Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (23)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 23
. O EVANGELHO DE PAULO
LB: 2 Tm 2:8

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 19/03/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Esta é a penúltima mensagem da Conferência, que será encerrada com a palavra do irmão Pedro na mensagem 24. Hoje veremos um assunto muito específico e quero explicar um pouco para os irmãos para que todos possam se situar no momento que vivemos. Este é um tempo muito especial e nos faltam palavras para descrevê-lo.

Todos precisamos estar bem situados na linha do tempo da história do povo de Deus. Precisamos saber em que ponto estamos desde Gênesis até Apocalipse. Deus nos deu uma missão muito especial na vida da igreja. Há alguns anos falei da visão que o irmão Dong nos passou. O encargo dele sempre foi que a vida da igreja tem como meta o reino. Todos os cristãos, os regenerados, estarão na Nova Jerusalém e não precisamos nos preocupar com ela. Nosso diferencial não é a Nova Jerusalém. O evangelho do reino inclui o item do galardão e da disciplina, que é a chave para interpretar o Novo Testamento. Este é o evangelho do reino.

A maioria dos cristãos acreditam que irão para o céu por terem sido salvos e está tudo bem. Mas Deus nos salvou para nos unir a Ele (clique para ver mais a respeito). A glorificação, que é o estágio final da salvação de Deus, não é irmos para um lugar físico. Muitos pensam que irão para o céu, com ruas de ouro. O que Deus realmente quer é inserir-nos Nele. Jesus falou “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Ele veio nos redimir para que pudéssemos ser unidos ao Pai. Jesus veio para nos salvar, nos regenerar para que possamos ser unidos ao Deus triuno. Essa é a meta de Des. A nova Jerusalém também não é um lugar, mas é a união de Deus e o homem. Habitarão juntos por toda a eternidade e todos os salvos estarão nela.

O irmão Dong nos falou no passado que a vida da igreja é como um avião, cuja fuselagem é o livro de Gálatas, as duas asas são Efésios e Colossenses. A cabine de comando é Filipenses e a pista de decolagem é o livro de Filemom. A vida da igreja é muito boa e maravilhosa. Esse avião é maravilhoso. Isso pode nos fazer esquecer qual é o nosso destino. Ninguém embarca em um avião para ficar à bordo desfrutando os serviços da companhia aérea, mas para chegar ao seu destino.

Nosso destino é entrar no reino, é ser vencedores e reinar com o Senhor. O chamamento que recebemos é para nos tornarmos a noiva de Cristo. Esse é o nosso objetivo. Para atingir nosso objetivo precisamos cuidar bem do avião e seguir os procedimentos de decolagem, de cruzeiro e de pouso.

O Senhor nos tem mostrado como devemos proceder na casa de Deus. Contudo, quando estamos chegando no destino, os procedimentos que antes eram de cruzeiro mudam para que o pouso possa ocorrer.

Deus trouxe à tona as revelações de João, especialmente o livro de Apocalipse. Quando o avião decola, o destino está longe e os passageiros não se preocupam com o pouso. Mas quando o destino se aproxima o comandante avisa para se iniciarem os procedimentos de preparação para o pouso.

O que está acontecendo é que com a Palavra que o Senhor tem nos falado, com a reação da igreja e a confirmação do Senhor através dos milagres que estamos experimentando na vida dos irmãos e no evangelho, estamos vendo que nos aproximamos do pouso. Estamos vendo 1 e 2 Timóteo, que falam do tempo de degradação e de como se deve proceder na casa de Deus. Mais do que nunca, hoje precisamos cuidar bem da igreja, mas já com essa clara sensação de que estamos chegando ao destino e próximo ao pouso.

Muitos acidentes ocorrem no pouso. Por isso, para esse momento há procedimentos específicos. Todos precisamos estar atentos e cuidar bem da igreja e dos irmãos. O ministério de Paulo era de edificar a igreja, de preparar a noiva e preparar o exército. João recebeu o ministério de remendar as redes, contra as heresias que estavam entrando. Seu evangelho e suas 3 epístolas serviram para isso. Mas Deus lhe deu também a missão de registrar Apocalipse, com o objetivo de revelar o que em breve deveria acontecer.

Antigamente pensávamos que Apocalipse tratava de coisas futuras que um dia ocorrerão. Muitos estudam esse livro como meros ensinamentos, mas as coisas que em breve deveriam acontecer agora já estão acontecendo. É o momento de nos preparar. Não somos da noite, somos do dia! Precisamos acordar. O avião está se aproximando da pista de pouso e precisamos seguir à risca os procedimentos de pouso.

Por que você acha que o Senhor está sinalizando Sua vinda para nós? É porque o evangelho do reino está sendo pregado. Está sendo pregado pela colportagem dinâmica e a igreja está cumprindo sua palavra falda em Mateus 24:14. Por estar se cumprindo esse versículo, a era de Apocalipse está entrando.

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. (Mateus 24:14)
Para vivenciarmos Apocalipse o evangelho do reino precisa ser pregado para toda terra habitada. Por meio das transmissões pela internet a palavra está chegando a todo o mundo. Há irmãos nos contatando da Hungria, do Paquistão, da Índia. Semana passada vimos aquela tribo na África que está recebendo o evangelho do reino.

Deus está usando as redes sociais para levar a Palavra a todos os lugares. O evangelho da graça já alcançou muitos lugares, mas hoje o evangelho do reino está alcançando toda terra. Então, o fim virá.

Espero que essas palavras iniciais tenham ajudado você a se situar no contexto atual. É por isso que Deus está nos falando sobre Apocalipse. Não está nos falando de forma teológica, mas está falando para nos mostrar que o que está profetizado ali, a realidade dos sete Espíritos, a atuação do Espírito em Sua completude, está se manifestando hoje e o evangelho precisa alcançar a todos.

Por isso, o Senhor nos deu encargo de compartilhar sobre o evangelho. O encargo de Paulo era esse evangelho. Deus lhe deu essa missão, assim como deu a Moisés a economia veterotestamentária.

A economia neotestamentária de Deus foi dada aos apóstolos, especialmente Paulo e João. Paulo recebeu a incumbência de edificar a igreja com toda palavra fundamental e palavra profética. Paulo ensinou os irmãos a como andar e viver no espírito, a como orar, a como preparar a igreja. João complementou com a parte da vida e com a divindade de Cristo, mas também com Apocalipse para nos mostrar o desfecho desta era. Hoje vejo o entusiasmo dos irmãos. Não estamos mais em velocidade e altitude de cruzeiro. O avião já está pousando. Nosso procedimento já não é mais de cruzeiro, mas de pouso. As atividades mudam dentro do avião no momento de pousar. Louvado seja o Senhor pelo momento crucial em que estamos vivendo!

2 Tm 1:8; Cl 1:24
Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus (2 Timóteo 1:8)

O inimigo quer que tenhamos vergonha de falar do evangelho. Precisamos vencer esse medo. Precisamos ter cumplicidade com os apóstolos, com as lideranças das igrejas. O evangelho é personificado, é Jesus Cristo, que sofreu por nós. Hoje devemos participar das aflições do evangelho. Hoje quem prega o evangelho participa dessas aflições.

Essas aflições não são para nossa salvação. Cristo já sofreu tudo que era necessário para nossa redenção. Essas aflições se referem aos sofrimentos por causa do Seu Corpo, que é a igreja (Cl 1:24).

O CONTEÚDO DO EVANGELHO

2 Tm 1:9-10
e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte [Hb 2:14; 1 Co 15:23-26, 52-54], como trouxe à luz a vida [2 Tm 1:1; 1 Tm 1:16; 2 Co 5:4] e a imortalidade [incorrupção Rm 2:6-7; 8:11], mediante o evangelho (2 Timóteo 1:10)

A última palavra do versículo 10 é o evangelho. Em João 1 está registrado que a lei veio por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Temos a Sua encarnação. Quero que vocês vejam como é lindo o evangelho. Ao ver isso, prostro-me diante do Senhor e O adoro. Vamos para as profundezas de Cristo quando tocamos no evangelho.

Ele era o verbo que estava com Deus, mas veio até nós em Sua encarnação (Jo 1:1, 14). Seu aparecimento não foi só Seu nascimento, mas todo o Seu viver humano. Temos também a Sua morte. Quando pregamos o evangelho precisamos falar de Cristo. Mostrar que Ele quis se tornar um homem para se tornar um sumo sacerdote que sabe o que é sentir a dor humana para interceder pelo homem. Em Sua morte, ele destruiu o diabo, que tem o poder da morte e quando Cristo voltar a morte será destruída eternamente no lago de fogo (Hb 2:14; 1 Co 15:23-26, 52-54).

O evangelho inclui a encarnação, o viver humano, a morte na cruz e a ressurreição de Cristo (2 Tm 1:1; 1Tm 1:16; 2 Co 5:4). A imortalidade que Jesus trouxe pelo evangelho se refere à incorruptibilidade (Rm 2:6-7; 8:11)

O EVANGELHO DE PAULO
Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos [At 2:24; 1 Co 15:3-4, 20], descendente de Davi [Mt 1:1; Jo 7:42], segundo o meu evangelho (2 Timóteo 2:8)
Veremos uma série de qualificativos do evangelho no Novo Testamento. O corpo subjacente do ministério de Paulo é o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, o evangelho completo, que ele chama de “o meu evangelho”. Paulo foi encarregado por Deus pelo evangelho.

Todos nós possamos dizer como Paulo: o meu encargo, o meu evangelho. Não é algo que vc conheceu, mas algo que faz parte de sua própria pessoa, de sua constituição.

2 Pe 1:4; 1 Co 6:17; 1 Jo 3:2; Cl 1:27
O evangelho de Paulo era falar de Deus como homem e como Deus. O evangelho de Paulo é Deus manifestado na carne. Ele era 100% Deus, mas também era homem genuíno, 100% homem. Quando nascemos de deus e recebemos Sua vida divina passamos a participar da natureza divina (2 Pe 1:4). A vida divina está em nós. Nascemos de Deus e temos Sua vida e natureza, que estão sendo trabalhadas em nós, se expandindo em nós e nos transformando. Embora nossa natureza caída resista muitas vezes, a vida e natureza divina irão vencer e nos tornar um com o Senhor e um dia seremos iguais a Ele (1 Co 6:17; 1 Jo 3:2). Isso é o evangelho. Temos a natureza humana, mas estamos sendo “divinificados”. Jamais seremos adorados com Deus, mas a Sua vida e natureza estão sendo trabalhadas em nós (Cl 1:27)

A ressurreição do Senhor Jesus – At 2:24; 1 Co 15:3-4, 20
O evangelho puro fala da encarnação, da morte e da ressurreição do Senhor Jesus. Devemos pregar esse evangelho às pessoas

A encarnação do Senhor Jesus (descendente de Davi) – Mt 1:1; Jo 7:42

Rm 2:16; 16:25-26
O que está sendo pregado hoje é o evangelho de Paulo. A palavra profética que está sendo compartilhada hoje é o evangelho, que nos traz luz e esperança. A noite está tenebrosa e escura, mas a aurora está chegando. A palavra profética é o prenúncio da aurora que está chegando. Este “meu evangelho” é o mistério que estava oculto. É por isso que Deus está nos inundando com revelação atrás de revelação. Essas revelações são para nos levar a vivenciar o livro de Apocalipse, vivenciarmos o arrebatamento do filho varão e das primícias.

O evangelho não veio de homens. Há um peso em nosso coração sempre que vamos falar a palavra. Há uma grande pressão em nosso coração. Não queremos falar nossa palavra, mas o que Deus quer transmitir à Sua igreja. Nosso senso de responsabilidade é muito grande (Gl 1:11). Fomos encarregados desse evangelho. Deus quer que você e eu recebamos esse encargo de Deus, o evangelho completo de Deus e possamos dizer: este é o meu evangelho. É o evangelho que eu vivo e prego (1 Tm 1:11).

O evangelho de Deus era o evangelho de Paulo e hoje é o nosso evangelho. Esse Evangelho é com respeito ao Filho de Deus. Ele se tornou um homem e veio da descendência de Davi. Não só isso, mas quando morreu e ressuscitou foi designado Filho de Deus com poder. Ele já era Filho de Deus em Sua divindade, na eternidade, mas quando Jesus como homem foi ressuscitado, Sua humanidade foi designada Filho de Deus. Agora, não apenas como Deus ele é Filho de Deus, mas também como homem foi designado Filho de Deus. Pela primeira vez temos um homem que é Filho de Deus. Temos um homem na glória. Este é o processo que Cristo passou (Rm 1:1-4).

Hoje nós também estamos passando pelo mesmo processo do Evangelho. Fomos regenerados e temos a vida divina em nosso espírito. através da santificação, da transformação, da conformação e da glorificação, então nosso ser será totalmente glorificado e seremos iguais a Cristo (1 Jo 3:2).

Esse evangelho de Paulo que Deus quer nos encarregar. O avião está chegando e estamos em procedimento de pouso. Hoje precisamos de uma liderança que prepara a igreja para se aprontar como a noiva de Cristo e o exército do Senhor. Estamos vivendo o livro de Apocalipse. É o momento de nos apegar às palavras proféticas de Apocalipse, apegando-nos ao evangelho que nos leva a ser o filho varão e as primícias, os vencedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *