Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (9)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

 

Mens 09. AS QUALIFICAÇÕES DOS PRESBÍTEROS E DIÁCONOS
LB: 1 Tm 3:1, 9

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 15/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Nós precisamos saber qual a causa que levou Paulo a falar sobre O ESTABELECIMENTO DE PRESBÍTEROS E DIÁCONOS, deve haver alguma razão para ele chegar a esse ponto em 1 Tm 3. Timóteo deveria saber os princípios que as pessoas devem ter para reger tais funções. Não importa qual nossa função na igreja, o que não podemos é parar de funcionar.

At 14:21-23
Paulo e Barnabé, depois que foram encomendados pelo Espírito Santo para a obra que este tinha para fazer, saíram para a região da Galácia e primeiramente foram para a Antioquia, depois para Derbe, Icônio, e Listra, nesta sequência. Paulo, na volta da mesma viagem, estabeleceu os presbíteros em cada cidade, os quais eram irmãos novos na igreja que não tinham experiência e nenhum crescimento de vida. Acreditamos que, por tais presbíteros não estarem crescidos na vida e ainda muito carnais, isso trouxe muitos problemas para o apóstolo Paulo. Por isso, em 1 Tm 3 Paulo colocou princípios para ser presbíteros e diáconos da igreja.

1 Tm 3:1, 4-5
Timóteo estava em Éfeso quando isto foi escrito. Paulo estava com Timóteo em Éfeso, porém precisava ir para Macedônia e o deixou em Éfeso. Encarregou Timóteo para admoestar certas pessoas que não ensinassem outra doutrina ou diferentemente do que Paulo tinha dado para a Igreja. O Serviço de Deus na Fé no versículo 4 de 1 Tm é oikonomia, que é o Plano de Deus na fé.

Aqui vemos quão importante é a função de um grupo de presbíteros na igreja. A esse conjunto chamamos presbitério, sendo pelo menos dois. Por falta da atuação correta em Éfeso, entraram muitos ensinamentos diferentes na igreja. Não apenas ensinamentos diferentes do que Paulo vinha ensinando. As palavras de Paulo eram totalmente baseadas na palavra de Deus e eram transmitidas pela fé. Isso é transmitido na fé para nós, lembrando daquela figura do caminhãozinho que carrega a fé objetiva, sendo sua carga A Fé. O caminhão é apenas um veículo para que essa fé entre em nosso espírito e haja uma reação da nossa parte à palavra ouvida, essa reação é a fé gerada em nós.

Quando saímos desse ensinamento passamos a ouvir outros ensinamentos e ficamos totalmente perdidos, abrindo uma brecha na igreja para a entrada de outras coisas que não são da economia de Deus. Então, a função dos presbíteros na igreja é evitar a entrada de outros ensinamentos; e devem não somente vetar ensinamentos errados, mas também fábulas e genealogias sem fim. Fábulas as vezes nem são verdadeiras, são lendas.

Esta era a situação da igreja em Éfeso. Paulo que havia levantado essa igreja, e era um grupo que só sabia do batismo de João Batista e não do batismo do Espírito Santo. Paulo foi lá explicar para eles.

At 20:17-35
Paulo em sua terceira viagem, quando estava indo para Jerusalém, queria chegar em Jerusalém antes do Pentecoste e passou em Mileto. Se olharmos no mapa geográfico, Mileto era bem próximo a Éfeso, por que então Paulo não foi para Éfeso? Provavelmente porque Paulo não estava satisfeito com a maneira com que a igreja em Éfeso era conduzida. No versículo 18 podemos lembrar de 2 Tm 1:12, que fala que todos da Ásia haviam o abandonado.

Paulo realmente se desgastou e se doou para ajudar a igreja em Éfeso. Por que Paulo falava palavras tão fortes como: “estou limpo do sangue de vocês?”. Alguma coisa não ia bem com os presbíteros da igreja em Éfeso. Naquela época poderiam ter deixado entrar coisas como fábulas e genealogias. Éfeso é uma igreja muito importante na Ásia e ela é mencionada em Apocalipse.

Os presbíteros deveriam se cuidar tanto por si mesmos quanto pela igreja (v. 28). Quem constitui os bispos é o Espírito Santo. Eles têm a função de pastorear a igreja de Deus. Ezra nos chamou atenção de que este versículo é muito especial: Deus comprou a igreja com seu próprio sangue. É o único versículo no NT que fala que Deus derramou seu próprio sangue.

No versículo 29, Paulo mostra sua preocupação, em seguida ele fala quanto tempo ele ficou em Éfeso: três anos. Aparentemente, Paulo não gastou tanto tempo assim em nenhuma outra igreja. Como Paulo amava aqueles irmãos! Que isso sirva de modelo para nós, não cobiçar nada de ninguém. Não apenas trabalhar com as próprias mãos para suprir a necessidade dele mesmo, mas também dos que estavam com ele (v. 34). E, apesar de ser uma igreja rica, pareciam ser muito mãos fechadas, pois quem enviava dinheiro eram os Filipenses (v. 35).

Isso mostra como é importante e crucial os presbíteros acompanharem os ensinamentos dos apóstolos. Parece que em 1 Tm 3 Paulo institui presbíteros mesmo com o problema que havia na igreja em Éfeso. E quando Apocalipse foi escrito por João, a primeira igreja da Ásia mencionada é Éfeso. A primeira serve de modelo para as que vêm após. Essa é a importância de Éfeso. Eles podem ter abandonado o ensinamento de Paulo, mas Deus vindicou o ministério do apóstolo. Em Apocalipse, Deus mesmo mandou cartas para a igreja, Ele não deixa passar barato. Deus vai cobrar.

“Lobos vorazes que penetrarão” são pessoas que vêm de fora perturbar a igreja. Devemos ter sabedoria em cuidar da igreja, pois esses “lobos vorazes” não pouparão o rebanho (v. 29-30). Outro tipo são os que surgem da própria igreja. Os presbíteros devem ter muito cuidado para evitar os danos decorrentes da atuação de pessoas que perturbam o rebanho. Lembremos ainda que o Senhor é o supremo pastor do rebanho e um dia ele ajustará as contas conosco.

2 Tm 1:15
Todas as igrejas da Ásia abandonaram Paulo, a começar pela igreja em Éfeso. Abandonaram o ensinamento dado pelos apóstolos, palavras da verdade carregadas da realidade divina. O que nós recebemos não é doutrina, é realidade, é o próprio Deus. E os presbíteros não guardavam estas coisas. Hoje, essas coisas servem de lição para nós.

Quando o apóstolo entrega uma igreja levantada na cidade para os presbíteros, a igreja passa a estar aos CUIDADOS DOS PRESBÍTEROS, os quais cuidam da administração, finanças e do aspecto espiritual. Nesse momento, a igreja tem autonomia financeira, administrativa e pode decidir se compram ou não terreno para a igreja. Mas, tem um grupo de pessoas que defendem a autonomia da igreja dizendo que não precisa estar ligada ao apóstolo nem à obra que o apóstolo faz. Na Bíblia existe a comunhão das igrejas, que é liderada pelos apóstolos.

Cl 4:16; Ap 2:7
Isso é a comunhão das igrejas: uma carta enviada por um apóstolo a uma igreja é lida em outras igrejas e vice-versa. Isso é importante. Nenhuma igreja pode ficar isolada e não pode ficar fora desse vínculo com a comunhão das igrejas e isso fica mais claro ainda em Ap 2 quando fala as sete igrejas da Ásia. “…às igrejas” isso é repetido por muito mais vezes. Nessa conferência, o Espírito está falando às igrejas e nós devemos ouvir. A função e obrigação das igrejas é ouvir! Se o Espírito fala é porque é muito importante.

O que não podemos perder na vida da igreja é esse vínculo que temos com o ensinamento dos apóstolos. As sãs palavras que trazem vida e quanto mais temos vida, mais saudável estaremos. Quanto mais vida, mais saúde. Aleluia!

1 Pe 5:1-4
Aqui vemos que os presbíteros são testemunhas do sofrimento de Cristo e essa palavra “testemunha” é mártir. Os presbíteros terão de estar dispostos a sofrer o sofrimento de Cristo, e se isso acontecer, existe uma glória reservada a eles! Irmãos que são presbíteros, se dediquem à igreja, pastoreiem a igreja sempre guardando a palavra profética para direção e alimento da igreja. Não se preocupem, se desgastem, sofram pela igreja, isso produz crescimento de vida.

Ontem o irmão Pedro nos deu o modelo de Pedro como presbítero: não é dominar sobre aqueles que me são confiados.  O versículo 4 nos mostra a promessa que o Senhor reservou a nós pelo tempo que, na vida da igreja, temos despendido nela.

1 Tm 3:1; 1 Tm 4:15
Episcopado é o bispo. Esse “aspirar” é um desejo, um anelo. Essa aspiração é sem ambição e todos devemos ter essa aspiração. É uma forma de progredirmos na vida de igreja. Na vida da igreja, não podemos ser passivos. Temos que buscar ser diligente nas coisas da vida da igreja para que teu progresso seja a todos manifesto. Precisa ter um progresso.

1 Tm 3:1-8
Tome uma atitude, seja diligente, melhore sua situação, vá para o CEAPE e seja aperfeiçoado! Não é ambição, não é por posição. Aqui estamos falando de função. Na igreja todos devemos aspirar alguma coisa.

No versículo 2, “irrepreensível” é sem culpa. Temperante é equilibrado. “Modesto” é ter domínio próprio.Hospitaleiro” é muito importante, hospedar não é fácil, é abrir a casa para uma pessoa que você não conhece, receber com o coração. Há um versículo que fala de receber anjos (Hb 13:2)! E não é só dar a casa para dormir, é dar comida, é dar o melhor que está na sua casa.

“Não dado ao vinho”, aqui é diferente de quando se fala aos diáconos, para aos diáconos é permitido um pouquinho, mas para os presbíteros não. Vinho aqui não é o do Senhor, é o do mundo, esse vinho nos tira da sobriedade. Em vez de beber vinho, se encher de Espírito. Aqui também lembra um pouco a lei do nazireado. Quando alguém queria servir ao Senhor sem ser da casa de Arão, precisava fazê-lo sob algumas condições: não podia comer uva, nem produtos da uva, nem passar de baixo da uva. Quão rigoroso é isso! Nós, como presbíteros, não podemos ter alegria provinda do mundo, nossa alegria vem do Senhor. A alegria do mundo é passageira, a alegria do Senhor é permanente. “Ser cordato” é ouvir o que o outro tem a falar até o final. “Não avarento” é não amante de dinheiro, pelo contrário, ele mesmo trabalhava e não buscava sórdida ganância. Se não sabe governar a própria casa como cuidará da igreja? Por isso o irmão Ezra dá muita ênfase à criação de filhos.

No versículo 6, Paulo corrige um problema de Atos 14 quando ele levantou os primeiros presbíteros que eram neófitos. Então o que aconteceu com aqueles presbíteros neófitos? Eles se orgulhavam e incorrem na condenação do diabo. Eles vão cair na mesma condenação do diabo, por causa do orgulho. Essa é uma palavra muito forte. Os presbíteros têm de crescer em vida em relação aos demais da sua localidade. Não significa que se ele é presbítero de uma cidade e ao mudar para uma outra cidade, ele será presbítero nesta nova cidade também. Por isso devemos buscar crescimento de vida  comer a palavra, buscar ao Senhor, ler Bíblia todos os dias, orar com os irmãos, invocar o nome do Senhor, e quando vierem situações, levar diante do Senhor em oração para que o senhor nos dê a solução, e assim poderemos ajudar os irmãos quando eles caem nos mesmos problemas.

Os presbíteros precisam ter também bom testemunho dos de fora (v. 7). É bom não nos envolvermos nos problemas dessa vida. Pessoas nessa cobiça podem cair em situações bem ruins.

Do v. 8 em diante fala-se em DIÁCONOS, de uma só palavra pois a serpente possui uma língua bifurcada que indica ser dúbio, sempre joga uma palavra com outra, foi dessa maneira que enganou Eva.

O versículo 9 fala de ter a consciência limpa. Podemos ser bons, cumprir todos os requisitos para ser presbítero e diácono, mas vamos ver se você passa pela conservação do mistério da fé. Se diácono deve conservar o mistério da fé, muito mais os presbíteros.

Ontem foi falado para nós sobre Cristo, mistério de Deus, e igreja, mistério de Cristo. Nós temos que saber esses mistérios e estar esclarecidos sobre a visão de Cristo e a igreja. Para nós, hoje no século 21, os diáconos também devem acompanhar de perto. A Palavra do Senhor vai atualizando rapidamente, se perdemos uma ficamos distantes. Se não ouvir hoje, com o YouTube podemos ouvir no dia seguinte!

A fé é sustentada por consciência limpa; se não estiver, a fé pode vazar e se perder (v. 9). No versículo 10, “os experimentados” diz respeito aos mais maduros e experientes.

Antes de entrar nas diaconisas no versículo 11 quero falar de presbítero nos tempos atuais. Temos falado muito sobre excelência em todas as reuniões da igreja, entusiasmo que tínhamos perdido e inclusão; os presbíteros devem saber incluir. Se não incluir, ficará só e com o passar dos anos, quando esse irmão morrer a igreja desaparece! Por isso precisa incluir os jovens, eles emprestam vigor e força. Os mais velhos emprestam experiência e maturidade, e então a igreja pode ir para frente.

1 Tm 3:11-13
Existe DIACONISA, mas não presbítera. Por que Paulo separa “não maldizentes” para as irmãs? Pode ser que quando comece a falar não se controle e fale da vida de outras. Deve falar apenas o necessário. Eu queria encorajar as irmãs com relação às mulheres conectadas. Recentemente um dos grupos cresceu e estava na hora de multiplicar em outros grupos. Essa função é muito importante, é própria das diaconisas. Temos também o Avança, Jovem! Graças ao Senhor por termos futuro! A próxima geração é forte e pratica a palavra!

Preeminência se refere a justo (v.13), as pessoas vão te respeitar e verão intrepidez na fé. Bispo é a mesma coisa que presbítero. Este é sobre sua pessoa, aquele sobre sua função e ofício que é supervisionar. Não dá para apenas um irmão fazer tudo, tem que delegar. O presbítero deve supervisionar. Um serviço bom significa introduzir outros a servir com você.

1 Tm 5:17-22
Devemos dar dobradas honras aos presbíteros, pois eles são merecedores, principalmente aqueles que sabem administrar bem, ainda mais aqueles que se dedicam à palavra e ao ensino. Entretanto, irmãos, se o presbítero se afadiga na palavra e preside bem, necessariamente ele deve deixar seu trabalho secular, não tem tempo de procurar serviço. A igreja, nesse caso, deve estar atenta, o irmão não vai pedir. Se a igreja não se manifestar ele vai ficar assim mesmo, mas nós, os santos, devemos cuidar deles e ter essa desconfiança: “como ele faz para viver?”. Enquanto o boi está trabalhando é merecedor de comer trigo (v. 18).

Nos versículos 19 e 20, vemos que o apóstolo tem autoridade sobre os presbíteros. Se o presbítero viver em pecado o apóstolo pode receber acusações por escrito, julgar a situação e chegar à conclusão se tira ou não o presbítero. Contudo, sem pré-julgamento, sem pré-conceito. Deve ser imparcial. Aqui nos diz que quando precisar, mesmo após a igreja ter sido entregue aos presbíteros, o apóstolo pode intervir na igreja (v. 21). O presbítero deve considerar a imposição de mãos, com discernimento, ao orar por alguém (v. 22).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *