Conferência Geração Final M3 – E Não Perceberam

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Amir Silva, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida – Sumaré/SP, em 15/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

Meu encargo é para falar sobre as dez virgens em Mateus 25. Gostaria de ler o que me passaram como base para passar aos jovens: O título da mensagem é “E não perceberam” – esse deve ser um aviso a nós. A conclusão dos dias de Noé foi terrível para os que estavam despercebidos. Os vigilantes são aqueles servos fiéis e prudentes, os inconsequentes, os loucos, os trabalhadores da última hora.

Temos todas as ferramentas turbinadas para nos tornar as virgens prudentes. Cinco são néscias com sua religiosidade e conhecimentos teológicos e sem óleo nas lâmpadas, mas cinco decidiram colocar sua mente no espírito e, assim, a alma é suprida pelo azeite contínuo. Aleluia!

Em algumas reuniões já foi mencionado que as Conferências Geração Santa e Final são as verdadeiras fábricas de vencedores. Que todos nós, ao final da conferência, já tenhamos o espírito de ser vencedores. Quando nos sentimos em dificuldades ou desanimados, porque não conseguimos ser tão determinados como certos irmãos, precisamos de ajuda. A cada dia nosso estágio precisa crescer, sabemos disso. Mas podemos mudar agora, podemos mudar nosso estado. Bem-aventurado o que for achado assim, quando o Senhor o encontrar! Não interessa a condição na qual você chegou aqui, você pode se arrepender, levantar e servir o Senhor!

Quando eu era mais jovem eu participava de algumas corridas. Quando você está numa competição, se cair, o que faz? Quando você peca, qual sua atitude? Você se arrepende, se levanta e volta para o início? Não! O arrependimento é para continuarmos a avançar! Após o arrependimento genuíno, é crucial nos levantarmos para continuar servindo o Senhor.

Duas coisas importantes acontecem em nossos dias:

1. Os tesouros da palavra profética foram destrancados. Talvez precisemos ganhar mais luz para entender isso melhor, mas o que o Senhor tem feito nos últimos seis anos foi uma reviravolta na igreja, e tudo isso porque o Senhor destrancou os tesouros.

2. São necessárias pessoas que creem na palavra, e o Senhor as tem encontrado! Por que o Senhor tem permitido que tantas coisas acontecem em nosso meio? Porque Deus está encontrando pessoas que creem, que recebem Sua palavra. Para falar das dez virgens, precisamos primeiro entender essas duas coisas que estão acontecendo em nossos dias. Somos muito privilegiados por fazer parte disso.

Is 66:2; Is 55:10-11; 1 Ts 2:13; Mt 24:14,45-46

O Senhor dá atenção e estima ao humilde, ao que se dedica (mais do que ouvir, é ouvir e valorizar!). Precisamos ser humildes de espírito, vazios para receber a palavra, e não somente ouvir a palavra de forma desinteressada, mas dedicadamente. Precisamos mudar nossa atitude em relação a receber a palavra, pois isso faz toda diferença. Na parábola das virgens, não nos é dito porque as néscias eram néscias e as prudentes eram prudentes.

Deus espera que Sua palavra gere resultado, frutos. Por isso o Senhor fez uma mudança na vida da igreja. Nosso encargo é ajudar todos a deixar de ser trabalhadores da terceira hora para ser trabalhadores da última hora. Para isso, precisamos prestar atenção e dedicar nosso amor reverente à palavra. Quando você prega o evangelho, ora pela pessoa e passa um kit, quem de fato faz a obra é a palavra! Quando tomamos a palavra profética, ela realiza sua obra e atinge o propósito para o qual foi enviada.

Quando cremos que a palavra do profeta provém de Deus, como de fato é, ela opera eficazmente em nós! Hoje está muito claro que Paulo falava por Deus, mas por que ele menciona a experiência de não ser ouvido como “porta-voz” de Deus? Muitos não criam, e isso gerava tanto prejuízo: a palavra não surtia o efeito que o Senhor desejava nas pessoas. Hoje o Senhor tem usado o irmão Pedro para falar conosco. Temos de crer na palavra profética, e assim Deus realizará Sua obra!

Na Colômbia temos visto uma mudança grandiosa a partir do momento que começaram a valorizar e praticar a palavra profética. Hoje temos dois Expolivros, impressão de mais de 30 mil livros, inauguração de três CEAPEs, mais de 300 ceapistas, e tudo isso porque Deus tem operado via Sua palavra profética.

A palavra profética sempre carrega em si um propósito para gerar resultados. A palavra profética precisa ser executada. Você pode pensar que não tem tempo para ir à rua e fazer colportagem dinâmica, mas pode realizar a colportagem por oportunidade, sempre que for conversar com o Uber, atendentes, garçons etc. Simplesmente deixe escapar “Posso orar por você?”. Isso é tão simples! Antes tínhamos tanta dificuldade, mas o Senhor nos deu essa ferramenta que facilitou muito.

Na colportagem dinâmica, nosso objetivo é pregar o evangelho do reino, esse é o encargo que o Espírito nos deu. Ao sairmos e levarmos livros às pessoas, estamos trazendo o evangelho do reino a elas. A colportagem com o “Posso orar por você” veio de Deus, e essa frase tem-nos ajudado a introduzi-las ao evangelho do reino. Isso nos mudou totalmente! O Senhor vai voltar em nossa geração! Graças a Deus temos essa frase que veio do trono de Deus, que veio pelo destrancar dos tesouros de Deus. Isso é o que mudou nossa vida.

O Senhor nos prometeu que, mesmo se eu não tiver um estágio muito alto de vida cristã, posso me tornar um vencedor! Vamos aproveitar essa oportunidade que o Senhor está nos dando.

Mt 25:1-18

Na parábola das dez virgens, cinco são néscias cinco são prudentes. Hoje o Senhor está nos dando a chance de escolher qual queremos ser: aquelas que têm azeite somente nas lâmpadas ou também nas vasilhas. O Senhor não está falando que precisamos ter vasilha cheia, mas simplesmente ter azeite. Podemos nos encher desse azeite ouvindo a palavra com diligência, amor reverente, e assim a palavra produz efeito em nós.

Mas na parábola, não sabemos por que as néscias eram néscias e prudentes eram prudentes. As prudentes tinham uma atitude de ouvir, receber, crer, ser simples, obediente e praticar. Isso faz a diferença em nossa vida. Na parábola dos talentos, aqueles que saíram rapidamente assim que receberam a ordem do Senhor, são os que receberam e foram obedientes, e assim multiplicaram seus talentos. Sempre temos chance de praticar. Claro, nem todos seremos como ceapistas, que estão a todo o tempo disponíveis para orar pelas pessoas. Mas eu em meu cotidiano, encontro momentos em que o Senhor coloca pessoas para que eu fale com elas.

Na parábola, uma pessoa recebe a palavra e logo já a pratica, mesmo, talvez, com dificuldades. Porém, o mais importante é que foi! Pode ter ido lá para dar apoio, mas foi! A outra pessoa recebe a ordem, mas enterra, não vai praticar. Você se torna néscio não ouvindo e não participando na palavra.

O Senhor nos chamou para ser úteis a Ele. O que faz a diferença em nossa vida hoje é dar atenção à palavra, ouvindo e praticando. Hoje nós podemos pregar o evangelho do reino, porque essa palavra está em nosso meio. Deus nos deu ferramentas tremendas, como o Avança Jovem, que começou com um grupo de adolescentes que simplesmente começaram a praticar a palavra profética. Isso transformou o serviço de jovens na igreja, levantando irmãos para servir no CEAPE, graças a Deus. Assim o exército de jovens santos está sendo preparado. Precisamos ser as pessoas que amam a vinda do Senhor.

2 Tm 4:8

É muito importante termos coração de amar a vinda do Senhor. Jesus perguntou a Pedro se ele O amava por três vezes. Na terceira vez, o Senhor indica que devemos cuidar das pessoas, participar da rede de cuidado. Pedro amava o Senhor, mas precisava servir. Dizer que amamos o Senhor não basta, precisamos ter atitude.

A vocês que estudam e/ou trabalham, estudem e trabalhem bem! Mas não sejam escravos disso. Se o Senhor precisar de você para alguma área, você precisará estar disponível mesmo em seu trabalho ou estudo. Precisamos de pessoas que tenham condições para ofertar, e pessoas com capacidades diferentes para servir o Senhor em diferentes modalidades (por exemplo: Para pregar o evangelho na França, precisamos de uma pessoa que fale francês).

Amar o Senhor com atitude, faz com que Deus produza Seu exército. Você deve seguir sua vida normalmente, mas aqueles que podem devem mobilizar-se para servir! Precisamos de cada vez mais pessoas consagradas ao Senhor.

De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

Marcos 16:19-20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *