Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (7)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 07
. AUTOR: APÓSTOLO PAULO (1)
LB: 1 Tm 1:1-2

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 14/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

A nossa intenção não é estudar tradicionalmente essas duas cartas a Timóteo. Deus tem um plano a executar nesse final dos tempos. Ele precisa de pessoas alinhadas com a Sua vontade. Deus está pronto para executar seu plano, todavia, Ele não o fará se na terra não houver a igreja alinhada totalmente com Sua vontade. Gostaria que todos nós nos esquecêssemos do sistema religioso e voltemos para a vontade Deus e em como Ele quer executá-la. Vamos voltar à simplicidade e pureza dos primeiros tempos.

Ao povo de Israel, Deus deu a lei para que o povo desse testemunho na terra a todas as nações sobre quem Deus era. Isso foi de grande pureza, porém, com o tempo, tornou-se a religião judaica com muitas tradições e perdeu a pureza. Da mesma forma, a igreja foi gerada com aquela pureza da pregação do evangelho iniciada pelos 12 apóstolos e com continuidade pelo apóstolo Paulo. Entretanto, ao final do primeiro século já entrou a degradação, em disputas religiosas. Ao longo desses muitos anos da igreja, vemos um sistema religioso formado no meio cristão.

Mas nós queremos levar os irmãos na pureza do evangelho e na vontade de Deus ao desfrutarmos essas duas epístolas. Meu encargo é fazer a contextualização dessas duas cartas e os irmãos Ezra, André e Miguel entrarão aprofundarão elas. Queremos entrar no coração de Deus e ser canais adequados para Deus aqui na terra.

Vimos duas mensagens sobre Timóteo, um jovem precioso, moldado pelo apóstolo Paulo e alinhado a ele. Esse jovem substituiu a falta que fez a separação de Barnabé e Paulo. Timóteo, embora muito jovem, já foi lançado nas dificuldades da obra. Foi um jovem muito usado por Deus e cooperou com Paulo numa cumplicidade incrível. Hoje, no final dos tempos, vários cooperadores jovens estão sendo preparados, são parceiros fiéis com a cumplicidade necessária para levar a cabo a obra de Deus. Aqui não tem disputa ou primazia, estamos todos debaixo da orientação do Espírito.

At 28:16-20
A primeira carta de Tm deve ter sido escrita por volta do ano 65 d.C, após o seu primeiro aprisionamento. Paulo, por acusações dos judeus, foi quase morto em Jerusalém, mas o comandante conduziu-o à prisão e os judeus armaram um complô para matar Paulo e ele apelou para Cesar. Foi para Roma e lá foi aprisionado pela primeira vez. Ele alugou uma casa e, embora acorrentado a um soldado romano, tinha liberdade de receber nela os irmãos. Paulo era um evangelista, dando oportunidade ou não, ele não parou de pregar. Esse primeiro aprisionamento entre ano 62 até ano 64. No ano 64 foi solto temporariamente porque não havia mais a pressão dos acusadores judeus em Roma e, então, ele visitou as igrejas.

Nesse primeiro aprisionamento, ele escreveu Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemon, sendo que estas três últimas ele escreveu juntamente com Timóteo. Então, Timóteo ficou todo esse tempo com Paulo em Roma estando à disposição para ser envaido onde Paulo não pode ir em razão da prisão.

Fp 1:25; 2:24; Fm 22; Tt 1:5; 3:12; 2 Tm 4:13, 20
Paulo havia pressentido que sairia da prisão e encontraria os filipenses. Ele tinha essa expectativa de sair da prisão. Paulo foi libertado do primeiro aprisionamento e visitou Éfeso e de lá foi para macedônia, mas antes de ir para macedônia, Paulo deixou Timóteo em Éfeso. De macedônia Paulo escreveu 1 Tm. Depois de escrever 1 Tm, de passar pela Macedônia, Paulo visitou Creta. De Creta Paulo foi para Nicópolis. Depois foi para Trôade e, finalmente, foi para Mileto.

2 Tm 2:9; 4:10-12
Subitamente, Paulo foi preso por ordem do imperador Nero como um prisioneiro comum. No primeiro aprisionamento, toda a guarda o tratava bem e Paulo teve o privilégio de ficar numa prisão domiciliar. Já no segundo aprisionamento, Paulo foi preso como um malfeitor, sem nenhum privilégio, tido como um preso comum. Mesmo assim, Paulo ainda procurava pregar o evangelho – a palavra de Deus não está algemada. Amados irmãos, não queremos passar doutrinas, queremos que os irmãos se ambientalizem na pureza, nesse amor pelo evangelho e pela vontade do Senhor. Só Lucas ficou com Paulo no segundo aprisionamento. 2 Tm foi escrito quando Paulo foi preso novamente por volta do ano 67 d.C, já próximo do seu martírio.

Rm 8:9-11; Dt 8:7; 1 Tm 6:16; 3:15-16
Após a ressurreição e ascensão de Cristo, o Espírito foi enviado para fazer a obra de Deus. Temos que ter essa percepção. O Espírito de Deus habita em nós. Esse é um fato. Nós temos o Espírito de Deus e o Espírito de Cristo e não só isso, mas o próprio Cristo habitando em nós. Cristo, depois de ter feito todo o trabalho como o Homem Jesus, Deus o ressuscitou como o Filho Primogênito de Deus e Deus o alçou a Sua direita acima de todo nome e potestade e Deus disse para Cristo assentar-se a direita até que ponha os inimigos por estrado dos pés (Sl 110:1 KJA). Afinal, Cristo está aguardando lá nos céus ou está dentro de nós? Nossa mente humana não consegue compreender Deus. Então, Deus nos dá uma ilustração em Deuteronômio 8.

Quando compramos uma terra boa, ela é assim considerada porque possui montanhas, vales e fontes de água (minas). A boa terra de Dt 8 é Cristo, também tipifica a terra de Canãa e o reino. Sem água, a terra nada produz. Deus é o suprimento de água para que essa terra se torne boa. A riqueza da água vem do manancial profundo. No subsolo existe um armazenamento de água enorme. Todavia, o homem não tem acesso a esse manancial profundo, que é Deus. Em 1 Tm 6 Paulo fala que Deus habita em luz inacessível, a quem o homem jamais viu. Deus habita a eternidade. Mas Deus precisava alcançar o homem com a sua riqueza. Esse manancial profundo veio até nós. Jesus é esse canal de água que faz a ligação do manancial profundo com a superfície da água. Ele se tornou a fonte da água. Jesus trouxe Deus até o homem. O Verbo se fez carne.

O Espírito é o ribeiro. Nós não nascemos na época de Jesus e Ele elevado ao céu e Deus mandou outro Consolador, o Espírito da realidade. O Espírito veio com a missão de encher a igreja com toda a realidade divina. Deus é a única verdade neste universo, o resto é mentira. O Espírito da verdade quer encher a igreja não de conhecimento bíblico, mas da realidade de Deus. E a igreja, então, se tornará essa coluna e base para sustentar a realidade. Não quero me encher só de doutrinas, quero me encher de realidade. O grande mistério da piedade: Deus manifestado na carne.

Jesus, hoje, está aguardando a igreja (eu e você) para terminar o processo da execução da vontade de Deus. Deus depende de nós. Portanto, é perda de tempo ficar discutindo doutrinas, vamos para a prática, sem poluição religiosa. O Espírito foi enviado para operar na igreja.

O mistério da Trindade. Deus é um só, não há três deuses. Mar por que a Trindade? Isso é para que Deus pudesse operar fazendo essa riqueza de água chegasse ao homem e o alimentasse ao longo dos séculos. O Pai é o manancial profundo, o Filho trouxe esse manancial até o homem como a fonte, mas o Espírito deu continuidade como o ribeiro para alimentar todos os seres humanos depois disso. Chamamos isso de ⇒ ASPECTO ECONÔMICO. A economia na Bíblia é o plano de Deus para sua casa. O Deus Triúno é para Deus poder operar, para fazer chegar sua riqueza até o homem.

O que é o mesmo nesses três? A água. A mesma água que está no manancial profundo está na fonte e no ribeiro. Então, Deus na essência é um só. Se você bebe a agua do ribeiro, você estará bebendo da fonte e do manancial. Quando você desfruta das riquezas de Deus, você estará desfrutando das riquezas do Deus Triúno. Quanto à operação, temos o Pai que manda, encabeça, temos o Filho que executou e, agora, é a era do Espírito operar. Não conseguimos entender totalmente, mas um dia entenderemos.

Jo 14:2, 16-18
Jesus estava na véspera da sua crucificação e Ele abriu seu coração aos discípulos mais íntimos. Jesus disse que iria até o Pai, mas voltaria e esse voltar seria em forma do Espírito. Cristo morreria como o Filho e seria recebido pelo Pai, voltaria como o Espírito para que fossemos recebidos para dentro Dele. Quem recebeu o Espírito, o Cristo para dentro de si? Hoje estamos em Deus. Cristo não queria deixar a igreja órfão, então, Ele iria rogar ao Pai para enviar outro Consolador. Os dois livros de Tm estão cheios do trabalhar de Deus com a realidade. Cristo estava falando aos discípulos que Ele era o Espírito que viria. Ele habitava entre os discípulos, mas viria para habitar dentro deles. Invoque o Senhor Jesus e diga que Ele é o Seu Senhor a partir de agora e confesse seus pecados. Creia que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Assim, o Espírito pode habitar também dentro de você. Esse Espírito também é Cristo e é Deus.

Jo 20:21-22; Mt 28:18-20; Mc 16:14-15, 19-20
A igreja não tem condições de operar Sl 110:1, mas graças a Deus, a igreja tem o Espírito. Em grego, o sopro é a mesma palavra para Espírito. Jesus já havia sido ressuscitado e transformado em Espírito e aqueles discípulos receberam dentro deles o Espírito, em seu è ASPECTO ESSENCIAL (vida). Recebemos a missão de Mt 28, que é a missão mais importante da igreja: ir e fazer discípulos de Jesus, batizando-os e ensinando-os. Queremos levar as pessoas não apenas a serem salvas, mas para a casa de Deus a fim de ensiná-las a Palavra. Jesus está conosco. Essencialmente, Deus é um só. A oração não é pedir o que eu quero, mas nos alinhar com a vontade de Deus. Assim, Deus faz a sua obra.

Esse ano de 2021 vamos praticar esse encargo, a missão da igreja de pregar o evangelho completo. A igreja não fica parada (Mc 16:20). Quando Deus nos dá a palavra profética, não podemos ficar parados, temos que partir e pregar em toda a parte. Isso já está acontecendo entre nós, graças a Deus. Somos o pequenino rebanho, mas o Senhor nos tem abençoado. Os colportores dinâmicos estão nas ruas todos os dias. Num cálculo bem conservador, por ano 22 milhões de brasileiros estão recebendo oração dos colportores, estão sendo conectados a Deus.

Temos o Avança, Jovem! que está alcançando muitos jovens. O Senhor nos deu três carretas do Expolivro para circular no brasil. Nos países de língua espanhola da América do Sul, os irmãos também fizeram o Expolivro para circular. Temos o Bookafé, os GFCM, a vida da igreja com uma rede de cuidado. Então, a igreja precisa estar acordada para receber essas pessoas. Cooperando com eles o Senhor – o Senhor está a destra do Pai ou está aqui? Essencialmente, Deus é um só. Esse mesmo Senhor que está à destra do Pai está aqui conosco cooperando. São sinais demais entre nós confirmando a palavra. Vamos valorizar.

At 1:4-5; 2:1-3; 1 Co 12:12-13; At 10:44-47; Gl 3:27; At 2:32-33
Deus prometeu mandar e cumpriu a promessa e batizou a Sua igreja com o Espírito. Deus abraçou a igreja para dentro do Espírito – isso é batizar. Cristo reproduziu em nós, Sua igreja, um corpo. Se o Espírito não tivesse nos recebido para dentro, nos abraçado, não seriamos formados um só corpo. Somos membros do mesmo corpo porque Ele nos batizou em um só Espírito e bebemos do mesmo Espírito. Estamos sendo saturados por dentro e por fora por esse Espírito. Em At 10 foi inaugurada a entrada dos não judeus que creram no Senhor Jesus. Pedro abriu a porta para os judeus crentes e para os gentios crentes. Hoje, somos todos membros do mesmo corpo, abraçados pelo mesmo Espírito. Fomos revestidos de Cristo.

Jesus fez Sua parte no plano de Deus e está agora aguardando (At 2:32-33). Daí, o Espírito foi derramado no dia do Pentecostes e está atuando em nós até hoje. Quando você sai na rua e o Espírito o leva a orar pela pessoa contatada, esta pessoa diz: hoje, acordei com pressentimento de que Deus iria falar comigo e Deus enviou você. O Espírito opera tudo em todos.

At 13:1-2
O Espírito é capaz de fazer a obra do Pai porque Ele recebeu essa responsabilidade do Pai. Quando chegou à época de Paulo, quem enviou Paulo e Barnabé? “disse o Espírito Santo”. Agora, é a hora e a vez do Espírito e a igreja precisa ser um com Ele e cooperar com Ele. Queira você ou não, o Espírito vai executar a vontade do Pai porque Ele é responsável por isso. Deus está trabalhando por meio do Espírito. Estamos na era do Espírito sete vezes intensificado, bem perto da volta do Senhor. No final dos tempos, quando a maldade se multiplica e a igreja precisa cumprir o que Deus planejou, Deus manda os sete Espíritos para cooperar com ela.

A colportagem, antigamente, ia atrás dos pastores, fazia duas ou três visitas para receber e não conseguia. Ficava com peso na consciência pela dívida. Hoje, os colportores estão distribuindo 100 livros por dia. Atuação dos sete Espíritos. E a pandemia aconteceu de tal maneira que essa palavra transmitida, por meio do IVPT, está alcançando muitas pessoas que em outro tempo não teríamos alcançado. O Espírito está andando com a intensificação sete vezes mais rápida. Os que não estão fazendo trabalho na rua por causa da pandemia, não podem ficar passivos. Não podemos virar uma igreja de sofá. Mesmo não podendo sair fisicamente, vamos fazer sair a Palavra de Deus por meio da internet.

Gn 24:1, 5, 15-16, 60
Deus Pai, prefigurado por Abraão, procura uma esposa para seu filho Isaque, que prefigura Cristo. E envia o seu servo mais antigo da casa, que é o Espírito para buscar uma noiva, que é a igreja. Esse servo administrava todo os bens de Abraão. O Espírito, hoje, administra todos os bens do Pai. Por isso, Ele quer terminar essa obra. Não há mais tempo para preguiça, a igreja precisa se levantar junto com o esse servo mais antigo e buscar a noiva para casar-se com Cristo.

v. 5. Talvez, a igreja não entenda que fui encarregado para buscar a noiva. Nós conseguimos ver que o Espírito é o próprio Filho enviado a nós. Abraão disse: cautela. O Filho já fez todo o trabalho e está assentado à direita do Pai. Não é necessário voltar mais.

vs. 15-16. A igreja é linda demais para Cristo. Paulo queria desposar os coríntios como virgem pura a um só esposo Cristo. Somos virgens ou seu coração está dividido (posição, riquezas, casamento etc.)? Embora, coisas importantes, mas Cristo deve ser nosso único objetivo.

v. 60. Cristo está santificando a igreja, preparando-a para a apresentar uma noiva sem mácula, sem defeito. Nosso trabalho não é só nos casar com Cristo lá no céu, depois do casamento temos a tarefa de terminar com a rebeldia que há na terra. Essa noiva que vai se casar vai precisar lutar contra os inimigos na última guerra de Armagedom. Então, essa Rebeca tem que ter essa habilidade: a tua descendência possua a porta dos seus inimigos. A igreja está aqui para derrotar o inimigo. Quem quer se apresentar voluntariamente no dia da convocação? Muitos jovens se consagrando ao Senhor como o milagre da aurora porque todos nós estamos nos preparando para possuir a porta dos inimigos.

Estamos no meio de um processo para Deus fazer sua vontade e o estudo desses dois livros de Timóteo não é para aumentar o conhecimento, mas para prepara você para cumprir a vontade de Deus. Paulo, foi um dos homens mais usados por Deus em toda a história da igreja.

1 Tm 1:12-16
O plano de Deus sempre foi um mistério para o homem. Mas Deus deu essa revelação ao apóstolo Paulo. Deus deu uma porção muito grande para esse homem. O conteúdo principal do plano de Deus foi revelado por Paulo. A parte principal de toda a economia de Deus foi revelado por meio de Paulo. Esse homem tem sua vida e obra descritas em detalhes na Bíblia, nos deixando um modelo. Paulo nunca blasfemou contra Deus, mas contra Jesus, pois sempre duvidou da divindade de Jesus. Ele foi insolente – desrespeitoso com tudo o que Deus estava fazendo aqui na terra. Essa visão mantinha Paulo humilde, ele sempre se achava devedor. O apóstolo de Pedro foi muito registrado nos primeiros capítulos de Atos e depois somente nas suas epístolas. Com o apóstolo João também foi assim. Mas quem teve a vida e obra detalhadas na terra, foi somente a de Paulo: Origem, nascimento e criação, conversão. A vida do apóstolo Paulo nos serve de modelo.

Que nesse final dos tempos, Deus nos faça modelos como Paulo sem ambição, sem disputa, sem fã-clube. Essa pureza, dedicação, entrega, martírio, libação – tomar essa vida como um modelo. Se não tivermos esse modelo entre nós, não seremos capazes de cumprir a vontade de Deus. Os níveis de maturidade, justiça, santificação e glória precisam aumentar em nós. Eu tomo a vida e obra de Paulo como meu modelo para servir o Senhor.

Rm 11:1-4; Fp 3:5-7; At 22:3, 28; 21:39
Vamos procurar esses sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal. Paulo era um judeu genuíno, circuncidado ao oitavo dia. O povo árabe também circuncida, mas em outro tempo. Paulo era da raça pura. Alguns tem a mãe hebreia e pai grego, como Timóteo. Mas Paulo era hebreu de hebreus. Quanto à lei, ele era irrepreensível. Esse era o currículo de Paulo.

Tarso era uma cidade grega dominada pelo império romano, o que torna Paulo cidadão romano. Ele era romano de nascimento (At 22:28). Tarso era capital da Cilícia. Paulo nasceu na cidade importante. Era famosa por seu intenso comercio e berço de cultura. Os tutores dos imperadores Augustos e Tibério eram de Tarso. Paulo foi educado em Jerusalém pelo mais reconhecido mestre do judaísmo Gamaliel, o mais eminente tutor da lei, uma pessoa moderada em suas opiniões. Em Tarso, Paulo aprendeu a fazer tendas. Vamos na entrar na história de Paulo, mas praticando a nossa história.

David Ben Gurion, em seu livro O Despertar de um Estado (cap. 1, pág 21), fala do apóstolo Paulo reconhecendo a tremenda repercussão de seu trabalho. David disse que Paulo, provavelmente, foi o maior assimilacionista da história judaica (alguém que promoveu integração de raças e culturas diferentes para evitar conflitos na convivência) e transformou os ensinamentos e a vida de um modesto judeu de Nazaré (Jesus) que viveu e morreu como um judeu. David disse que Paulo converteu esse judeu (Jesus) num símbolo divino, fundando a religião crista e conquistando toda a Europa rapidamente. David não era cristão, ele, em seu comentário, apenas analisou a capacidade de Paulo. Pelo comentário desse David Bem Gurion, vemos um reconhecimento do trabalho de Paulo também por um judeu fundador do Estado de Israel. Deus usou Paulo grandemente.

Vimos que já no tempo do apóstolo Paulo quando escreveu 1 e 2 Tm a degradação da igreja no final do primeiro século até que afundou na condição da igreja em Tiatira, houve alguma restauração em Sardes que ficou no meio do caminho. No séc. XVIII Deus usou uma centelha da igreja em Filadélfia rejeitando toda sorte de nicolaísmo, de hierarquia na igreja, tratando uns aos outros apenas como irmãos. E, no séc. XX, começou se consolidar e no séc XX, vemos uma igreja Filadélfia consolidada entre nós. Conserva o que tens. Vamos conservar esse amor, oferecendo nossa vida por libação para Deus completar o que falta aqui na terra. Vamos ser a noiva e guerreira de Cristo terminando com toda rebeldia aqui na terra entregando o reino de volta para Cristo e Cristo no final do milênio entregara o reino a Deus pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *