Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (8)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

 

Mens 08. AUTOR: APÓSTOLO PAULO (2)
LB: 2 Tm 4:6-8

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida Sumaré/SP, em 14/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Sejam todos muito bem vindos para mais uma transmissão diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida. Não estamos aqui preocupados em fazer um estudo exaustivo da Bíblia, mas ouvir a Palavra do Senhor e executá-la, a fim de levar a cabo o que o Senhor quer fazer aqui na terra.

Na mensagem 07, falamos um pouco sobre o apóstolo Paulo. Deus enviou o Espírito e a era da igreja é a era do Espirito, enviado para preparar a igreja para ser a noiva de Cristo, prepará-la para as Bodas do Cordeiro descrita em Apocalipse capítulo 19. Mas não encerra aí. Essa mesma igreja será também a Sua guerreira que irá executar juízo contra toda a rebeldia e autoridade que não procede de Deus, estabelecendo o reino milenar, onde reinaremos com Cristo. Por fim, virá a Nova Jerusalém onde Deus será tudo em todos. Não estamos preocupados somente com ensinamentos, mas que Deus fale conosco, nos use e execute sua obra através da nossa obediência à mensagem de Deus.

O tema desta noite é Autor: Apóstolo Paulo (2).

O Espírito foi enviado para administrar os bens de Deus. Em Gênesis 24, Abraão representava Deus e o servo mais antigo da casa representava o Espírito que administra todos os bens da casa de DEUS. Nós estamos na era do Espirito. O nosso Senhor habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, morreu na cruz, cumpriu a obra e nos redimiu de volta para Deus. Hoje, estamos prontos para executar a vontade de Deus. Aqueles galileus que estavam em Jerusalém esperavam a promessa do Pai, o Espírito. Hoje, vivemos a era do Espírito, porque o Filho já está à destra de Deus e o Pai enviou o Espírito da Verdade para fazer a vontade do Pai. Hoje, o Espirito fala com as igrejas.

Gl 1:15
Paulo foi separado mesmo antes de nascer. O Espírito tem a capacidade de trabalhar em nós antes mesmo de nascermos. O Espírito é onisciente e já conheceu o nosso futuro e nossa vida toda. O Espirito, que é Deus, nos separou antes mesmo de nascermos. Se você está ouvindo essa Palavra, você foi separado antes de nascer.

At 9:1-19
Paulo foi chamado quando seguia no caminho próximo a Damasco. Em Atos, capítulo 9, vemos o chamamento de Saulo. Os cristãos daquela época eram conhecidos como os do “Caminho”. Paulo pediu autorização do sumo sacerdote para leva-los presos (v.1-2). Aquele que estava tão convicto da sua crença e zelo pelo judaísmo, de repente percebeu que era um cego diante da luz tão forte e brilhante (v.3-9). Aquele que fez sofrer tantos homens e mulheres que invocavam o nome de Jesus, agora iria sofrer por esse nome (v.10-16). O Espírito Santo o escolheu para fazer o trabalho que Ele, o Espírito Santo, quer que ele, Saulo, faça. Quem quer fazer a obra do Espírito precisa se encher do Espirito Santo (v.17-19).

At 3:13-15
“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo. Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida. Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.”

Essa é a Palavra que Pedro ministrou acompanhado dos demais apóstolos.

At 22:14-16
Atos capítulo 22 registra o discurso de Paulo quando foi preso em Jerusalém. Surgiu um tumulto entre os judeus que vieram da Ásia e o arrastaram para fora do tempo, querendo matá-la. O comandante da guarda saiu com os soldados e centuriões para protegê-lo do povo. Paulo pediu para fazer sua defesa ao público e lhe foi permitido falar. Quando Ananias se encontrou com Saulo, lhe disse a seguinte Palavra: Deus te escolheu para conhecer a Sua vontade (v.14). Ele foi um como um nascido fora do tempo, mas viu o Justo e ouviu da Sua própria boca. Esse foi o apóstolo Paulo, nascido fora do tempo, não viu a Jesus fisicamente, mas Este apareceu para ele no caminho para Damasco e continuou aparecendo e revelando o mistério de Deus, Cristo, e o mistério de Cristo, a igreja (v.15-16).

1 Co 15:7-10
Paulo foi o último que viu a Jesus, em uma revelação na luz quando estava no caminho para Damasco (v.7-8). Estou lendo todos esses testos para que vocês entendam um pouco mais da história de Paulo. Meu interesse é sermos levados pelo Espírito ao modelo do apóstolo Paulo que nos foi deixado. Assim como ele deu uma volta de 180 graus e sua vida não foi a mesma, nós, de igual modo, precisamos dar essa virada em nossa vida (v.9-10).

At 26:9-19
Em Atos 26, Paulo falava com o rei Agripa que havia sido convidado por Festo. Nessa ocasião, ele mostrava como era zeloso pelas tradições dos judeus. O seu zelo pelas tradições dos seus antepassados fez com que ele lutasse com todas as forças contra Jesus, o Nazareno (v.9). Graças a Deus! Jesus, o Nazareno, apareceu para ele. Os aguilhões eram uma vara em cuja a ponta havia uma lâmina afiada. A vara era usada para conduzir os bois para o arado, a fim de arar a terra. Paulo, em seu chamamento, ouviu: “por que você está resistindo e não obedece ao que Deus quer para você? Pare de resistir, você não entendeu ainda? Obedeça e se aquiete” (v.13-14). No aparecimento de Jesus em Damasco, Paulo já havia entendido que Jesus o estava chamando para trabalhar no arado e era loucura resistir contra a intenção de Deus. Jesus ainda iria aparecer mais vezes a Paulo (v.16). Ele recebeu um chamamento, uma visão dos céus que o governou e o controlou por toda a sua vida. Ele não recalcitrou contra os aguilhões, mas foi submisso à vontade Deus (v.17-19).

Gl 1:11-17
Paulo não aprendeu de homem algum. Esse é o único apóstolo que pode dizer dessa forma, pois Deus revelou todos os mistérios de Sua vontade de maneira tremenda (v.11-13). Paulo partiu para essas regiões da Arábia, localizadas perto de Damasco, a fim de reciclar sua visão sobre tudo o que ouviu falar de Jesus (v.14-17).

2 Co12:1-10
Com relação à visão quero mostra algo na segunda epístola de Paulo aos Coríntios. Paulo tinha o privilégio de o Senhor Jesus lhe aparecer várias vezes (v.1). Os versículos 2 ao 10 deste capítulo mostram o perfil do apóstolo Paulo.

1 Tm 1:16
Tudo isso que estamos abordando não é mera história, mas tem a intenção de deixar um modelo para nós. Paulo foi zeloso pelo judaísmo e, por causa desse zelo, zelo sem entendimento, perseguiu a igreja. Ele o fez na ignorância, mas Deus, à Seu tempo, o chamou e, desde que foi chamado, foi preparado para que fosse nosso modelo. O nosso Senhor Jesus foi o primeiro modelo. Ele ia de cidade em cidade, curando os enfermos e pregando o evangelho do reino. Não mediu esforços, mas andou de cidade em cidade. Nosso amado apóstolo Paulo seguiu as mesmas pisadas. Desejo que a igreja de Deus siga as mesmas pisadas. Não estamos aqui buscando glória para nós, mas para fazer a vontade do Pai e cumprir a obra do Espírito. Quando terminar essa pandemia, preparem-se para sair, de cidade em cidade, de bairro em bairro. Nós vamos pregar esse evangelho completo da salvação pela graça e introduzir as pessoas na vida da igreja, para que possam ser achadas perfeitas em Cristo e serem vencedores arrebatados quando Cristo vier.

Cl 2:2-3; Ef 3:1-11
Paulo conheceu o mistério de Deus, Cristo (Cl 2:2-3). Efésios capítulo 3, nos mostra mais claramente o mistério de Deus. Essa Palavra dispensação é oikonomia, gestão e administração da casa de Deus (Ef 3:1-2). Ele está gerenciando e administrando a Sua casa. O Espirito é o administrador, mas precisa de parceiros humanos para cooperar na gestão da casa de Deus. Na época de Paulo, ele foi o principal mordomo das riquezas da casa de Deus. O mistério é coisa difícil de saber e reconhecer. Graças a Deus! Jesus revelou a Paulo e ele transmitiu para nós (v.3-4). V.5-9 Qual o resultado da gestão desse mistério? Fazer conhecida a multiforme sabedoria de Deus (v.5-9). Graças a Deus! Alguém recebeu as revelações. Se Paulo não tivesse recebido, ainda estaríamos no escuro. Graças a Deus! Estamos nesse caminho (v.10-11).

Cl 1:24-25
Paulo sofria preenchendo o que faltava para edificação do Corpo de Cristo. Não é sofrimento porque Paulo estava fazendo uma coisa errada, mas por causa da igreja. A dispensação é a economia da parte de Deus (v.25). Deus não é alguém sem plano, mas é um Deus de economia e administração que enviou o seu servo mais antigo da casa para administrar todos os seus bens. Para dar pleno cumprimento à Palavra de Deus. A “completação” se refere à revelação da Palavra de Deus. Se Paulo não tivesse completado a revelação, nós estaríamos no escruto, mas Graças a Deus temos a revelação que veio de Paulo. Deus tem os seus apóstolos aqui na terra. Eles nos ensinaram tudo que temos na Bíblia. Os apóstolos e suas epístolas formam os ensinamentos dos apóstolos, mas a parte central e principal desses ensinamentos está com Paulo. Paulo recebeu a revelação da parte principal do plano de Deus. Temos que louvar a Deus que trouxe essa revelação para nós.

Na Bíblia, no Novo Testamento, o único apóstolo que teve o registro de sua vida desde a conversão até a sua morte foi o apóstolo Paulo. Deus fez questão de deixar registrados a revelação que veio por meio de Paulo e seu modelo de vida, servindo ao Senhor com abnegação. Deus deseja que isso seja estabelecido como modelo. Se nós não retornarmos a essa modelo, não vamos conseguir terminar o que Deus quer fazer. Desejamos que a igreja atenda a esse chamamento para terminar o que falta ser feito na terra.

Fp 3:4-8
Quanto ao judaísmo, Paulo não tinha o que acrescentar. Ele era um padrão perrfeito para aqueles que seguiam o judaísmo. Ele era um dos melhores alunos de Gamalieu e, quanto à justiça da lei, era irrepreensível. Era fariseu, a seita mais rigorosa do judaísmo e foi circuncidado ao 8° dia. Ele era um perfeito judeu. Talvez ele fizesse parte dos principais que tomavam decisão na religião. Contudo, ele considerou tudo isso como lixo e esterco por causa da sublimidade de Cristo Jesus (v.8). Quando ele conheceu o Senhor, tudo mudou em sua vida. Ele não só perdeu a admiração do povo judeu, mas se tornou o inimigo número 1 dos judeus.

O chamamento de Saulo no caminho para Damasco deve ter acontecido no ano 36. Consultando os livros, provavelmente ele tivesse 30 anos de idade quando começou a sua luta. Nesse início, havia muita luta e perseguição. Em Listra foi apedrejado e tido como morto. Ele foi perseguido grandemente na primeira viagem. Provavelmente por causa desse testemunho, ganhou a família de Timóteo composta de sua avó Loide e mãe Eunice. Quando Paulo passou novamente por Icônio e Listra, deram testemunho do jovem Timóteo. Em todos os lugares procuravam matar a Paulo. Era uma vida muito difícil e Timóteo acompanhou todo esse trajeto. Paulo não teve mais tranquilidade e conforto em sua vida por causa do nome de Jesus.

Paulo e Barnabé, no final da primeira viagem, tiveram que passar em Jerusalém, pois, além da perseguição dos judeus que lutavam contra os cristãos, Paulo teve que enfrentar a perseguição dos crentes judeus em Jerusalém. Os judeus cristãos começaram a perseguir Paulo, pois diziam que Paulo não deveria pregar contra a circuncisão e a lei de Moisés. Na verdade, Paulo não pregava contra, mas ensinava que Cristo libertava as pessoas da lei. Os judeus estavam arraigados na religião.

Até mesmo Pedro teve dificuldade em ir à casa de Cornélio. Na ocasião, Deus fez descer um grande lençol com animais quadrúpedes e imundos, dizendo a Pedro: mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. O conceito dos judeus era muito forte. Portanto, Paulo descreve em Gálatas o comportamento de Pedro antes de chegar os da parte de Thiago. Pedro estava comendo com os gentios, mas quando deram notícia que os judeus da parte de Thiago chegavam, Pedro dissimulou se afastou dos gentios, temendo os da circuncisão. Isso mostra que o judaísmo estava arraigado entre os crentes judeus. Por isso, o evangelho não conseguia romper a barreira do judaísmo. Por isso, Deus teve que usar a Paulo.

Os judaizantes foram para a Galácia e disseminaram que não bastava crer em Jesus para ser salvo, mas precisam seguir a lei de Moisés e circuncidar-se. Paulo, por outro lado, mostrava que se aquele ensinamento fosse seguido, estariam ofendendo tudo o que foi feito por meio de Jesus Cristo. Paulo sofreu perseguição daqueles que pregavam outros ensinamentos nas igrejas dos gentios. A vida de Paulo não foi fácil e foi perseguido de todos os lados. Por volta de 50 depois de Cristo, Paulo teve que ir resolver esse assunto com os judaizantes em Jerusalém.

Gl 2:1-10
A verdade do evangelho não se subverte, não se negocia (v.1-5). A verdade do evangelho é a verdade do evangelho. Os judaizantes reconheceram que havia o ministério da incircuncisão confiado a Paulo e o ministério da circuncisão a Pedro. Esse foi um passo muito importante (v.6-8). Nessa ocasião, foi estendida a destra da comunhão a Paulo e Barnabé (v.9). Esse também foi um passo muito importante. Apesar do encargo central de Paulo ser a economia de Deus, por ter uma recomendação para que se lembrassem dos pobres, Paulo se esforçou por fazê-lo (v.10).

Gl 4:13-17
Devido à influência dos judaizantes que traziam a inverdade de que não bastava crer em Jesus para ser salvo, os Gálatas foram confundidos. Os Gálatas eram de origem Celta e, por isso, eram impulsivos e inconstantes. Paulo ficou retido na Galácia por causa de uma enfermidade (Gl 4:13). Por causa dessa enfermidade, Paulo parou naquele lugar para se tratar e pregou o evangelho ali. A enfermidade de Paulo deveria ser nos olhos e deveria ter uma aparência repugnante. Contudo, os gálatas não o receberam com repugnância, mas receberam bem, como ao próprio Cristo Jesus (v.14). Os gálatas eram unanimes por Paulo e, de repente, se afastaram do apóstolo por causa dos judaizantes que vieram trazer outra verdade (v.15-16). Os judaizantes estavam influenciando os gálatas a abandonar Paulo (v.17).

Gl 1:6-9
Os irmãos estão entendo o sofrimento de Paulo por causa dos judeus e dos judaizantes? Ele ia, com fadiga, suor e lágrimas, de cidade em cidade levantando igrejas e passando a revelação dos mistérios de Deus e, tão depressa, os judaizantes influenciam os gentios a tratá-lo como inimigo.

2 Co 2:2-4,17
Eu estou tentando levar vocês para dentro da história, a fim de que vocês compreendam o legado de Paulo e vistam essa mesma conduta para o final dos tempos. Mercadejar tem o mesmo sentido dos vendedores ambulantes e caixeiros viajantes que muitas vezes vendiam produtos enganosos, como elixir e xaropes. Muitos que mercadejavam a palavra tinham ciúmes de Paulo, pois este atraia muitos seguidores. Surgiram muitos outros que queriam imitar a Paulo, vendendo produtos baratos por alto preço. Paulo pregava um produto de altíssima qualidade, de altíssima eficácia e essa é a Palavra que nós pregamos hoje. Não devemos mercadejar. Não faça da Palavra de Deus um negócio para adquirir fama, dinheiro ou glória. Não venda um produto de forma enganosa. Paulo pregava a Palavra em Cristo e na presença de Deus. Se perdermos a presença de Deus, perdemos tudo. Ezra e eu andamos com muito temor, pois a Palavra deve ser falada em Cristo e na Presença de Deus. Se perdermos a presença de Deus, perdemos a unção. Orem por nós. Não queremos mercadejar a Palavra de Deus com outras intensões, mas queremos fazê-lo falando na presença de Deus com toda a sinceridade. Nada vem do meu “estoque” de conhecimento, mas vem do próprio Deus.

1 Co 9:7-19,26-27
Veja o coração puro do apóstolo Paulo. Vamos seguir esse modelo. Não estamos aqui para nosso benefício ou para receber alguma coisa em troca. Ele fazia de tudo para não ser pesado financeiramente para aqueles que recebiam o evangelho. Nós buscamos o galardão. Não buscamos glória e nem dinheiro dos homens, mas queremos o galardão (v.17-19). Não é errado buscar o galardão. Essa atitude é louvável e quero seguir esse modelo, nada buscando para mim e cuidando para que eu mesmo não seja desqualificado (v.26-27).

2 Co 11:7-9 e 2 Ts 3:7-10; 2 Co 4:2
Vamos imitar esse modelo. Além de ministrar a Palavra, trabalhavam para não ser pesados a ninguém. Adulterar, em 2 Co 4:2, tem o sentido grego de apanhar em armadilha, corromper, adulterar. Não estamos aqui apanhando ninguém em armadilha. Armadilha é prender alguém para que aquele possa suprir a glória, o dinheiro e fama que o outro necessita. Não trabalhamos para isso. Naquela época, havia vários mestres que utilizavam de manipulação para convencer seu público sobre suas crenças com o objetivo de conquistar um grupo de patrocinadores para os seus projetos pessoais. A Palavra que Paulo pregava era a própria Verdade e a Realidade de todas as coisas reveladas na palavra de Deus e a sua pregação era para manifestar essa Verdade.

1 Ts 1:5
A palavra do evangelho não é meramente uma pregação vazia, mas traz consigo uma realidade repleta de amor e procedimentos verdadeiros. Por isso, a Palavra de Paulo tinha poder.

1Ts 2:3-6
Um ministro e apóstolo de Deus não podem falar por meio Dele sem antes serem aprovados. Ele prova o nosso coração para nos usar. Se não formos aprovados, Ele não nos usa. Em Tessalônica havia pessoas ricas, senhoras da alta sociedade e gregos de alta posição social. Era fácil um obreiro fraudulento se beneficiar. Paulo nunca bajulou os mais ricos (v.5). Temos que tomar cuidado com isso e não podemos fazer acepção de pessoas. Para o Senhor, todos são importantes. Não é porque alguém possui dinheiro que terá melhor lugar na igreja. Isso é bajular e não bajulamos com intuitos gananciosos para receber um pouco de dinheiro de alguém. Não buscamos glória de ninguém, não corremos atrás de popularidade ou cargo político, mas tomamos o caminho da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Co 6:4-10
Paulo se recomendava como apóstolo verdadeiro de Deus. O apostolado requer muita paciência, caso você queira ser útil nas mãos de Deus. Nas aflições: não pense que você terá conforto daqui para frente. Nas provações, nas necessidades, pois vai faltar algo. Vamos passar por angustia. Paulo passou por tumultos em muitas cidades. Na pureza: o modelo que Paulo passou é de pureza. Hoje, há muita carência de pureza no meio cristão. Não fazemos para ganhar fama e sermos louvados, mas por amor ao Senhor e para fazer a sua vontade. Quando falamos a Palavra, ela é a própria Verdade. Essa é a nossa missão: carregar a vontade de Deus às pessoas. Nós não buscamos ser ricos, mas enriquecemos a muitos. Esse era o coração de Paulo que sofria por amor ao evangelho.

A partida de Paulo. Paulo, em sua primeira carta a Timóteo, o advertiu que havia degradação entrando na igreja e que alguns dos seus cooperadores se desviaram da verdade. Eles foram atrás de outros ensinamentos: gnosticismos, mitos judaicos, ascetismos e, por meio deles, começaram a degradar a igreja. Por esse motivo, Paulo deixou Timóteo naquela cidade para que não ensinassem outra doutrina, mas a economia de Deus na fé.

Tenho pedido a Deus para nos guardar. Houve a degradação da igreja, mas também houve a restauração e estamos em um momento muito bom. Deus tem restaurado muitas coisas. Não falamos mais Palavras vazias e não estamos disputando posição. Nossa unidade, unanimidade e cumplicidade são admiráveis. Os grupos cristãos olham para nós e perguntam como isso é possível? O Espirito Santo trabalhando em nós e a realidade da igreja em Filadélfia começou a surgir no nosso meio. Tenho a preocupação que voltemos para trás. Não podemos deixar que os ensinamentos diferentes nos corrompam.

Nesses quatro anos, as igrejas tem sido fiéis à Palavra Profética que tem nos conduzido à Vontade de Deus e feito milagres trabalhando em nós a unidade e a unanimidade. Temos um só coração e uma só alma. As coisas estão acontecendo e os 7 espíritos estão atuando no nosso meio. O Senhor está fazendo grandes coisas. Graças a Deus! Saímos da disputa pela posição e nos distanciamos das invejas, críticas e maledicências. Hoje estamos todos juntos, orando uns pelos outros, até que todos cheguemos lá. Não vamos deixar que os outros ensinamentos venham nos fazer regredir. Vamos prosseguir e amar a Palavra Profética, seguindo adiante a luz de candeia até que o dia nasça. Esse dia está nascendo e está acontecendo o milagre da aurora. O senhor está levantando um exército de jovens santos. Não vamos voltar para trás. Vamos amar a Palavra profética. Timóteo foi deixado naquela cidade justamente para que os irmãos não se desviassem da Palavra que Paulo estava falando.

A segunda prisão de Paulo aconteceu por volta do ano 67. Ele havia sido solto em 64 e, em 67, de repente, o imperador Nero resolve prender a Paulo.

Pano de fundo dessa perseguição. Em julho de 64, aconteceu um grande incêndio em Roma, 3 anos antes do aprisionamento de Paulo. O incêndio destruiu Roma que queimou por 6 dias e 7 noites. Das 14 áreas de Roma, somente 4 áreas permaneceram intactas, as demais pegaram fogo. Desde palácios, monumentos, mansões e habitações de pobres. Como resutado, houve muito sofrimento, enfermidades, desamparo e miséria. Se tornou horrível viver em Roma.

Acredita-se que Nero deu a ordem para incendiar Roma. Ele queria incendiar e reconstruir uma cidade com seu nome e cheia de esplendor. Mas a sua popularidade, por causa da miséria e situação caótica, caiu muito. Assim, Nero culpou os cristãos daquela tragédia. Havia uma impopularidade dos cristãos por parte dos judeus e por parte dos gregos incrédulos. Para os judeus, ser cristão para era uma traição contra Deus e as tradições. Para os gregos, seria aceitar uma religião estranha de um só Deus, quando eles praticavam o politeísmo. Tanto os judeus, como os gregos não gostavam dos cristãos. Portanto, o imperador Nero achou essa saída colocando a culpa nos cristãos e se esquivando da responsabilidade. Os cristãos foram sacrificados para aplacar a fúria popular e apaziguar as divindades ofendidas. Então, iniciou-se a perseguição oficial dos cristãos com requintes de crueldade. Os cristãos eram costurados nas peles de animais selvagens e eram jogados aos cachorros que os despedaçavam. Outros eram vestidos de tecido embebido em material combustível e inflamado, colocados em estacas, por isso eram chamados de tochas vivas, e eram colocados nas praças para iluminação pública a noite. Isso é horripilante. Por isso, Paulo por ser um líder proeminente dos cristãos, foi  preso, a fim de redimir Nero do seu fracasso.

O martírio de Paulo segundo Timóteo

2 Tm 1:15
Todos da Ásia abandonaram a Paulo. A Ásia era a menina dos olhos de Paulo, lugar onde ele cultivou um centro de aperfeiçoamento dos líderes para propagação do evangelho. Paulo foi preso como um malfeitor, criminoso comum, sem ter comprometido crime nenhum.

2 Tm 4:9
Paulo requer a presença do seu cooperador mais íntimo. “Vem depressa, eu preciso de você.” Ele estava para ser morto, mas permanecia preocupado com o ministério. Por isso, pedia para trazer João Marcos. Pelo fato de Paulo ter cidadania romana, Paulo não podia ser açoitado antes da condenação. Um romano também não pode ser castigado pela crucificação, por isso foi decapitado.

2 Tm 4:13
Na segunda prisão, Paulo se encontrava em um calabouço romano. Lugar úmido e frio, pois havia sido construído com pedras. Certamente era um lugar sujo e ele não aguentaria passar o inverno com aquele frio. Essa capa serviria para seu aquecimento. Quando eu estava preparando essa Palavra, ao chegar nesse ponto, eu chorei. Paulo foi alguém tão fiel, que entregou a sua vida em prol do evangelho e teve que pagar o preço máximo. Que ele seja o nosso modelo.

2 Tm 4:16-17
Paulo ficou sozinho. Por ser romano, tinha direito de ser julgado pelo tribunal do império. Não tinha ninguém a favor dele. Qual a acusação? Ele participou do incêndio da cidade de Roma. Só havia testemunhas falsas naquele tribunal. Esse julgamento não era mais referente à perseguição dos judeus, mas agora era o imperador que o estava acusando (v.16). Não tinha ninguém para depor a favor dele, mas o Senhor lhe assistiu e o revestiu de forças para usá-lo nessa última ocasião. Quem sabe, o imperador estivesse lá, perante os oficiais, os cidadãos gentios. Todos tiveram que ouvir o evangelho. Foi libertado da boca do leão, ou seja, não foi condenado na primeira audiência (v.17), mas na segunda.

2 Tm 4:21
Procura vir antes do inverno. Paulo estava com frio. Paulo queria ver a face de Timóteo, pois a Sua presença o confortava. Veja a intimidade que Timóteo tinha com Paulo. Quando chego nessa porção da palavra, eu penso: um homem que serviu tanto ao Senhor, dedicou a sua vida em sacrifício, entregou-se totalmente para a obra do Espírito e, no final, os homens o abandonaram. Fico pensando na solidão de Paulo nesse momento.

2 Tm 1:16-17
Graças a Deus! Descobri que Deus providenciou um conforto: a casa de Onesíforo. Certamente, muitos dos cooperadores fugiram da prisão e das algemas de Paulo, mas Onesíforo não fugiu. Pelo contrário, procurou a Paulo até encontrar (v.17), pois não teve medo de ser preso.

2 Tm 4:10-14
Todos o abandonaram. Demas amou o presente século e foi para Tessalônica onde estavam os mais ricos. Amar o presente século faz o homem amar o dinheiro (v.10). Alexandre, o latoeiro, aquele que trabalha com bronze, causou muitos males a Paulo. Existe a possibilidade de Alexandre ter sido um dos que denunciaram a Paulo e o lugar onde estava (v.14)

2 Tm 4:19-22
Deus preparou Onesíforo no momento mais difícil para confortar o coração do apóstolo Paulo.

2 Tm 4:6-8
Libação se refere a derramamento de sangue. Era uma oferta onde se derramava o vinho, mas refere-se a derramamento de sangue. Paulo estava derramando o seu sangue oferecendo-se como libação. Aleluia! A coroa da justiça já estava guardada (v.7-8). Nós somos essa última geração que ama a volta do Senhor.

Portanto irmãos, o injusto tribunal de Nero foi usado por Deus para encerrar a longa e cansativa jornada de Paulo e dar-lhe o seu merecido descanso. A missão de Paulo está terminada. O seu legado, das maravilhosas revelações dos mistérios de Deus, temos a honra de desfrutar através da Palavra Profética e praticar para completar a obra de Deus. O legado de Paulo é ter feito o evangelho se expandir por toda a terra. O evangelho não só foi para a Cilícia, Galácia, Ásia, Macedônia e Acaia, mas chegou até Roma e creio que foi também para a Espanha. O evangelho, através do ministério de Paulo, foi aberto para o mundo todo. Embora, entrasse a degradação da igreja, de qualquer forma, Deus o usou para que o evangelho se espalhasse para o mundo todo. Hoje, no Brasil, o evangelho também chegou e hoje podemos dizer para o Senhor: “embora sejamos do terceiro mundo, não temos complexo de vira-lata. Nós sabemos a nossa posição, sabemos que o Senhor nos escolheu para sermos a igreja em Filadélfia e para encerrarmos esta era. Que o Senhor nos desperte para essa responsabilidade. Que tomemos como modelo a Paulo. Que daqui para frente, não pensemos mais em folga ou conforto para nós. Que o Senhor possa nos fazer viver para o evangelho e nos dispor na mão do Senhor hoje, na era dos 7 Espíritos. Que Ele possa nos utilizar grandemente por meio das ferramentas como a colportagem dinâmica, alcançando milhões de pessoas, do Expolivro, percorrendo todo o lugar, do Bookafé, da rede de cuidados das irmãs. Que o Senhor possa nos usar como canais pra ganhar o maior número de pessoas possível.

Nós vamos cuidar daquelas pessoas que o Senhor nos confiar. Todos aqueles que o Senhor nos entregar, vamos alimentar no seu devido tempo até que o Senhor volte e nos ache fazendo assim. Esse estado nos fará aprovados para entrarmos para o reino. Queridos jovens, irmãos e irmãs, não voltaremos atrás, vamos seguir adiante, não vamos buscar nada para o nosso benefício. Estamos aqui por amor ao evangelho e por amor à vontade de Deus. Que o Espirito possa nos usar como vaso e canal para fazer o que Deus tem deseja aqui na terra.

Que Deus abençoe a todos!

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *