Salvos pela Sua Vida – Guiados pelo Espírito de Deus (2) – Ezra Ma

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 30/09/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 22 –  Guiados pelo Espírito de Deus (2)
Leitura Bíblica: Rm 8:14

 O encargo é bastante forte para a continuação da mensagem de ontem. Eu tinha um plano para o que falar nestas mensagens, mas de ontem para hoje o Senhor mudou o meu plano. Antes de entrar na parte da mensagem, quero falar sobre o nosso amado Brasil. Essa é nossa pátria. Eu não nasci aqui, mas cresci e amo este país. O português é minha língua materna e eu a amo. Temos eleições no dia 7 de outubro e todos devemos cumprir nosso dever de cidadania e votar com consciência e responsabilidade sabendo que o destino do nosso país está sendo definido. Não podemos ignorar que a vontade de Deus está aqui. No tempo de Paulo não havia eleições como temos hoje. Eles viviam no tempo do império romano. Aquele sistema de governo foi copiado pelos povos modernos, mas os imperadores naquela época não eram escolhidos. Na Bíblia não existe orientações quanto a eleições, pois não havia esse conceito.

Na igreja não damos nenhuma orientação como alguns líderes cristãos fazem, demonstrando abertamente sua preferência por um ou outro candidato. Em todos esses anos temos ficado em silencio em relação a este assunto. Não demonstraremos nossa preferencia partidária ou por algum partido. Isso gera inimizades na igreja. recentemente falei que alguns pastores, com a melhor das intenções vão para Brasília se envolver com política e acabam caindo. Deus deu a igreja uma única missão que é pregar o evangelho. Em Mt 28:18-20 temos essa missão para a igreja. através da igreja, influenciar.

Vamos dar apenas uma orientação. Preste atenção à ideologia e aos planos de seu candidato. Algo eu posso dizer. Pouquíssimos candidatos pensam no país.  A maioria pensa em seu partido. Precisamos de um Brasil que tenha paz para podermos pregar o evangelho, pois queremos ser arrebatados. Desejamos ser glorificados logo. Ontem falei para os irmãos um pouco sobre a palavra que o irmão Pedro tem falado sobre a glória. Com relação às eleições, precisamos considerar as ideologias. Não existe candidato perfeito, mas temos de pensar o que é melhor para este País. Mas se há algum candidato que tem ideologias contra a Bíblia, vocês devem prestar atenção. Não vou mencionar nomes nem partidos. Não vou influenciar ninguém. apenas digo que ninguém deve incentivar ideologias contrarias à palavra de Deus e que cerceiem a evangelização.  Qualquer coisa que viole a palavra de Deus, que vá contra a Bíblia, deve ser notada e não devemos apoiar. Não vamos orar por nenhum candidato ou partido, mas pelo nosso Brasil, para que este País seja abençoado. Deus irá usar este país em muitas coisas, principalmente na igreja. Deus cuidará deste lugar, que é o deserto para a igreja. Somos pequenos, mas temos o Espírito. podemos orar, porque estamos na economia de Deus. podemos orar para que Deus prepare este lugar para receber a mulher na grande tribulação. Toda palavra que o Senhor está nos falando é para nos preparar.

O Brasil é realmente muito importante. Semana retrasada houve a Assembleia Geral da ONU e sempre o presidente que abre essa reunião é o presidente brasileiro. Primeiro porque nas primeiras três reuniões da ONU ninguém queria abrir a seção, e nelas o presidente brasileiro se voluntariou para falar. Em 1948 um brasileiro foi fundamental para que Israel fosse considerado um Estado novamente. Seu nome é Osvaldo Aranha. Se queremos se abençoados, devemos orar por Israel. O Brasil é um país abençoado. Há uma tendência mundial hoje e o Brasil também deixou Deus de lado. Essa é a razão de tantas dificuldades hoje. Precisamos da palavra de Deus nos conduzindo e não podemos violar nada da Palavra de Deus.

Rm 8:2 Este capítulo é revolucionário. Se o compreendermos e praticarmos, nossa vida será revolucionada. Há grande número de evangélicos nas casas de recuperação e em hospitais psiquiátricos por causa do conflito que há em seu interior. Exteriormente, eles têm muitas regras, as chamadas doutrinas, dos grupos cristãos que devem ser seguidos. Lembro-me de ter pregado o evangelho a um irmão que hoje reúne em Sumaré. Naquela época, ele me questionou porque seu vizinho que era cristão tinha proibição de ver televisão e ele ia constantemente na casa dele para assistir. Os cristãos têm este conflito, porque interiormente sabem que não estão cumprindo as regras estabelecidas. Isso é religião, cumprir regras para homens. Isso gera conflitos interiores.

Romanos 8 é uma verdadeira libertação. Não significa sermos passivos pedindo que o Espírito nos liberte. Este capítulo mostra que Deus já fez tudo que devia ser feito e que agora nós precisamos usar. Ou usamos, ou morremos. Temos de deixar de esperar milagres pentecostais. É pela palavra e pelo Espírito que Deus irá operar. O ministério do espírito, o ministério da vida e da palavra é o encargo de Paulo. são as palavras do Senhor que são espírito e vida.

Rm 8:1 Agora temos a opção de estar em Cristo Jesus ou não. Fomos transferidos de Adão para Cristo e hoje temos a opção de permanecer nele ou não. Somos nós que escolhemos. Não jogue toda responsabilidade para Deus. Deus disse a Paulo muitas vezes: levanta-te, firma-te sobre teus pés.

Rm 8:2 A lei do Espírito da vida já nos livrou. Precisamos tomar posse deste fato.  basta-nos entrar no avião que ele irá decolar por causa do princípio de Bernoulli que age sobre suas asas quando atinge certa velocidade. Não é preciso ajudar o avião a levantar voo. Não precisamos nos esforçar. Basta estar no avião e ser levados para o alto.  A lei do Espírito da vida já nos livrou da lei do pecado e da morte.

Rm 8:3 A lei não conseguiu fazer nada a nosso favor. Deus tomou uma ação enviando o Seu Filho. Este foi o segundo homem. O primeiro foi Adão. Ele teve uma humanidade provada e tentada em todas as coisas, mas não pecou. Deus cumpriu a redenção em Cristo. Ele condenou o pecado na carne de Jesus, quando este foi crucificado.

Rm 8:4 Deus tinha um objetivo ao fazer isso. A determinação da lei precisava ser cumprida, pois Jesus disse que não veio para revoga-la e, inclusive, elevou o seu padrão. O seu preceito será cumprido em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito. novamente vemos que temos opção de viver segundo a carne ou segundo o Espírito. hoje temos essa opção. Se eu ando segundo a carne, por mais desejo que eu tenha de cumprir a lei de Deus, será fracasso após fracasso. Mas se estamos em Cristo, basta-nos deixar o avião decolar. Temos de ser ousados e declarar que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Em Romanos 7 mostra que nosso velho homem já morreu e não somos obrigados a cumprir a lei de Deus. hoje temos opção. Isso é o que Romanos 8 mostra. Quando tomamos a opção correta, a lei do Espírito da vida entra em ação. 100% das vezes que ela for acionada, funcionará.

Rm 8:5-6 A palavra “inclinam’, no grego, significa “os que são de acordo com”. Se somos de acordo com a carne, nossa mente será morte. Contudo, se somos de acordo com o Espírito, nossa mente terá muitas coisas de Deus. a palavra mente no grego, é phronema, que literalmente é “o que há na cabeça”. Assim também nos versículos 7 e 27.  O que queremos pensar. Esta mente não é estática, mas é o que está passando em nossa mente. Temos opção quanto a isso. a melhor tradução é “a mente colocada no espírito é morte, mas a mente colocada no espírito é vida e paz”. Essa mente no espírito é sucesso sempre.

Rm 8:8-9 Não estamos na carne, mas no espírito.  Esta palavra espírito se refere ao nosso espírito humano. Há vários versículos em que está claro o que é Espírito de Deus e o que é o nosso espírito, por exemplo Jo 4:24, Jo 3:6. Contudo, toda vez que tivermos dúvida, podemos colocar em letra minúscula, com uma ressalva, de que é o Espírito de Deus mesclado ao nosso espírito humano. Neste versículo de Rm 8:9 novamente temos uma opção.

Rm 8:10 Todo o capítulo 8 é uma questão de decisão. O protagonista neste capítulo é a nossa mente.  Ela está entre a carne e o espírito, podendo pender para um lado ou outro. Estamos no meio e decidimos. O arrependimento é algo necessário.  Precisamos mudar nossa mente para tomar o caminho de Deus. Os líderes precisam se arrepender. O mundo mudou de mais. O contexto da sociedade hoje é totalmente diferente do tínhamos nos anos 70. Hoje precisamos dos sete espíritos que está em Apocalipse. Estamos em densas trevas e precisamos nos levantar como a igreja.

Rm 8:11 Aqui não é uma questão de cura, mas de a vida de Deus sair de nosso espírito e saturar nossa mente, que é nossa alma e nosso corpo. Uma irmã de 90 anos de idade que estava na reunião é competidora de natação ainda hoje. Ele me disse que foi ajudada com a palavra de ontem porque viu que tem saúde ainda hoje para pregar o evangelho.

Rm 8:10 Nosso corpo está morto por causa do pecado, mas Cristo está em nosso espírito nos dando vida. Apesar de Deus ter condenado na carne o pecado e Jesus ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em nossa experiencia, o pecado ainda não foi extirpado de nossa carne. Temos de reconhecer que nosso corpo ainda é um corpo de pecado.

Rm 6:6; 7:24 Quando falamos de coisas pecaminosas, o corpo é cheio de energia para agir, mas quando falamos das coisas de Deus, nosso corpo é o corpo desta morte. Mas graças ao Senhor o espírito é de vida. nosso Espírito é vida por causa da justiça.

Rm 8:11 Este versículo fecha um ciclo. No vs. 10, nosso espírito é vida, no v. 6, nossa mente, a alam, é vida e neste vs. 11, nosso corpo é vida. Deus quer dar vida a todo o nosso ser tripartido. Esta vida vem desde o nosso espírito para nossa alma e, por fim, o nosso corpo. Se permitirmos ser saturados pelo Espírito, seremos tomados pela vida.

A nossa força não é apenas força física. Há uma fonte interior que continuamente alimenta nosso corpo.

Rm 8:12 Antes estávamos debaixo da lei e não tínhamos o Espírito, mas hoje o velho marido morreu e não estamos mais casados como velho homem, mas com Cristo. hoje em nosso espírito há uma lei muito mais forte, que é a lei do Espírito da vida. hoje não estamos obrigados a viver segundo a carne. Se vivermos na carne, estamos prestes a morrer espiritualmente. É a sensação péssima de condenação.  Mas se pelo espírito (esta palavra deve estar com letra minúscula, pois é o nosso espírito mesclado ao Espírito de Deus). Precisamos exercitar o nosso espírito.  precisamos invocar o nome do Senhor quanto tempo for necessário, até que a lei do Espírito da vida seja ativada. Precisamos ter paciência. Se nossa carga está muito pesada, precisamos percorrer maior distancia até decolar, mas precisamos ir até o fim.

Rm 8:13 Mortificar é fazer morrer.  Nossa carne tem hábitos ruins. Digamos que um irmão entrou na igreja há pouco tempo e ainda tem o hábito de fumar. Ele pode ter tomado a decisão de não fumar mais por muitas vezes. Ele não deseja mais fazer isso, mas sempre acaba sendo vencido. O segredo é não tentar mais por si mesmo, mas deixar a lei do Espírito da vida agir em nós e veremos ela nos libertar sem nenhum esforço. Isso é o que significa, pelo Espírito fazer morrer a vontade de fumar. É pelo Espírito e não por nós mesmos. Interiormente, deixamos o Espírito agir e nos libertar.

Rm 8:14 Este é o título de nossa mensagem. Este versículo é muito forte. em grego há três palavras para filho. O filho imaturo, bebê, recém-nascido, é teknon (Jo 1:12; Rm 8:16), mas neste versículo a palavra é huios, que significa um filho maduro. É alguém que já passou pela fase da justificação e hoje está bastante avançado na fase da santificação em sua alma. Ser um filho maduro é ser herdeiro (v. 17).

O que denota a maturidade de um filho maduro de Deus é se somos guiados pelo Espírito de Deus. a forma verbal neste versículo é muito importante. Ele está na voz passiva. A voz ativa seria O Espírito guia, mas ele está na voz passiva: vocês são guiados pelo Espírito de Deus. ser guiado significa tomar uma decisão de se deixar guiar. Não é passivamente dizer que Deus deve guiar, mas há uma ação de se deixar ser guiado.

Em João 21 o Senhor Jesus falou a Pedro que quando ele fosse mais velho, ele seria levado para onde ele não queria ir. Isso indicava que Pedro ainda precisava crescer mais. Os vencedores de Apocalipse 14:4 são os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. Isso é ser guiado. Não importa para onde o Senhor vai, O deixamos nos guiar. Se isso acontecer, a igreja terá muitos e muitos milagres acontecendo. Deus tem um plano para o seu povo. A igreja deve cumprir a agenda de Deus e não a nossa. Muitas vezes, podemos até planejar um pouco, mas a palavra profética não é o que nós queremos falar, e sim o que Deus quer falar. É uma grande responsabilidade cuidar das igrejas. Precisamos que vocês orem por nós. queremos ser guiados pelo Espírito de Deus.

Rm 8:16 Quem toma a iniciativa de testificar neste versículo? Este versículo fala que o Espírito testifica com o nosso espírito.  É como dizer que Paulo vai com Pedro. Paulo segue a Pedro. Então, neste versículo, o nosso espírito precisa testificar primeiro e, então, o Espírito testifica conosco.  novamente nós temos de tomar a iniciativa.

Rm 8:15 Quando clamamos Aba, Pai, o Espírito de Deus confirma que somos filhos de Deus. A palavra “filho” neste versículo 16 também é teknon. O livro de Romanos é maravilhoso.  Sua linha central é que de pecadores, somos filhos de Deus, mas estes filhos são imaturos, e Deus nos coloca na igreja. Através da conformação em Sua morte, vamos amadurecendo e nos tornamos filhos maduros (huios). Mas Deus não quer apenas filhos maduros, ele quer filhos herdeiros.

O irmão Pedro falou algo que me ajudou em Brasília. Quando a obra de Deus for completada em nosso interior, Deus colocará uma fachada. A glorificação é apenas a fachada, a parte final. Se não amadurecermos interiormente, apesar de nosso corpo ser glorificado quando o Senhor voltar, ele precisará de mais mil anos para completar a obra.

Queremos ser herdeiros. Por isso, precisamos aproveitar o nosso tempo na vida da igreja. sejamos ativos. Vamos pregar o evangelho, servir os irmãos, cuidar das pessoas. Cuide de uma igreja, se envolva com os irmãos e com os serviços. O Senhor voltará logo e devemos estar prontos. Estamos neste caminho juntos rumo à glória. já temos nosso espírito salvo na fase da justificação, mas hoje estamos na fase da santificação, em que estamos recebendo os elementos divinos em nosso interior pela renovação, transformação e conformação. Por fim, receberemos a glorificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *