Conferência Geração Final M4 – Chamou, Confiou e Disse: Negociai!

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida – Sumaré/SP, em 16/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

A palavra de Deus indica a situação do povo nos tempos finais. Em Daniel 11:32 lemos: o povo se tornará forte e ativo. Deus tem falado, nós temos conhecido Seu coração, o falar profético tem- nos dado direção, nós temos sido fortalecidos e Deus tem agido!

Nós estamos na arrancada final: nela, nós damos tudo, todas nossas forças, porque nós vemos a linha de chegada. Nós conhecemos o Senhor da glória, Deus todo poderoso, nosso comandante que está nos liderando. Com essa liderança, seguimos, porque a vitória é certa!

Nós estamos vendo também os sinais dos tempos, o que nos mostra que devemos nos preparar. Devido aos problemas do mundo, ficamos cabisbaixos porque não vemos saída, mas o Senhor está se revelando a nós. E quando Ele se revela devemos levantar nossa cabeça! Olhar para esse Senhor!

Lc 21:28; Sl 24:1

Quando começarem os sinais, ao invés de ficarmos cabisbaixos, precisamos levantar a cabeça! Não somos uma geração cabisbaixa! Em Salmos, é dito que precisamos levantar! Estamos vendo que, Aquele que nós amamos, está voltando!

Talvez estejamos cabisbaixos, mas quando o Senhor nos mostra que está voltando, devemos olhar para Ele, deixar o Senhor da Glória, forte e poderoso, entrar em nós, e levantar nossa cabeça!

At 1:8; Mt 24:14

Quem recebe o espírito que o Senhor nos deu tem poder! Com esse espírito ativo, o povo de Deus deve estar ativo, pregando o evangelho. Mas por que pregamos? Porque somos testemunhas de Teu mover. Hoje devemos nos apresentar como testemunhas do que recebemos ao ganhar o Senhor; o que vivemos na Tua maravilhosa presença. Essa geração de testemunhas dá testemunho a todas as gerações do que o Senhor é e tem feito.

Estar no mover de Deus é cooperar com Deus! Deus está falando e nós estamos nos movendo!

Mt 21:28-31; 1 Co 1:2; Rm 16:16; 1 Ts 1:1

O pai tinha dois filhos, dirigiu-se a ambos para ir trabalhar na vinha. A palavra de nosso Pai é para todos nós que somos filhos, o Pai nos chama para trabalhar na vinha: o que vamos responder? Mais importante ainda, o que vamos fazer? Não adianta nada responder: “Sim, Senhor” e não ir.

O primeiro filho disse: “Sim, Senhor”, o segundo negou o convite. Mas, ainda assim, foi o segundo que fez a vontade do Pai. Portanto, não é como você responde, mas o que você faz. Se o Senhor disser: “vai hoje trabalhar na vinha”, o que você vai responder?

A vinha é do Pai, mas também pertence a nós, como herdeiros. Da mesma forma, a igreja pertence ao Pai, pertence a Cristo, e pertence a nós também! Assim, quando o Pai nos chama a trabalhar, o benefício também é nosso, não apenas do Pai.

1 Jo 3:18

A igreja está entrando em fase de realidade porque o Senhor está voltando. Não podemos ser apenas aqueles que falam e nada fazem, assim como o primeiro filho; que admitem que a palavra é verdadeira, mas que não a buscam; que colocam a necessidade de viver o que falam para o futuro. Por isso, vivem uma vida de aparência, sem o coração presente.

Hoje, Deus está mudando isso! Se no passado vivemos assim, hoje podemos pedir perdão e mudar nosso viver! Precisamos nos dispor para ir à vinha HOJE!

Mt 21:33-34, 41, 43

Todos os dons que temos, quem nos deu foi Deus. Assim como o dono da terra que preparou toda a propriedade para que ela fosse produtiva, porque quer receber os frutos que tocam, o Senhor nos capacitou para preparar essa terra e trazer frutos para Deus.

Quando se arrenda uma terra, seus frutos são para o dono e para quem trabalhou nela. Da mesma forma, os frutos são para Deus, mas também desfrutamos deles! Os seus frutos têm sido para seu próprio benefício ou têm sido para honra e glória do Senhor?

Deus espera que, de tempo em tempo, tenhamos frutos para Seu gozo.

Mt 22:1-5; 25:14, 19, 27

Os tesouros da palavra profética têm sido entregues a nós, como um banquete pronto que Deus nos convida a desfrutar. Mas os convidados não deram importância a esse banquete. Você tem dado importância ao banquete farto que Deus tem nos dado toda semana? Ou tem se importado apenas com o seu campo e seu negócio de forma a voltar a trabalhar no seu próprio campo sempre?

Ele quer nos dar Seu Reino, o que realmente tem valor, e precisamos dar a devida importância a isso. Você tem ouvido o chamamento de Deus? Tem alguma dúvida de que Deus quer lhe dar o Seu melhor? Deus está nos chamando todos os dias. Esse chamamento é para Seus servos, aqueles que o são de fato e em realidade. Será que somos servos de verdade? Para responder essa pergunta, basta entender: se você tem um Senhor, você é servo.

O Senhor confia em nós, mas será que somos confiáveis? Temos uma grande responsabilidade, pois Ele confia em nós e nos entregou o que é Dele, seus bens. Vamos decepcionar o Senhor ou pedir para que Ele nos dê a capacidade de viver de acordo com a vontade Dele e levar adiante essa comissão?

O Senhor deu a nós Seus bens de acordo com nossa capacidade, por isso nunca diga que não consegue! Ele nos deu exatamente o que conseguimos carregar. Essa missão de cumprir Sua vontade e estar no mover de Deus deve ser até a Sua volta!

Negociar também remete a se ocupar. Você tem se ocupado com os interesses de Deus? Devemos nos ocupar com a missão que Ele nos deu. Nós podemos dizer que não temos tempo, mas o tempo que temos podemos usar para o Senhor, independentemente de onde estejamos. Se entregarmos ao Senhor o pouco que temos, Ele pode multiplicar! Ele pode tornar-nos úteis a todo o tempo.

Os talentos que o Senhor nos deu, você tem usado para Deus ou para as coisas da terra? Isso não é produtivo para Deus. Não rende nada. Todos nós vamos um dia prestar contas com o Senhor. Se negociarmos nossos talentos, e não enterrarmos, poderemos oferecer os frutos desses negócios para o Senhor e ser aprovados! Quando cuidamos do outro, servimos e nos dispomos, nossa conta vai aumentando, nosso dinheiro começa a render.

Lc 19:20; Mt 25:29; 1 Co 15:10

Dons não podem ficar parados, mas precisam ser usados! Quando os usamos, mais nos é dado, mais vida ganhamos. Mas se os deixarmos parados, até aquele que temos pode nos ser tirado. Quando somos fiéis no pouco que o Senhor nos deu, Ele vai nos confiando mais responsabilidades, até que cheguemos ao Reino! No Reino, governaremos as nações, será dada a nós muitas responsabilidades. Para isso, Deus treina o nosso caráter, está nos preparando!

2 Co 6:1; 1 Co 15:10

A graça não é passiva, ela nos capacita para que possamos trabalhar mais. Ela não pode ser recebida por nós em vão, mas é o que nos move a cooperar mais e mais com Deus! Quanto mais exercitamos, mais graça recebemos!

Não podemos viver da graça de ontem, mas sim nos encher da palavra de Deus todos os dias, ter comunhão para receber da graça e cooperar, para que ela não seja inútil, em vão.

Não podemos esperar Deus nos dar um movimento, nos mandar, mas sim ser aqueles que são o movimento de Deus! Que não espera ser movimentado, mas que se movimenta a favor do Senhor.

Nós somos sal da terra e luz do mundo, somos a maneira como o Senhor se move!

1 Co 12:11; Ef 4:7; 1 Co 15:55-58

O espírito nos dá um dom, visando a um fim proveitoso. Ele dá a cada um uma missão, o que nos torna importante para esse Sprint final! Quando eu uso meu dom, eu recebo graça! Não podemos andar a passos lentos, mas dar a arrancada final!

No Senhor nosso trabalho não é vão! Hoje somos o exército de Deus, somos chamados para praticar, para correr, para sermos úteis nas mãos do Senhor!

E nessa obra do Senhor, a vitória é certa, ou seja, todo esse trabalho não será em vão!

Naquele Dia maravilhoso, receberemos a recompensa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *