Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (10)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 10. BOM MINISTRO DE CRISTO JESUS
LB: 1 Tm 4:6, 8, 9

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida Sumaré/SP, em 16/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Amados irmãos e amadas irmãs, vamos dar sequência às mensagens da Conferência Internacional de fevereiro de 2021. Chegamos a mensagem 10, cujo título é Bom ministro de Cristo Jesus, baseado no texto bíblico de 1 Tm 4:6-16.

Antes de começar especificamente essa porção da Palavra, gostaria de complementar a mensagem 09. Esse é um assunto muito importante que trata da liderança das igrejas, a qual tem o papel de promover a economia de Deus com os santos da localidade. Essa é a responsabilidade dos presbíteros e diáconos que devem estar alinhados com o mistério da fé, com a economia de Deus.

Vemos um exemplo em Atos 6, quando foram escolhidos os diáconos. Os apóstolos precisavam de ajuda com respeito à distribuição diária. Seis diáconos foram escolhidos entre os irmãos e a Bíblia registra que estes eram cheios do Espírito. As diaconisas também devem estar cheias do Espirito e de Sabedoria.

At 14:20-23
Quando Paulo percorreu as regiões da Galácia, passou por Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Quando voltou por essas cidades, fortaleceu a alma dos discípulos e estabeleceu presbíteros. Falo isso, para mostrar aos irmãos que aqueles eram recém-convertidos e não sabiam os mistérios da fé. Isso trouxe problemas e embates entre os criam na fé e os judaizantes, crentes arraigados na lei de Moises e que queriam obrigar os santos da Galácia a praticar a circuncisão.

At 15:1
Os judaizantes ensinavam aos irmãos que esses deveriam se circuncidar para serem salvos. Esse ensinamento era errôneo, pois estamos no Novo Testamento e debaixo da Nova Aliança, onde quem crer é salvo pelo Senhor Jesus.

Gl 3:1-5
Esses versículos da epístola de Paulo aos Gálatas nos mostra o resultado da má atuação dos presbíteros, deixando brechas para aqueles ensinamentos controversos. “Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” Pregação da fé neste versículo é melhor traduzido por ouvir da fé. Irmãos, não vamos voltar atrás, mas vamos avançar. Eles receberam o Espirito pelo ouvir da fé e não pelas obras da carne e da lei. Como é importante uma instituição de presbíteros corretos, pois a má escolha abre brechas para os ensinamentos diferentes e atrasados. Que o Senhor nos guarde dessas coisas.

1 Tm 3:1-16
Esses versículos da primeira epístola de Paulo a Timóteo abordam as condições e requisitos para ser presbítero e diáconos. A intenção de Paulo era orientar Timóteo quanto a esse assunto. Quando Paulo terminou essa parte do texto, ele ficou alegre e aliviado da pressão que havia sobre suas costas. Nos versículos 15 e 16, vemos um Paulo liberto e liberado no seu espírito. Ele estava muito contente e satisfeito por ter orientado o jovem Timóteo quanto aos pré-requisitos dos presbíteros e diáconos. Como é importante ter uma liderança alinhada com o apóstolo.

1 Tm 4:6a
Essa porção de primeira Timóteo capítulo 4, versículos 6 a 16, é o trecho em que Paulo aperfeiçoa Timóteo e dá orientações quanto a pessoa de Timóteo, não são assuntos de como agir na igreja. Aqui, Paulo ajuda a edificar em Timóteo um caráter de homem de Deus. Para ser ministro de Cristo Jesus, deve haver o desenvolvimento de um ministério, ou seja, um dom exercitado que pelo acréscimo da graça se tornou um ministério.

2 Tm 2:1-2
Nesse trecho da Palavra, vou utilizar e fazer bastante correlação com segunda Timóteo, pois houve o agravamento da crise da igreja no tempo em que a segunda epístola foi escrita e Paulo desejava ajudar Timóteo a enfrentar as situações de dificuldade. O bom ministro transmite a Palavra aos irmãos e fortifica-se na graça que está em Cristo Jesus. Quando vamos ministrar a Palavra aos irmãos, devemos nos fortificar na graça do Senhor Jesus. “E o que de minha parte ouviste”: a fonte do ministério da Palavra eram os ensinamentos de Paulo. Que possamos transmitir a homens idôneos e que estes sejam fiéis ao transmitir a outros.

1 Tm 4:6b
“Alimentado com as palavras da fé e do bom ensinamento”. Não se trata de estudar a Palavra da fé e obter apenas conhecimento, mas alimentar-se com as Palavras da Fé. Nós temos o Alimento Diário e diariamente podemos obter uma porção da Palavra a fim de nos alimentar. Essa é a Palavra da Fé. Tudo o que se refere à economia de Deus é a Fé. A verdade é a realidade e o conteúdo da Fé. Quando você fala da economia de Deus, essa Palavra está cheia de realidade e de vida.

2 Tm 3:10
Seguir o bom ensinamento é uma palavra crucial. Em 1 Tm 4:6, Paulo fala que Timóteo estava seguindo as palavras da fé e da boa doutrina, mas em 2 Tm 3:10 ele acrescenta: tens seguido de perto. Nós temos que seguir os apóstolos de perto para não perdermos de vista. O jovem Timóteo pôde seguir de perto o ensino, o propósito, o procedimento, a fé, a longanimidade, o amor e a perseverança de Paulo. Quando Timóteo segue o ensinamento, ele está capitando o propósito, o procedimento, o viver, a fé, a longanimidade e a perseverança de Paulo.

2Tm3:14
É muito importante que saibamos de quem temos aprendido. Precisamos seguir de perto e aprender dessa fonte.

2 Tm 3:1-9
Para quem Paulo falou as palavras contidas em 2 Tm 3:1-9? Para pessoas que estão na igreja, pois no versículo 5 diz: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder”. “Desobediente aos pais” – Timóteo sabia de quem estava aprendendo e qual era a fonte. Como a fonte era Paulo, este se tornava pai espiritual de Timóteo. Ser desobediente é não honrar a origem pela qual aprendemos as coisas que dizem respeito à economia de Deus. “Ingratos” – alguém que recebe muita coisa boa desse ministério e, no fim, dizem não ter recebido nada. Nós precisamos ser gratos ao Senhor pelo que ganhamos na vida da igreja. “Irreverentes” são aqueles que têm total falta de respeito. Que sejamos como Timóteo, pois sabemos de quem temos aprendido.

1 Tm 4:7
Fábulas profanas são ficções e inverdades criadas pela imaginação do homem. Vemos muito disso no Youtube, onde existem pessoas que ganham milhões de reais com fábulas. “Exercita-te, pessoalmente, na piedade” – a piedade é o viver que expressa Deus. Precisamos ter esse viver. Quando você vive pela vida de Deus, você tem uma expressão da Vida no seu viver. Os outros não podem exercitar o espirito por você. Precisamos exercitar o Espírito por meio de invocar o nome do Senhor Jesus. Estar no Espírito de vez em quando não nos faz um homem espiritual. Para isso, precisamos exercita o espírito sempre. Aqui, o apóstolo compara o exercício da piedade com o exercício físico. Alguém que deseja definir os músculos do corpo precisa puxar peso todos os dias. É necessário anos de exercício para alcançar um corpo exercitado. Precisamos exercitar nosso Espírito a todo momento. Queremos ter um Espírito forte que jorra vida para todo lugar.

1 Tm 4:8
O exercício do espirito traz proveito a todas as áreas do viver humano.

2 Tm 1:1
O que é a promessa da vida? Por que promessa? Temos o Espírito prometido (Gl3:14) e esse Espírito prometido traz a Vida. O ultimo Adão tornou-se o Espirito que dá vida (1Co15:45b). Essa promessa já foi concretizada. Não é para o futuro, mas para agora. “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna” (1Tm6:12) – este tempo verbal está no presente. Você tem que tomar a posse da vida agora. Agora que você está precisando. Tome posse da vida eterna. Você tem a promessa da vida que agora é. Não deixe para depois, a vida está disponível para você e só tomá-la.  

1 Tm 4:9
Paulo estava dizendo a Timóteo: essa Palavra é fiel e digna de inteira aceitação. Não tenha dúvida, ela é fiel.

1 Tm 4:10
Qual a tua esperança, o futuro ou a carreira? Você deve colocar a tua esperança no Deus vivo. “Cristo me nós, a esperança da glória” (Cl1:27).

Primeira e Segunda Timóteo falam do Deus salvador. Você pode dizer: mas eu já fui salvo. Por que Paulo segue falando do Deus salvador? Porque a nossa salvação não terminou quando cremos, mas continuamos sendo salvos até que cheguemos à glorificação. Deus cuida da nossa salvação dia a dia. 2Co1:10 mostra que Ele nos salvou no passado, no espírito, e atualmente está trabalhando a salvação da nossa alma. No futuro, Ele nos dará a salvação do nosso corpo, daqueles santos e fiéis que estão nesse processo de salvação desde a justificação pela fé, passando pela santificação, incluindo a transformação e a conformação, chegando finalmente à glorificação. Esse é todo o processo da salvação completa de Deus.

1 Tm 4:11
Paulo fala repetidamente: expondo estas coisas, ensina estas coisas, ordena estas coisas. Paulo dá liberdade a Timóteo para dar ordem com relação a estas coisas. Nossos irmãos de frente têm que receber a liberdade para falar abertamente conosco. Trata-se de uma ordem, precisamos praticar. Isso é seguir fielmente o apóstolo.

1 Tm 4:12
“Torna-te padrão dos fieis” – não se julgue como jovem que diante dos mais velhos é desprezado. Pelo contrário, dê um passo adiante e suba um nível mais alto, tornando-se um padrão deles. Ser padrão dos fiéis faz referência a todos os santos da igreja. Seja um padrão na Palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

2 Tm 1:13
Nesse trecho de segunda Timóteo aparece “sãs palavras”. Aqui, Paulo exorta a Timóteo que mantenha o padrão das sãs palavras e não desça o nível, mas mantenha o padrão, para que as Palavras não sejam perdidas. Sãs palavra são aqueles cheias de vida e saúde. Quanto mais vida, mais saúde. Essa palavras trazem cura e saúde espiritual. Timóteo estava muito atento ao falar de Paulo e isso nos deixa um modelo, a fim de ficarmos atentos e alinhados com o falar dos apóstolos. Quando o caminhão sai cheio de fé subjetiva, ele carrega a Palavra, as sãs palavras, para dentro do nosso espírito. Nesse momento, além de adquirirmos a fé subjetiva, nos conectamos com Deus. Isso nos faz uma pessoa saudável, cheia de saúde para vencer. Essa fé, quando chega até nós pela palavra saudável, produz fé subjetiva e amor. Fé e amor andam sempre juntos.

1 Tm 4:12
“Procedimento” está relacionado ao viver, o “amor” provém da fé e precisamos ter um coração “puro” em todos os aspectos.

2 Tm 2:22
Esses versículos que estamos citando estão no mesmo nível: 1Tm4:12 fala de não desprezar a mocidade e 2Tm2:22 fala de fugir das paixões da mocidade. Como o jovem Timóteo, é preciso fugir das paixões e seguir a justiça, a fé o amor e a paz com os que de coração puro invocam o nome do Senhor. Essa é uma grande arma para fugir das paixões da mocidade: ficar e permanecer com os irmãos.

1 Tm 4:13
Nesse versículo, Paulo falou para Timóteo que tinha intenção de chegar à Éfeso. Enquanto isso não acontecia, Timóteo precisava falar a Palavra. Esse bom ministro de Cristo Jesus é principalmente um ministro da Palavra, acompanhado de um procedimento, de um viver que expressa Deus, seja no amor, na justiça ou na fé. Este é o padrão de viver de um homem que fala por Deus. Em 1Co13, Paulo fala de um címbalo que retine e um bronze que soa, mas não tem vida interior. A palavra deve vir acompanhada do viver que expressa Deus.

2 Tm 4:2
Enquanto Paulo não chega, Timóteo deve pregar a palavra, quer seja oportuno, quer não. Às vezes, vamos pregar o evangelho e procuramos oportunidade. Contudo, devemos pregar mesmo quando não é oportuno. Quando minha esposa está pregando para alguém, às vezes sinto que não é oportuno, mas agora me arrependo. Isso é ser um bom ministro de Cristo Jesus.

1 Tm 4:14
“Imposição das mãos do presbitério” – os presbíteros de Listra já haviam colocado as mãos sobre Timóteo. O irmão Pedro nos falou que ele talvez fosse tímido e os presbíteros oraram para que ele abrisse a boca para o ministério da Palavra e falasse a Palavra de Deus. Não te faça negligente com relação ao dom que está em ti.

2 Tm 1:6-7
Em 1Tm4:14 mostra a imposição das mãos do presbitério e agora, em 2Tm1:6, mostra a imposição das mãos de Paulo. Provavelmente, os presbíteros impuseram as mãos juntamente com Paulo sobre Timóteo. A intenção de Paulo é fazer que Timóteo se lembrasse disso. “Te admoesto” – provavelmente, no tempo da primeira epístola, Timóteo estivesse bem. Paulo tinha que ir para Macedônia e deixou Timóteo em Éfeso para tratar das coisas da igreja. Quando Paulo escreveu a segunda epístola, já estava aprisionado. Isso deve ter abalado muito Timóteo. Primeiro porque a situação da igreja ia piorando e ele não sabia o que fazer. Segundo, Paulo foi preso e Timóteo deveria estar bastante enfraquecido devido todas essas coisa. “Dom de Deus” é o fogo, a chama do Espírito. Timóteo tinha que “reavivar”, abanar para que o fogo surja outra vez. Isso mostra que Timóteo deixou morrer o espírito. Que isso não aconteça conosco. Vamos manter a chama e o Espirito acesos. Ele é como fogo. Não apagueis o Espírito (1Ts5:19). O Espirito tem que estar sempre com fogo. Porque digo isso? Porque em 2Tm1:7 mostra que Deus nos deu Espirito de poder, amor e mente sóbria, sobriedade. De onde veio o espírito de covardia que você tem agora? Paulo falou que não havia sido ele que havia dado, muito menos Deus, mas sim o inimigo. Nós não somos covardes, mas Satanás sim. Nosso espirito é de poder, de amor e de moderação.

2 Tm 1:8
Timóteo estava até com vergonha do testemunho do Senhor e de Paulo. Aconteça o que acontecer, não podemos perder o fogo do Espirito e não podemos nos envergonhar do testemunho do Senhor e do apóstolo. Vamos ser um e participar dos sofrimentos a favor do evangelho. Aqui é o evangelho completo de Deus. 2Tm4:5 fala assim: “faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Pensam que esse ministério é para pregar apenas o evangelho da graça. Não, é o evangelho da salvação completa de Deus.

1 Tm 4:15
“Estas coisas” são todas as coisas que os irmãos estão falando para nós. Tudo o que temos ouvido é resumo destas coisas. Irmãos, precisamos estar meditando “nestas coisas” e ser diligente para que todo progresso seja manifesto. Se temos um viver de piedade, vamos ter um progresso que os outros vão reconhecer. Não é para nos exaltar, mas para quando crescermos em vida e na piedade e houver melhora no nosso procedimento, os outros notem e reconheçam nosso crescimento. A vida da igreja não é para ficar passivo. Como se dissesse: “Eu sou assim e é uma fatalidade do destino”. Tem jeito sim! Vamos ser diligentes nessas coisas, para que nosso progresso seja manifesto. Não podemos ser parados e passivos com a vida da igreja. Mesmo a minha pessoa, com 68 anos de idade, devo buscar meu progresso. Enquanto o Senhor não me levar, tenho que progredir e não posso dar sucesso para a minha alma, mas ir para o próximo nível sempre. Precisamos ser diligentes.

1 Tm4:16
“Tem cuidado de ti e do ensinamento” – tem cuidado no teu viver e maneiras. Você precisa cuidar de si mesmo. Por que nosso viver tem que refletir o mesmo que ensinamos? Às vezes, o que ensinamos está acima do que já alcançamos. Não tem problema nisso. 2Co4:13 diz: eu cri, por isso que falei. Falamos pela fé, mas o ideal é que possamos melhorar a conduta. Nesses dias, eu tenho ouvido essa Palavra e falei para mim mesmo: preciso cuidar de mim mesmo e do meu interior. Quanta coisa negativa ainda tenho em meu homem natural que, ao invés de edificar a igreja, pode trazer dano. Não é para sermos introspectivos. Somos contrários à introspecção. Devemos levar positivamente, à luz do Senhor, as coisas que ainda não alcançamos. Isso é importante para que nosso progresso seja manifesto. “Do ensino” – o que dá peso à nossa Palavra é o que somos, nosso viver e piedade acompanhado com o que sai de nossa boca. Isso nos dá muita intrepidez na fé. Continua assim, cuidando de si mesmo, não só cuidando dos outros e esquecendo de cuidar de si, isso não pode acontecer. Precisamos cuidar dos outros e de nós mesmos. Parece que fazendo a obra, está tudo bem. Quando ajudamos os outros, isso nos dá uma falsa sensação de que estamos bem, mas precisamos ir diante da luz do Senhor. Nosso ensino está de acordo com a nossa pessoa? Nós temos que viver a vida da igreja intensamente. O Senhor vai voltar e quero ser um vencedor. Se continuarmos assim, nesse estado de vencedores, com o desejo de sempre melhorar, tendo o progresso manifestado entre os irmãos e cuidando de nós mesmos, quando o Senhor voltar, nos achará fazendo assim. Essa é a importância de falarmos a Palavra do Senhor que leva vida, fé, amor e encorajamento aos irmãos e ouvintes.

Os irmãos estão desesperados para nos preparar para a volta do Senhor. Se dependesse do coração deles, seríamos todos vencedores. Eu quero ser vencedor e preciso me esforçar mais ainda. Para concluir esse século, o Senhor preparou várias ferramentas e precisamos nos envolver com elas:

Expolivro: quando o Expolivro voltar, vamos sair para “arrebentar”;

Colportagem Dinâmica: Há uma estimativa de que os colportores oram por 22 milhões de pessoas por ano e vendem diariamente de 9 a 10 mil livros. Nunca houve isso na história da igreja e está acontecendo nos nossos dias.

Avança Jovem: Nunca houve tantos jovens interessados em viver a vida da igreja.

Mulheres Conectadas em uma rede de cuidado. Muitas que não se reúnem conosco estão nesses grupos de cuidado.

CEAPE: vamos todos para o CEAPE. Se houvesse CEAPE na época de Paulo, ele enviaria Timóteo para lá.

Senhor Jesus! Obrigado, por essa Palavra de primeira e segunda Timóteo que nos mostra como devemos proceder na Sua casa, coluna e base da Verdade. O mistério da Fé. Quão grande o mistério da Fé. Ensina-nos e faz-nos bons ministros de Cristo Jesus, apressando Tua vinda. Nos capacita a ser vencedores e obrigado pela vida da igreja! Amamos a todos os irmãos.

Muito obrigado!

Jesus é o Senhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *