ELEIÇÕES 2018 – Uma Palavra de Orientação – Ezra Ma e Pedro Dong

 Transcrição da palavra de orientação para as eleições 2018, ministrada pelos irmãos Ezra Ma e Pedro Dong, na Conferência em Piracicaba, na manhã de domingo, 30/09/2018.

 
Ezra Ma:

Antes de entrar na parte da mensagem, eu gostaria de falar um pouquinho sobre o nosso amado Brasil, essa nossa pátria. Apesar de eu não ter nascido aqui, mas o Brasil é o meu País, eu cresci aqui e fui criado aqui. Português é a minha língua materna. Eu amo o português. “Última flor do lácio, inculta e bela”, “No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos – cobertos de flores”, “Oh! que saudades que tenho. Da aurora da minha vida, Da minha infância querida. Que os anos não trazem mais!”. Que língua bela!

Falando sério, nós teremos eleições no dia 7 de outubro. O Brasil vai ter um novo governo e nós precisamos cumprir com a nossa responsabilidade cível, nossa responsabilidade de… Nós precisamos cumprir com a nossa responsabilidade de cidadão, com as nossas responsabilidades através da cidadania e votar com consciência, votar com responsabilidade, sabendo que o destino do país, um país como o nosso, democracia em principio cabe ao povo escolher o seu governante. Mas não podemos ignorar que a vontade de Deus também está aqui. Cabe à igreja mover a vontade de Deus. No tempo de Paulo, inclusive alguns irmãos mencionaram pra mim e é verdade, o sistema de governo era totalmente diferente. Não havia eleições como nós temos hoje.  Paulo vivia, os apóstolos, viveram no tempo do império romano. Era como se fosse uma ditadura, apesar de Roma eles terem um sistema de governo que foi copiado por todos países hoje do mundo ocidental com senado, essas coisas, o sistema de governo, mas, não havia eleições. Os césares não eram eleitos, eram imperadores, passavam de pai para filho. E daí alguém que tava no palácio podia assassinar o César e virava o próximo César. Era assim que funcionava. Não havia eleições. Então, na bíblia não existe uma orientação com respeito a eleições, não havia esse conceito. Então quer dizer que nós podemos votar levianamente ou não votar?

Nós na igreja não damos nenhuma orientação como algumas igrejas evangélicas dão, como alguns pastores se manifestam publicamente, líderes de igrejas cristãs, evangélicas, demonstrando sua preferência partidária, demonstrando abertamente a sua preferência por um candidato. Na igreja nós não fazemos isso. Na verdade, todos esses anos temos permanecido em silêncio sobre isso, mas nessa nova fase da igreja nós sentimos que nós não podemos ficar em silêncio, mas devemos dar certa orientação para os irmãos. Mas nós não vamos dar nenhuma orientação nem demonstrar aqui preferência por nenhum candidato ou nenhum partido. Isso cabe a cada um de vocês, porque não existe dois homens iguais – assim como futebol. Eu vou dizer agora pra vocês que eu sou gremista e todo mundo deve ser gremista? Não vai funcionar. Você sabe quando se discute futebol, se gera inimizades na igreja. Me lembro dos anos iniciais, décadas atrás, até numa pelada de futebol na estância, os irmãos, claro, naquele tempo era bem no começo, a gente não era muito crescido em vida, os irmãos foram pra estância jogar bola daí os ânimos se acirraram lá e tudo e de repente saiu facão no meio do campo, alguns de vocês devem se lembrar. Não sei se o irmão que tirou o facão está aqui e espero que você tenha crescido em vida. Aconteceu isso irmãos. E como sabemos, está tudo tranquilo e de repente começa futebol, Corinthians, Palmeiras, não sei o que lá e tá e ai começa a brigar. Os irmãos começam a brigar. A mesma coisa com política, esse candidato, aquele candidato e começa a brigar. Não, nós não vamos entrar nisso.

Ontem falamos um pouquinho na mensagem, sobre (agora falei tantas mensagens que não me lembro se foi aqui ou em outro lugar), de qualquer maneira, eu falei recentemente sobre candidatos cristão, pastores, com a melhor das intenções, querer se envolver com política, vão para Brasília (foi aqui, agora me lembrei, foi aqui, foi ontem) e acabam se contaminando, se corrompendo e o que queria salvar a pátria no final, entrou também no mesmo saco. Então nós também não encorajamos ninguém a se envolver com política. Deus não deu para a igreja a função, a missão de se envolver com política. Deus deu para a igreja uma única missão: pregar o evangelho. Em Mateus a grande comissão: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28:19-20). A missão da igreja é de pregar o evangelho, através do evangelho influenciar a sociedade, através do evangelho, da vida de Deus, da lei do Espirito e da vida que nos livra da lei do pecado e da morte mudar o destino de um país. Essa é nossa função. Então não vamos dar orientação nenhuma. Vários irmãos perguntaram: Irmão, em qual candidato devo votar? Você deve ter as suas convicções pessoais, as suas preferências – nós não vamos dar nenhuma orientação nesse sentido.

Mas uma orientação nós precisamos dar. Preste atenção para a ideologia do seu candidato, preste atenção para os planos que ele tem, preste atenção, porque hoje, queridos irmãos, isso eu posso dizer: pouquíssimos candidatos pensam no País. Hoje o que todos querem fazer é pensar no partido, nós devemos pensar no Brasil, no nosso país amado, para que Deus nos dê dias tranquilos – tranquilos no bom sentido – de paz e segurança para poder pregar o evangelho. Porque nós queremos, irmãos, ser arrebatados logo. Nós queremos chegar o mais rápido possível à glorificação. Por falar nisso, Pedro está conosco hoje, Pedro Dong, graças ao Senhor, estamos muito contentes que Pedro está. Lá em Brasília Pedro continuou o encargo sobre a glória, uma revelação nova, ontem eu falei uns pontos principais do que foi falado em Brasília. O nosso destino é a glorificação. O nosso destino é que Deus possa desvendar a Sua glória na nossa vida, na igreja e nós possamos atingir o nosso destino final. Essa é a palavra profética, esse é o destino da igreja, essa é a palavra para o nosso andar stoicheo, andar corporativo para todos chegarmos ao destino. Agora com relação as eleições, prestem atenção para o plano do candidato, o plano do partido, quais são as ideologias, qual é a filosofia. Eu não vou dizer qual partido, esse ou aquele, eu não vou falar nada sobre isso, não vou me aventurar. Eu tenho minhas convicções pessoais, lamentavelmente eu não posso votar porque ainda não sou um cidadão brasileiro, sou cidadão norte americano. Mas se eu pudesse votar eu sei em quem votaria. O candidato é perfeito? Não é, não existe nenhum candidato perfeito, em nenhuma parte do mundo. O único que é perfeito é Jesus Cristo. Mas, nós temos que pensar o que é melhor para esse país.

Agora é o seguinte: preste atenção, se tem um candidato, algum partido que tem ideologias contra a Bíblia, peço que vocês prestem atenção. Como irmão de vocês, não vou mencionar nomes de partidos – quero repetir: não quero influenciar ninguém –  mas uma coisa pesa na minha consciência: que como irmãos da igreja nós não violemos a nossa consciência, votando em alguém ou em algum partido que vá contra a palavra de Deus, que tire a nossa liberdade de pregar o evangelho. Tem países na América do Sul em que os irmãos não podem mais pregar o evangelho nas ruas: Bolívia é um deles. Vocês ouviram o que os irmãos da Bolívia escreveram pra nós, já não podem mais ir para a rua pregar o evangelho, não pode. E vários países já não pode. Na China não pode. Então, essa é a única orientação que nós vamos dar. Qualquer coisa que viole a palavra de Deus, que vá contra o ensinamento da Bíblia, contra a palavra de Deus, contra a economia neotestamentária de Deus, só peço que vocês tomem cuidado. Não vou dizer não pode, não pode, não pode. Só peço que tomem cuidado, porque diante de Deus cada um vai ser responsável pelas suas ações, está certo?

O principal é orar por esse país e isso nós podemos. Não vamos orar por nenhum candidato, orar por nenhum partido, nós vamos orar pelo nosso Brasil, para que o Senhor abençoe esse País. O Brasil é um país abençoado. Meu pai, que já dorme no Senhor, falou: Deus vai usar o Brasil em muitas coisas, especialmente na igreja. O irmão Dong via isso. O irmão Dong nos ensinou que o Brasil é o deserto que Deus preparou e Deus vai cuidar deste lugar. O inimigo quer destruir esse lugar, o inimigo quer tirar do Brasil essa função de deserto, mas Deus vai preservar, mas depende da igreja. Nós somos um número pequeno. Nós somos uma gota no oceano. Tem igrejas evangélicas que tem milhões de membros, nós não temos tantos, mas nós temos o Espírito. Nós podemos orar, nós estamos na economia de Deus, nós estamos no plano de Deus, nós podemos orar para que Deus prepare esse lugar para ser o deserto, para receber a mulher na grande tribulação, mas nós não queremos estar aqui, nós queremos estar lá em cima já.  Se tem alguém que quer ficar aqui, fique à vontade, mas eu quero subir.

Essa é a palavra profética que o Senhor está falando, toda palavra que o Senhor tá falando é para nos preparar. Hoje vamos falar mais um pouco sobre Romanos 8, não estamos aqui na vida da igreja aqui: “Oba, oba! Que reunião bonita, que reunião boa, que confortável aqui, que música boa!” Não, não é isso aí!  Eu estou bem de saúde, estou bem de dinheiro. Essa não é a nossa meta. Nossa meta é que Deus possa completar em nós o que Ele começou. Ele já realizou tudo através da Sua morte, realizou a redenção por nós, realizou a propiciação por nós, obteve a justificação por nós, o perdão dos nossos pecados, a reconciliação. Isso ele realizou através da morte dele, agora, muito mais através da Sua vida Ele agora quer nos salvar, nos salvar de todas as picuinhas do dia a dia, todas as coisinhas que nos impedem de crescer. O objetivo final Dele na Sua salvação é a nossa santificação da alma, o espírito já tá salvo pela justificação, agora é a nossa alma pela santificação que inclui a transformação de glória em glória, dia a dia vai nos transformando até que o DNA Dele se expresse totalmente de nós e nós sejamos totalmente conformados à imagem de Seu Filho e um dia quando ele voltar nós sejamos glorificados.

Como Pedro falou lá em Brasília e eu falei ontem à noite, a glorificação não é uma coisa que vai vir assim, de repente, em um dia…não hoje já estamos dando vislumbres da Sua glória, a glória do Senhor está manifestando, que nem aquela toalha daquela obra prima. Um dia Deus vai tirar aquela toalha e todo mundo vai ver aquela glória, mas tem um ventinho que sopra de vez em quando, daí levanta a toalha um pouquinho e uma “glorinha” aparece lá, é isso mesmo. E a gente está experimentando essa glória cada vez mais. Já falamos ontem: Essa glória, queridos irmãos, é o desvendar do ser de Deus, do seu caráter e da natureza de Deus e mais da presença de Deus. Cada vez mais nós devemos ter mais Deus na nossa vida, da Sua pessoa, mais do Seu caráter e natureza, mais da Sua presença e qualquer pessoa que nos contatar, contatar a igreja, vai sentir a glória de Deus.

O Brasil é um país muito especial. Semana retrasada houve a abertura da sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Quem que falou na abertura? O presidente do Brasil. Desde o ano de 49, o primeiro que fala, sempre foi o presidente brasileiro. Já se perguntaram por quê? Tem 3 razões. Primeiro: 49, 50 e 51- naquele tempo as nações unidas tinha sido recém-formada. E daí: quem vai falar? E ninguém se voluntariou – é que nem aqui: quem vai compartilhar? E ninguém se levanta. Daí o representante do Brasil falou: nós vamos falar. Então, em três anos seguidos, o Brasil se voluntariou e virou tradição, agora sempre o Brasil que abre a assembleia geral das nações unidas.

Segundo, por que que é o Brasil? Por causa de um grande homem, um grande embaixador brasileiro, chamado Osvaldo Aranha. Ele foi o fator principal, que possibilitou Israel se tornar uma nação em 1948, foi por causa da ação dele. Ele presidiu a sessão, e ele articulou as coisas por trás. Por isso Deus abençoou o Brasil bastante. Eu falei para os irmãos: Você quer que o Senhor abençoe você? Abençoe sua empresa? Abençoe o seu país? Então seja a favor de Israel, orem por Israel. É a promessa de Deus para Abraão: “Abençoarei todos os que te abençoarem e amaldiçoarei todos que te amaldiçoarem”.  Nos últimos anos o Brasil começou a ir contra israel. Vota contra Israel, sempre contra Israel. Olha só a situação do país. Inglaterra foi contra Israel, judiou dos Judeus – saiu da liderança do mundo. França também saiu da liderança do mundo, porque foi contra os judeus. Os americanos são os melhores? Não necessariamente, mas por que Deus abençoa os Estados Unidos? Sempre a favor de Israel! Nós amamos Israel, tá na Bíblia. E eu gosto muito quando tem reunião de conselho de pastores. Eu vejo entre os pastores, há um grande amor por Israel. Eu estava lá na Expocristã, foi na quinta-feira, fomos na Expocristã na sessão de abertura lá, na cerimônia de abertura e café com os pastores. Lá estavam os principais pastores do Brasil inteiro. Tivemos uma cerimônia de duas horas e meia lá. E todos oraram por Israel e eu vejo as vezes na reunião de conselho de pastores a bandeira do Brasil, a bandeira do Estado de São Paulo e a bandeira de Israel e orando por Israel. Então, Osvaldo Aranha é o fator número dois que o Brasil fala primeiro.

E o terceiro é que o brasil sempre quis entrar no conselho de segurança das nações unidas, um país com o porte do Brasil deveria estar lá, mas não está. Então como prêmio de consolação eles deixam que o Brasil fale primeiro. Essa é a terceira razão. Isso aqui é um assunto cultural, mas de qualquer maneira, irmãos, o Brasil é um país abençoado. Só que nos últimos anos a crise que entrou aqui irmãos, tudo, tudo, tudo tem sua razão e é uma tendência mundial. E lá na reunião de cerimônia de abertura, um ou dois pastores falaram: O Brasil se esqueceu de Deus. Não é só o Brasil, vários países se esqueceram de Deus, vários países. Donald Trump, pode ser um cara bastante esquisito, diferente, mas uma coisa, eles oram, eles têm estudo bíblico na casa branca, eles oram, pelo menos ainda tem um pouco de temor de Deus.

Eu acho que isso é o suficiente para esse assunto, nós amamos esse País, então no dia 7 votem consciência, vote com responsabilidade e lembrando-se dos princípios que nós passamos. Lembrar que a nossa constituição e nossa lei, que é a palavra de Deus. Não vamos fazer nada que viole o que Deus deixou para nós. Cada um considere. Amém.

Pedro Dong:

A mensagem de hoje de manhã mostra pra nós, dá a nós o caminho da salvação, o caminho prático da salvação, para nós tomarmos a lei do espírito e da vida, e a chave está na nossa mente. Portanto, nós exercemos um papel muito importante na sociedade atual. Por um lado, nós sabemos que a deterioração da moral, dos costumes e o sentimento contra Deus, contra o plano de Deus, contra a Palavra de Deus, isso tudo vai se intensificar até o final dos tempos, na chegada do anticristo, na grande tribulação. Mas por outro lado, a Igreja não pode assistir de braços cruzados, a Igreja não pode tolerar que essas coisas aconteçam sem a nossa luta espiritual.

E a ideologia que se espalha nas escolas, nós vemos agora essa geração de crianças, uma geração tão pura, com o coração puro como um papel em branco, todavia nós sabemos que quem detém o poder, quem está controlando as mídias, eles têm o poder de influenciar tanto para o bem quanto para o mal. E nós sabemos que muitas coisas malignas estão sendo infundidas nessa geração jovem, de crianças, e nós não podemos ficar alheios sem lutar. E a Igreja tem a sua função, tem o seu papel. E uma das coisas que nós estamos pensando também junto com o Ezra, eu e Ezra estamos preocupados com a educação das nossas crianças, educação dos nossos adolescentes e jovens, até pensamos em como futuramente nós também entrarmos na linha de educação. Mas isso nós precisamos de muita orientação do Senhor e recursos para isso. Precisamos salvar a nossa geração futura.

Mas por outro lado temos agora diante de nós, outubro próximo, semana que vem, o primeiro turno das eleições. É o momento de nós orarmos, um momento muito grave, muito sério. O irmão Ezra deu a orientação geral. Em princípio nós não vamos opinar, dar nossa opinião sobre partido A, partido B, candidato A, candidato B, mas nós, uma coisa é certa, não podemos tolerar tudo aquilo que coopera para a deterioração da moral, dos costumes, isso é, contra a Palavra de Deus, contra os ensinamentos saudáveis, nós não podemos fazer parte. Se alguém faz parte, nós não podemos fazer parte. Nós temos que lutar contra isso, não importa qual é o seu candidato, mas o programa do partido não pode ir contra a Palavra de Deus. Então nós, saiba cada um votar. Não vamos dar opinião de candidatos, mas nossa preocupação, irmãos, é termos paz para pregar o evangelho daqui para frente. Por quê? Porque o nosso papel como Igreja está cada vez mais importante.

O Ezra participou da inauguração da Expo Cristã. Já no segundo ano que nós participamos, esse ano com a nova administração, com nova reformulação. E com essa nova administração, irmãos, nós estamos mais em paz. A antiga administração, a gente sentia, havia um certo jogo político, essas coisas. Mas nós estamos em casa com a Expo Cristã sob nova administração e eu fui ontem lá. Irmãos, eu senti que o Senhor vai nos usar. Ano que vem estou pensando em ampliar nosso espaço e colocar todas as nossas bandeiras, nossas ferramentas lá. Vai desde Editora, Estância, colocar ali o Instituto Vida para Todos, BooKafé, o CEAPE. Nós vamos colocar todas as nossas bandeiras ali e o 288 vai ter um papel fundamental também na feira. Irmãos, nós temos hoje, com todas essas ferramentas, nós não perdemos nada nem em qualidade, vamos dizer assim, humana, técnica para ninguém. Hoje nós temos uma qualidade excepcional para poder fazer essas apresentações e hoje nós temos pessoas treinadas para podermos contatar o público. Vocês sabem que alguns pastores torceram pela nossa volta à Expo Cristã, quando viram a nossa volta ficaram tão alegres, chamaram outros pastores para ver e nós sabemos pelo contato, alguns pastores, não poucos, estão usando nossos livros para dar a linha de ensinamento deles. Irmãos, essas coisas estão ocorrendo, e ontem tive um sentimento de que o Senhor quer nos usar para ampliar as nossas fronteiras. Nós vamos ampliar as nossas fronteiras.

Portanto, irmãos, nós precisamos de tranquilidade política nesse país, precisamos de tranquilidade social e recursos com a melhoria no setor econômico para nós podermos avançar nesse país, e esse país é que supre o evangelho para outros continentes. Portanto é muito importante nós orarmos para o Senhor mudar toda a situação, nos dar um país tranquilo, próspero, para levar o evangelho adiante. Então vou fazer uma oração rápida e eu creio que todos vocês concordam com essa oração.

“Senhor Jesus, o Senhor nos entregou como a Igreja a autoridade de dizer sim ou não, de amarrar ou desamarrar. Senhor, tudo aquilo que nós amarrarmos na terra o Senhor amarrará no céu. Tudo aquilo que nós desatarmos na terra, o Senhor desatará no céu. Por isso nós oramos ao Senhor, nessas próximas eleições, nós não vemos como os homens veem. Nós queremos ver como o Senhor vê. Senhor, nós queremos ser um Contigo. Dá-nos sabedoria, Senhor, em como cada um votar, mas tudo está nas Tuas mãos. Senhor, o Senhor governa sobre os reis desse mundo, o Senhor é o Rei dos reis. Por isso entregamos, Senhor, toda a situação do país e as eleições nas Tuas mãos. O Senhor possa conduzir tudo, Senhor, para o bom andamento, para a propagação do evangelho. Senhor Jesus, não permita que Satanás nem os seus anjos caídos, os seus principados e potestades influenciem para o mal. Senhor, esse país está na Tua mão. Senhor Jesus, governa esse país, domina esse país. Não permitimos as forças do mal, os dominadores do mundo maligno. Senhor Jesus, guarda esse país para Ti. Cubra com o Teu sangue precioso. Volta, Senhor, a dominar, a ser falado, Senhor, na sociedade. Deus seja louvado, Deus seja engrandecido nesse país. Em Teu nome oramos, Senhor. Amém.”

 

2 comentários em “ELEIÇÕES 2018 – Uma Palavra de Orientação – Ezra Ma e Pedro Dong”

  1. Amados irmãos, realmente amei essa orientação muito madura
    E com muito discernimento
    Mas quero deixar uma alerta: Tem muito crente envolvidos até o pescoço tomando partido inclusive discutindo com irmao tentando influenciar em votar candidato a ou b, ao invés de propagar o evangelho.
    Gostou bom é só Jesus
    Deus abençoe
    Orlando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *