Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (17)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

 

Mens 17. REAVIVAR A CHAMA DO DOM DE DEUS
LB: 2 Tm 1:6

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do local de reuniões da Igreja em Piracicaba-SP, em 26/02/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Nas mensagens 13 e 14 falamos sobre Combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé. Foram mensagens intensas e com muito conteúdo. Nesta noite estamos na mensagem 17 e o título é Reavivar a chama do dom de Deus.

É muito interessante que nos livros de 1 e 2 Timóteo Paulo usa de muitas ilustrações e figuras para transmitir a Timóteo e aos leitores dessa carta, por exemplo: Combater o bom combate, imaginamos uma cena de guerra; Completar a carreira, imaginamos uma corrida; Guardar a fé, alguém quer tomar um tesouro de nós. Também há o próprio tema da conferência onde a coluna pode ser vista de longe e permanece, como nas ruínas da Grécia antiga. Podemos ver ainda muitas outras ilustrações: como um soldado que é arregimentado; aquele que compete em jogos, lutador ou atleta; o lavrador, quando falamos sobre manejar a palavra da verdade, tal como um marceneiro cortando madeira com um serrote, retamente.

Hoje veremos 2 Tm 1:6-7. A figura que vamos apresentar hoje é a de uma chama de fogo que queima, mas está se apagando. E Paulo está falando para Timóteo não deixar que esta chama se apague, reavive esta chama, abane a chama para reacender novamente. E queremos que cada um dê uma olhadinha para sua própria chama, no fogo que há dentro do seu espírito! Consegue sentir o calor?!

Houve uma conferência de jovens em que o tema foi “E o fogo não se apagará” e, em uma das mensagens que dei, usei a ilustração daqueles que estavam correndo com a tocha olímpica e cada um tem que correr certo percurso com ela. Não basta apenas correr, não é ter a formalidade de correr com a postura correta, dá uma olhadinha na sua tocha e veja se o fogo está aceso ou já se apagou! Ou você tem se enganado achando que o fogo está fumegando e ele não está mais lá? Muitas vezes, nosso serviço é só exterior, então, hoje é um momento para reflexão! O fogo ainda está lá? Você ainda sente o fogo queimar em seu espírito? Tem fogo dentro de você?

Nos anos 70 e 80 havia muito fogo! Eu toquei no fogo dos irmãos! Com o decorrer do tempo novos irmãos se levantaram, mas a estes irmãos mais antigos fica a pergunta: ainda há fogo? Ou nosso fogo já se apagou e estamos apenas vendo os mais jovens pegar fogo? Eu não quero que este fogo se apague! Eu quero continuar a queimar! Que todos nós possamos ouvir esta palavra de hoje e reavivar sua chama!

2 Tm 1:6
Paulo estava falando que um dia ele passou o fogo no ministério através de profecia, ele e os presbíteros impuseram as mãos e o jovem Timóteo pegou fogo! Nessa ocasião, houve uma admoestação a Timóteo, uma advertência. Paulo percebia que o fogo de Timóteo estava se apagando, e pediu que reavivasse o dom de Deus!

Pela nossa versão ARA, não conseguimos detectar bem o significado da palavra original, mas se formos direto no grego a palavra usada é anazopureo, que significa: acender, por fogo, inflamar a mente, reavivar, (ser) fervor(oso). Ela é formada por três outras palavras:

Prefixo ana para cima/de novo
Zo um ser vivo, coisa viva
Pur ⇒ fogo
Eo uma das terminações que dá à palavra a forma verbal, como peripateo, stoicheo. É uma ação!

De acordo com a versão NVI à Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.O fogo estava morrendo, se apagando e Paulo fala para levantar o fogo, reacendê-lo, dar vida, não deixar morrer! Se lermos em outras versões da Bíblia, podemos ver várias traduções e, em algumas delas, consegue-se transmitir bem.

  • A nossa versão ARA diz: à Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.

A nossa versão fala em reavivar, que também transmite a ideia de reacender a chama. A primeira pergunta é: O QUE PODE APAGAR O FOGO DO ESPÍRITO? Pois, para a grande maioria dos cristãos, quando se converteram era um fogaréu, havia uma labareda. Mas por que com o tempo o fogo se apaga? Vou mencionar quatro itens, dentre tantos, que pode apagar o fogo:

1) O declínio (iniquidade) na presente era e a propagação da iniquidade – a operação do mistério da iniquidade, contaminação com o vírus: É algo constante, como jogar água no fogo constantemente. Se não nos cuidarmos, blindarmos, nos vacinarmos, esse fogo se apagará.

Mt 24:12; 1 Tm 4:1-2
Esfriar-se quer dizer que o fogo está se apagando. Isso ocorre por causa da multiplicação da iniquidade. Há muita ação de espíritos enganadores e demônios, tudo isso caracteriza o declínio. E quando a consciência morre (cauterizada), perde a sensibilidade e o fogo começa a se apagar. São itens que causam a neutralização do espírito do homem. É como se o inimigo pegasse um extintor de incêndio e tentasse apagar o fogo, deixando-nos apáticos, insensíveis e nosso coração fica caloso. Não sentimos mais nada.

2 Tm 3:1,4
Egoísta é amante de si mesmo. Avarento é amante do dinheiro. Os adolescentes, pré-adolescentes e crianças são caracterizados hoje como desobedientes aos pais, sem referência alguma. Não amantes do bem. Essas pessoas amam três coisas: a si mesmas, o dinheiro e os prazeres. Não amam o bem e não amam a Deus. Tudo isso neutraliza o espírito do homem, apaga o fogo.

1 Co 6:9-11
Isto estava acontecendo na igreja. Por isso, muitas vezes, dentro da igreja o fogo dos irmãos se apaga porque essas coisas se infiltram sorrateiramente na igreja. Não destacaremos nada, todos estão na mesma categoria. O que é pior, homossexuais, avarentos ou maldizentes? Não importa, tudo isso apaga o fogo. Não herdará o reino de Deus. Não é um ou outro. São coisas que entram sorrateiramente.

Gl 5:19-21
As obras da carne. Todos entram na mesma categoria. Porfias são contendas, ciúmes, iras referem-se a brigas, dentre tantas citadas. Nenhum que pratica estas coisas herdará o reino de Deus. É a mesma sentença para tudo.

Ef 5:3-7,11, 18
Nenhum destes tem herança no reino de Cristo e de Deus. Estas coisas todas apagam o fogo e apagam de uma maneira muito forte e depois é difícil acender novamente. Queremos ter cumplicidade no Reino de Deus, na Sua obra! Cumplicidade é algo que reacende o fogo. O vinho deste mundo apaga o fogo, mas o Espírito reacende nosso espírito!

Ap 3:15-16
Se fosse frio, o fogo estaria apagado por completo, se fosse quente o fogo está forte. Mas está morno. A mornidão é perigosa, é o fogo se apagando.

2) As ansiedades, preocupações do dia a dia: é uma coisa que afeta a todos, não é pecado, não é uma coisa maligna, é justificável, mas apaga o fogo. Isso é um grande fator hoje.

Mt 6:25, 32-33
Estas são as necessidades comuns a todos. Todos têm dificuldades. Vamos nos preocupar? Andar ansiosos? Quando isso nos afeta, precisamos da igreja para cuidar uns dos outros. O mistério da piedade, Deus manifestado na carne na forma de amor! Isso as pessoas não entendem. Mantenha o fogo aceso e todas estas coisas nos serão acrescentadas. Quando o fogo apagar podemos não ter mais nada. Precisamos crer nas palavras do Senhor, que nos são de encorajamento.

Fp 4:6
Quando falamos da oração na Mens 06 Conferência Internacional – FEV/2021, falamos que a oração é mais geral e a súplica, mais específica. Orar crendo que o Senhor já respondeu porque é do interesse do Senhor cuidar de nós para que possamos continuar servindo a Ele de uma maneira adequada, com saúde, alimentados, animados. Precisamos crer nisso e nos cuidar da melhor maneira possível.

1 Pe 5:7

Dizer que não teremos mais ansiedade é uma coisa difícil. Mas Pedro sabia que, ainda assim, andaríamos ansiosos e então o que temos de fazer? Lançar sobre Jesus nossa ansiedade, através da oração, invocando, clamando e chorando. Daí, nosso fogo pode ser reacendido outra vez.

3) Problemas, dificuldades na igreja: este item diz respeito àqueles que servem. Timóteo caiu nesta situação. Em Éfeso, Timóteo estava com o fogo bem aceso, por isso Paulo o encarregou de admoestar os irmãos ali. Mas por causa dos problemas e dificuldades da igreja, desobediência da liderança, Timóteo não conseguiu levar a igreja da forma como Paulo esperava. Por causa disso Timóteo se desanimou. Se nos sentimos desanimados por conta da igreja em que servimos, devemos saber que é uma situação normal. É uma estratégia do inimigo usar os problemas da igreja para apagar o nosso fogo. Essa é uma reunião de conscientização. 

Tm 1:3-4; 2 Tm 1:6-7; 1 Tm 5:23
A palavra doutrina (v. 3), no grego, é heterodidaskaleo: não ensinar outra doutrina, diferentes coisas, diferente dos apóstolos, do que Paulo havia ensinado. Estes dois versículos de 2 Tm, mostram que a situação da igreja, dos irmãos, fez com que a chama de Timóteo se apagasse. Os problemas da igreja geraram muito estresse em Timóteo, não apenas apagou o espírito, mas também o deixou doente do estômago, com gastrite pelo estresse, preocupações e ansiedades. Paulo falou para ele tomar um remédio ao invés de usar seu dom pentecostal para curá-lo.

4) Ideologias, filosofias: estas coisas também apagam o fogo. Universitários devem se guardar. Não se deixar iludir pela aparência de felicidade que os colegas demonstram indo para baladas e festas. Ao entrar por esse rumo, não há mais volta. Deus atendeu a oração de passar na universidade, mas o fogo se apagou ali.

 Cl 2:8
Paulo advertiu a igreja em Colossos. Que ninguém nos enrede, emaranhe, enrole. Não nos deixemos levar cativos, como prisioneiros, como prêmio ou recompensa de uma filosofia ou vã sutileza. O fogo se apaga.

2 Tm 1:7
Este versículo nos mostra que a maneira de reavivar a chama do dom de Deus é através do Espírito. Declaro em alto e bom tom que eu e você temos o espírito humano. Hoje, a grande maioria dos cristãos nem sabe que possuem um espírito. Na igreja fomos ensinados desde o início que devemos exercitar o espírito.

Jo 3:6; Jo 4:24; Rm 8:16
Vemos três porções da Palavra que dizem que existe um Espírito de Deus, que é fogo, e um espírito no homem, que é aceso pelo Espírito de Deus. [1] O que é nascido do Espírito de Deus, é espírito humano. Este espírito é para ser uma tocha acesa. É para queimar! Pois Deus é Espírito, fogo consumidor.

[2] Deus queima, é fogo! É Espírito. E seus adoradores vem o adorar queimando, com fogo! Quando cantamos, quando pregamos, quando oramos, quando servimos deve haver fogo! [3] Quando meu espírito está se apagando, o Espírito de Deus nos diz: acende esse fogo novamente, você é filho de Deus, nasceu para vencer, para ser vencedor, para ser parte do exército de Deus, para queimar!

2 Tm 4:22
Que possamos acender esse fogo novamente, pois o Senhor nos diz isso. Não apenas temos um espírito, mas ele está unido ao Espírito do Senhor!

1 Co 15:45; 1 Co 6:17; 2 Co 3:17
O Espírito que dá vida é o que dá fogo. Essa vida é fogo! O Senhor se tornou O Espírito e, nós que nos unimos ao Senhor, recebemos Jesus Cristo, nos tornamos um espírito com Ele.

Ex 3:1-15
No antigo testamento, há uma figura muito boa que ilustra um pouco a questão do fogo, de queimarmos. Moisés e a chama da sarça ardente. Por quase quarenta anos Moisés foi educado no Egito. Mas pelos poucos anos que passou com sua mãe até ser desmamado, ela acendeu um fogo nele que nunca se apagou. Ele sabia quem era, que era um Hebreu! Por quase quarenta anos Satanás tentou apagar esse fogo, mas Moisés se negou e rejeitou o que lhe foi oferecido ali. Depois de sair do Egito, aos quase oitenta anos de idade, ele foi chamado por Deus. Estava no deserto, longe da civilização por quarenta anos.

A sarça é um espinheiro. Uma planta que não possui valor nenhum. Queimava continuamente a sarça continuava lá. Onde Deus está é Santo, onde está o Seu fogo. O fogo é vinculado a uma missão. Quando Deus aparece no fogo e quer queimar, Ele quer passar um encargo para você. O que o inimigo quer fazer é matar tal encargo e missão pois o fogo se apaga. Deus se identificou, pela primeira vez, a alguém de Seu povo com o próprio nome: YHWH. O SENHOR, escrito desta forma, diz respeito ao nome dEle. Até hoje os judeus não pronunciam este nome.

At 7:35; Mc 12:26; Lc 20:37; Ex 3:15; Ex 6:1-3; Gn 3:24
Este evento da sarça é mencionado no novo testamento como referência. A sarça ardente tem a ver com a missão. O FOGO TEM A VER COM A MISSÃO. E o nome de Deus, Jeová (YHWH) aparece em outros momentos do pentateuco, pois foi escrito por Moisés que gravou esse nome desde que começou a escrever. Só para Moisés que Deus revelou este nome. A chama de fogo da sarça representa a glória da santidade de Deus.

Querubim  Glória
Espada  Justiça
Fogo Santidade

O fogo que Moisés viu representa a santidade de Deus, por isso foi-lhe dito para tirar a sandália dos pés. Quando Deus nos envia a uma missão, esta missão é santa. Se queremos servir a Deus, necessitamos de santificação. Por isso temos a redenção de Cristo.Quando o homem caiu e foi expulso do jardim, o que Deus colocou na entrada do jardim? A tradução literal de Gn 3:24 diz respeito a uma espada flamejante que se revolvia. Aqui temos o fogo, a espada, o querubim. Este era o tríplice requisito para o homem poder voltar ao jardim novamente e contatar a árvore da vida. Quando caiu, o homem perdeu acesso a estas três coisas. Deus guardou o caminho do jardim.

Dt 4:24, 9:3; Hb 12:29
Deus é fogo que consome. Quando dizemos para queimar em nosso espírito não é queimar um fogo estranho. O serviço de Deus é santo. Devemos servir de acordo com os princípios de Deus.

Gn 3:17-19 (ARA, ARC, KJA, NAA)
A sarça era um espinheiro. Ela representa a maldição do pecado. Abrolhos pode ser traduzido por espinhos. Ninguém planta o espinho, ele deve ser derrubado. Cardo é erva daninha. A sarça representa maldição è o homem caído sob maldição.

  • Versão ARC: Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.
  • Versão KJA: A terra produzirá espinhos e ervas daninhas, e tu terás de comer das plantas do campo.
  • Versão NAA: Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo.

Não existe um fogo sozinho no ar. O fogo precisa da sarça. Aquela visão representava o fogo da glória da santidade de Deus. Deus estava mostrando para Moisés que ele era aquela sarça. Moisés se dizia inútil, mas Deus como fogo precisava de Moisés para queimar. Esta palavra hoje é para nós. Deus precisa de sarças hoje. Para ser visto, Deus precisa de algo para queimar em cima, isto é, de um pecador redimido, que foi salvo, chamado. Um pecador redimido não é consumido pelo fogo de Deus. Ele nos livrou da maldição! A redenção de Cristo.

Gn 3:21, 4:4
Aqui o evangelho foi pregado. A pele era a justiça. Abel creu no evangelho, seguiu os passos de Adão, não ofereceu os frutos do campo. Abel seguiu o princípio da redenção de Deus.

Gl 3:13-14
Sarça ardente (sarça + fogo). A sarça era maldita, mas hoje já não é. A sarça foi abençoada. Cristo veio e se revestiu da humanidade da sarça, morreu na cruz como sarça na cruz. Cristo, com Sua redenção, satisfez todos os requisitos da santidade de Deus e removeu a maldição e o resultado disso é que houve a união da sarça com o fogo. Aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele. Antes Deus era fogo consumidor, tudo era pulverizado, mas quando Deus queima na sarça, que somos nós que fomos redimidos, a sarça não é consumida.

Nós, hoje, somos o recipiente para conter o fogo de Deus, individualmente e coletivamente. Da redenção de Cristo foi permitido ao fogo divino, o Espírito, unir-se com a sarça, habitar com a sarça, fazendo dos dois um só. Deus como fogo consumidor, habita a sarça sem consumi-la. A figura evidencia que a sarça é necessária, mas não é o combustível do fogo. O fogo vem de Deus. Nós só somos o receptáculo do fogo.

Se nosso fogo está se apagando, precisamos reacender esse fogo. Somos apenas o canal pelo qual a glória da santidade de Deus é manifestada. O tesouro em vaso de barro. A sarça, redimida da maldição, é abençoada por conter o fogo divino. Isso nos remete à igreja como sendo coluna e base da verdade. A coluna, na verdade, é uma sarça e, no alto da coluna, há o fogo que todos podem ver de longe. A verdade é o fogo queimando no topo da coluna. Isso é a luz do evangelho, da palavra, irradiada através do fogo que há em nós. É esse fogo que Deus quer que tenhamos.

Dt 33:16 (ver ARA, ARC); Hb 3:5-6; Lv 22:18; Nm 12:7; Ex 25:8; Ez 37:26-27; 1 Tm 3:15; 1 Pe 2:5, 4:17; Ef 2:19; Nm 9:15-16
A palavra apareceu em Dt 33:16, no original, é shakan e significa: habitar, morar. Deus não apenas apareceu na sarça, Deus morava naquela sarça! Aquela sarça virou a casa de Deus! Deus não habita em casa feitas por mãos humanas, Deus deseja habitar em nós. A sarça era a habitação de Deus.

Na Bíblia, a habitação de Deus é seu povo corporativo. A casa de Deus era o povo de Israel, a casa de Cristo é a Igreja. A Igreja é a casa de Deus! Essa casa somos nós! A casa de Deus que era Israel, era simbolizada pelo templo e pelo tabernáculo. Deus ainda não podia entrar no espírito. Isso era no Antigo Testamento. No Novo Testamento a igreja representa a casa de Deus, casa espiritual. Família de Deus é Casa de Deus.

Em Nm 9, há uma revelação maravilhosa. Temos que, quando o povo marchava, era conduzido pela coluna de nuvem. De noite, quando o povo acampava, a coluna de fogo ficava sobre o tabernáculo, sobre a casa. Ou seja, o tabernáculo era a sarça ardente gigante! No deserto, o tabernáculo representava todo povo de Israel, cheio de espinhos, mas Deus amava aquele povo. Quem olhava de longe via o tabernáculo e acima o fogo è era uma sarça ardente gigantesca!

A sarça representa o povo redimido de Deus em seu aspecto coletivo. A igreja é uma sarça ardente! Mesmo sem poder político, financeiro ou social há fogo! Quem olha de longe vê mistério! O Deus Triúno queima dentro de nós, sobre nós. Somos esta sarça restaurada e redimida. Por meio do santo fogo divino, a sarça que era maldita e foi redimida, é transformada para ser a habitação de Deus.

Lc 12:49-50
A missão de Jesus era lançar fogo! O desejo de Deus é ver a terra queimando! Sua expressão. Aos olhos dos judeus, Jesus era apenas uma sarça sem valor. Mas Jesus tinha dentro dele a glória de Deus. No monte da transfiguração Jesus abriu o zíper para aliviar a pressão como grão único de trigo, Ele queria liberar a vida divina logo na cruz! Ele queria liberar a Sua vida divina, e esta é o fogo que Ele queria tacar na terra. O fogo é o evangelho! A terra precisa queimar! Louvado seja o Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *