor Jesus. Somos Sua propriedade. Ele é a garantia de que seremos levados por Ele.

Cristo é nossa justiça par ao passado, nossa santificação para o presente e a redenção para o futuro.

  1. Cristo é o Senhor da glória – 1 Co 2:8

Todos esses itens que estamos vendo não são para conhecimento, mas para experimentarmos.

Tg 2:1; Sl 24:7; 1 Co 2:7; Rm 8:17, 21, 30; 1 Ts 2:12; 1 Pe 5:10; Hb 2:10; Fp 3:21; Cl 1:27; 3:4 – O Senhor é o rei da glória, o Senhor da glória. O objetivo disso é levar-nos à glória. Seremos glorificados um dia. Não vamos perder tempo e energia com pequenos conflitos hoje, pois seremos glorificados. Nosso destino é sermos herdeiros de Deus. Éramos pecadores, mas fomos transformados em filhos novos de Deus. Através de Sua vida estamos sendo levados a filhos maduros, mas seu objetivo final é tornar-nos seus herdeiros e coerdeiros com Cristo. Hoje passamos por sofrimentos. Não peça sofrimentos ao Senhor, mas precisamos saber que é através dos sofrimentos é que podemos desfrutar a intimidade da presença do Senhor. Se sofrermos com Ele, o resultado será a glória. Esse é o nosso destino na igreja. Quando temos a visão e a experiência de Cristo como o Senhor da glória todos os conflitos desaparecerão. Deus está nos chamando para o Seu reino e glória. Espero que quando nos envolvermos com conflitos e dificuldades, ouçamos o chamamento de Deus para sair e continuar em direção ao Seu reino e glória. Ele é o Senhor da glória e está nos conduzindo. Cristo em nós é a esperança da glória.

O segundo aspecto de Cristo como o Senhor da glória é que Ele precisa aparecer a nós todos os dias. Paulo foi chamado. Abraão não era melhor que os outros, mas o fator que mudou sua vida foi a aparição do Deus da glória a ele. Muitos fomos chamados pelo Senhor. Alguns talvez não tenham tido a experiencia pessoal do chamamento de Deus. Se você não tem certeza de que o Senhor te chamou e serve hoje porque um irmão te chamou, é preciso aproveitar esse final de semana para orar ao Senhor e pedir a Ele que confirme o Seu chamamento para você. Mesmo aqueles que sabem que foram chamados há um tempo, precisam renovar seu chamamento. Se o Deus da glória não tivesse aparecido mais vezes a Abrão ele teria permanecido em Harã, mas cada vez que recebia Sua aparição, podia avançar. Tendo Cristo e Sua cruz como nosso centro, precisamos da aparição constante do Senhor. Isso terminará com os conflitos na igreja.

  1. Cristo é as profundezas de Deus – 1 Co 2:9-10

O que Deus preparou para aqueles que o amam é Cristo.

1 Co 2:11-16 – Conhecemos as coisas que Deus nos deu gratuitamente?  É por isso que precisamos exercitar nosso espírito, colocando nossa mente sobre o espírito. nosso espírito está mesclado ao espírito de Deus (1 Co 6:17). Quando exercitamos nosso espírito, nosso espírito está unido ao Espírito de Deus. Então, podemos conhecer as profundezas de Deus. Se exercitarmos nosso espírito, teremos experiências inéditas de Deus. O mundo é caracterizado pela superficialidade hoje. Poucos são os que se aprofundam. Os coríntios tinham tantos problemas porque ficavam na superficialidade da sabedoria humana, mas quando desfrutamos de Cristo, podemos conhecer o que é de fato profundo. Precisamos exercitar o nosso espírito.

Rm 11:33; Ef 3:8, 18-19 – Cristo é insondável. Isso significa que Ele não tem fim. Levaremos toda a eternidade para desfrutá-Lo. Hoje temos apenas uma amostra do que Ele é. Hoje, o que podemos fazer é conhecer o que Cristo é. Deixemos os problemas e as dificuldades. Há tanto para desfrutarmos de Cristo. Cristo é as profundezas de Deus. Espero que as igrejas penetrem nas profundezas de Deus e, ao sair às ruas para orar pelas pessoas as ajudem a tocar nesse Deus. Também os levem a entrar em outra dimensão por meio dos grupos familiares. O Senhor está usando essas duas coisas e precisamos levar isso às pessoas.

3 comentários em “CRISTO, AS PROFUNDEZAS DE DEUS – Ezra Ma”

  1. Amém! Louvado seja o Senhor! nós os trabalhadores da undécima hora, somos escolhidos como o ultimo atleta desse revezamento com os Santos do passado, eles fizeram a sua parte e descansaram no Senhor, agora somos nós, não somos os melhores, mas o Senhor nos deu as melhores ferramentas, e a melhor ferramentas de todas é luz que recebemos Dele de modo aproveitarmos o máximo do que o Senhor É, através do nosso espírito, sejam quais forem os problemas e dificuldades o Senhor é maior. Vamos ser absolutos, decididos, firmes, com coragem, pois é Ele em nós, nada tendo e possuindo tudo, na pobreza, mas enriquecendo a muitos, com humildade mas muito ousado, tudo fazendo pelo Reino…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *