Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (24)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 24. RELÂMPAGOS, VOZES E TROVÕES
LB: Ap 4:1-5

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 21/03/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Graças a Deus que Ele nos tem dado Sua revelação. O irmão Ezra, em sua última mensagem, falou a respeito do avião que está para pousar, ou seja, que estamos fazendo os preparativos para o final dos tempos, para a conclusão da economia de Deus no NT por meio do ministério de João. Esse ministério foi especialmente escolhido por Jesus para atuar no final dos tempos (Jo 21). A utilidade do ministério de João será, principalmente, na reta final que antecede a vinda do Senhor.

Sobre a aurora astronômica, náutica e civil compartilhadas em mensagens anteriores – isso é apenas uma ilustração para falarmos das coisas espirituais. A aurora astronômica significa que, primeiramente, Deus revela aos seus profetas o que quer fazer. Começando a aurora, iniciam os muitos milagres. Vimos em Sl 110 a respeito de Sião, a parte forte da igreja. A mulher de Ap 12 representa a totalidade da igreja enquanto o filho varão representa a parte forte da igreja, Sião que se preocupa com os interesses do reino nesta terra. Sião dará a Jesus o cetro de poder para dominar as nações. Em Sião, o povo da igreja se apresentará generoso (110:3 KJA). A convocação já se iniciou com o ministério de João.

Com a aurora sempre acontece a descida das gotículas do orvalho, as quais representam as bênçãos dos céus. Muitas pessoas, muitos cristãos estão sendo despertados e descobrindo que são importantes nesse processo final da vinda do Senhor. Muitos jovens de idade e joviais no espírito estão se apresentando. Deus está preparando exército de jovens santos nesta terra.

Com a chegada do momento da aurora, é chegada também a era do apocalipse. Muitos foram regenerados pelo Espírito Santo, mas Deus não pode contar com todos e sim com a parte forte, aqueles que amam a volta do Senhor, os que querem mudar seu estado e estágio.

Apocalipse é um livro que trata dos sete Espíritos. Desde o dia do Pentecoste, quando a igreja foi gerada, começou a era do Espírito. E nesses vinte séculos, o Espírito tem trabalhado na igreja fazendo Sua restauração e, finalmente, chegou o momento da igreja em Filadélfia, um ambiente maravilhoso de unidade na liderança das igrejas, onde existe coesão, empatia e uma ligação muito íntima entre os que estão vivendo a igreja em Filadélfia e isso propiciou o momento certo para a entrada na era do apocalipse. Com o surgimento da pandemia (final de 2019) e o isolamento, surgiram muitas situações negativas (mortes, dificuldades econômicas…), mas por outro lado, Deus permitiu que isso acontecesse e Ele alinhou as igrejas a partir de março 2020 com a palavra profética toda a semana, via canal IVPT no Youtube. Todos passaram a receber de forma maravilhosa a palavra profética, a qual tem sido confirmada com sinais, prodígios e realizações.

Os trabalhadores da hora undécima já estão preparados, somos o pequenino rebanho e a igreja em Filadélfia que se consolidou com a liderança coesa e unânime e com a aurora iniciam os muitos milagres e estamos vendo a atuação dos sete Espíritos. Todos os dias estamos vendo os resultados da atuação dos colportores dinâmicos, vendo os frutos nas igrejas e muitas lideranças das denominações estão fazendo contato conosco e alimentando seus membros com o Alimento Diário. Isso é o atuar do Espírito, atuando com toda sua força, sua totalidade – plenitude. Nós fomos escolhidos para viver esse momento único – a era final. Dar muito valor para tudo o que Senhor está fazendo.

Vimos na semana passada que não vamos adentrarmos no livro de Apocalipse como um livro de estudo, mas para vivenciarmos ele. Podemos dividir Apocalipse em 4 grandes visões:

1)  Ap 1-3: a visão de Cristo na sua humanidade cuidando das igrejas como o sumo sacerdote

2)  Ap 4-16: a visão do destino do mundo

3)  Ap 17-20: a visão da grande Babilônia

4)  Ap 21-22: a visão da Nova Jerusalém

Ap 1:12-13; Zc 3:1-3
O nosso Senhor Jesus está assentado à direita de Deus, mas com relação à igreja, Ele é o sumo sacerdote cuidando dela, mantendo as lâmpadas acesas com azeite, o qual é o Espírito e a Palavra (Jo 6:63). O Espírito compõe esse azeite que mantem esse testemunho aceso.

Zacarias, juntamente com Ageu, formam uma dupla de profetas por ocasião da reconstrução do templo. O povo de Israel se afastou de Deus. Depois do rei Davi, muitos reis passaram a fazer o que era mal perante o Senhor e no tempo do rei Roboão, houve divisão entre o reino do norte e o reino do sul. O reino de Israel foi levado disperso por todo território da Assíria e o reino de Judá foi levado cativo ao reino babilônico e ficaram sem pátria. Mas Deus foi misericordioso com eles e preparou o rei Ciro da Pérsia, o qual fez um decreto autorizando quem dentro o povo judeu na babilônia quisesse voltar para reconstruir o templo poderia voltar a Jerusalém. Juntamente com Zorobabel voltaram em torno de 50 mil judeus. Havia milhões de judeus espalhados pela Assíria e Babilônia, mas somente 50 mil voltaram e, isso do lado espiritual, representa que Deus está usando uma minoria para edificar a igreja. Zc 3 e 4 refere-se totalmente a era do Apocalipse.

Essa figura de Zc 3, mostra que Deus precisa de um sumo sacerdote escolhido de dentro do povo para interceder pelo povo. E um homem escolhido dentre os homens é tão pecador quanto os demais. Esse Josué estava de vestes sujas e tinha a sua mão direita satanás que estava lhe opondo. Na reconstrução do templo, isto é, na edificação da igreja até prepará-la como igreja gloriosa, precisamos do trabalho do sumo sacerdote, o qual também está sujeito às fraquezas e pecados.

Hb 5:1-2, 5-6; 2:17-18
O sumo sacerdote é um dentre nós, não é um super-homem. Por essa razão, quando João escreveu Apocalipse ele disse irmão vosso, companheiro na tribulação, no reino e na perseverança. E qual é a sua função como sumo sacerdote? Ele é constituído nas questões de relacionamento com Deus, só que Ele defende os homens, cuida deles. Um sumo sacerdote se não atender esse papel, não serve para esse ofício.

E qual é qualidade necessária de um sumo sacerdote? Está no v. 2. Se for algum homem que acha que está sempre certo, que nunca faz coisa errada, não consegue se compadecer dos que erram e dos ignorantes. Cristo teve as mesmas experiências e venceu-as pelo suprimento de Deus. O sumo sacerdote Cristo não é segundo a ordem de Arão, porque Ele não tem pecado. Na ressurreição, o homem Jesus foi gerado Filho primogênito de Deus e designado sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (v. 5-6), sendo misericordioso para conosco e fiel para com Deus (2:17-18).

Cristo, embora não tenha pecado, passou pelas mesmas dificuldades que o homem passa e venceu tudo e se tornou a própria oferta pelos pecados. Isso é um alento. Na era do Apocalipse com os sete Espíritos, as tribulações aumentam, mas não precisamos temer porque temos o sumo sacerdote que cuida das nossas necessidades.

Ef 5:25-27; Hb 7:3; 4:14-16
Só tem uma maneira de preparar a igreja, de lavá-la nesses tempos finais e é por meio da Palavra. A palavra profética é essa palavra que está nos limpando, tirando nossa velhice, manchas e rugas para nos tornar igreja gloriosa e nos casar com Cristo nas bodas e fazer parte do exército de Cristo para derrotar o anticristo e falso profeta. Não pense que Cristo não entende você, pois, Ele entende sim. O trono da graça é o tampo da arca da aliança, chamado propiciatório. Enquanto estamos aqui alimentando as pessoas e os colportores nas ruas e necessitamos de socorro, Cristo vem nos socorrer. Na reconstrução do templo havia a necessidade do sumo sacerdote Josué.

Zc 3:4; Jo 1:29; 1 Pe 2:24; Zc 3:9
Cristo, como sumo sacerdote, fez a propiciação por nós e tirou de nós as vestes sujas e nos colocou uma roupagem capaz de entrar no palácio de Deus (Sl 45). Estávamos indo em direção ao fogo, perdição eterna. Todavia, com a propiciação de Cristo, o homem foi tirado do fogo. Cristo é o único que tem poder pela sua morte redentora de tirar o pecado do mundo. Por isso disse a Josué que vai tirar a iniquidade. Morremos para os pecados e vivemos para a justiça. No dia da sua crucificação Cristo tirou a iniquidade das pessoas.

Zc 3:8
Quem é o servo, o renovo? Num primeiro momento, esse servo e renovo era Zorobabel. Josué era sumo sacerdote, mas havia necessidade da realeza e Zorobabel representa a realeza. Para a reconstrução do templo, para a reedificação da igreja, há a necessidade dessas duas funções se juntarem em uma: o sacerdócio e a realeza. Por outro lado, prefigura Cristo que virá como rei, o renovo de Davi.

Estavam ali junto com Josué alguns companheiros e todos eles tinham símbolos, representavam alguma coisa. São homens de presságio. Na versão KJA esse v. 8 diz: homens que simbolizam eventos futuros. A palavra presságio, no hebraico, é Mowpheth que significa maravilha, sinal, milagre, símbolo de eventos futuros. Não é por acaso que Deus está nos abrindo tudo isso no momento da aurora. Josué e Zorobabel e os companheiros com estavam com Josué, não eram homens físicos, mas simbolizavam eventos futuros. Esse livro de Zacarias não era apenas para encorajar Josué e Zorobabel, mas é para nós hoje.

Ag 1:1; Jr 23:5; Zc 6:12-13
Zorobabel era governador de Judá. Ele representa o rei, a realeza, a autoridade. Josué representa o sumo sacerdote que cuida do povo. Zorobabel era governador com a autoridade de rei, era descendente de Davi, por isso pode ser chamado de renovo. Renovo é o que brota da casa de Davi. Zorobabel prefigura Cristo como o rei. Hoje no final dos tempos, Deus está usando Seu Filho Jesus como o renovo de Davi, para terminar de edificar a igreja. O nosso Senhor Jesus, como Zorobabel e sumo sacerdote, Ele mesmo edificará o templo do Senhor, edificará a igreja. Ele vai dominar e será sacerdote no Seu trono. É o primeiro sacerdote rei. Quando esses dois ofícios (rei e sacerdote) se unirem ocorrerá a edificação da igreja, dois ofícios que precisam se unir para completar o que falta fazer nos tempos finais.

Zc 3:9; Sl 118:22-24; Is 28:16; Mt 21:42; 1 Pe 2:4-8
Essa pedra (3:9), de um lado, é Zorobabel para a edificação, por outro, é Cristo como a pedra da edificação da casa de Deus. Cristo é a pedra que Deus pôs em Sião, que representa a parte forte da igreja. essa pedra foi provada durante o tempo que Cristo esteve na terra. É sólida e angular, ninguém consegue removê-la.

Zc 3:9; 4:10; Ap 4:5; 5:6
Sobre essa pedra única estão os sete olhos. Lembremos que o número sete é muito usado: os sete Espíritos, os sete olhos… isso tem tudo a ver com o livro de Apocalipse. Sete olhos de uma pedra, a qual é para a edificação da igreja. Esses sete olhos são de Deus que percorrem toda a terra (4:10). Ele está atento, vigilante por toda a terra. Não são sete em numeral, mas refere-se à plenitude, ou seja, na Sua plenitude Deus consegue ver todas as coisas. São os sete olhos do Cordeiro, os sete chifres do Cordeiro, as sete tochas. Na era do apocalipse Deus está usando Seu Espírito com força total. O Cordeiro, até a ascensão, é aquele que morreu para nossa redenção, mas depois esse Cordeiro vem para mostrar o Seu poder. O chifre refere-se ao poder e sete chifres mostra o poder em sua plenitude.

Zc 4:1-6, 11-12
Nesse capítulo vemos uma figura maravilhosa. A palavra de Deus é a que nos encoraja (v. 6). A dificuldade na reconstrução do templo era enorme. Tinha inimigos por todos os lados contra a reedificação. Hoje, é a mesma coisa – nós estamos no tempo do apocalipse e Deus que construir a igreja gloriosa e a primeira dificuldade está em nós mesmos: o velho homem, nosso ser natural que impede Deus de fazer Sua obra. Mas não é por força nem por poder, é pelo Espírito. As palavras do Senhor são Espírito e vida, são o azeite derramado pelas duas oliveiras.

Tubos de ouro (v. 12) é mais bem traduzido por bicos de ouro. Esses dois bicos não são origem do azeite em si mesmo, eles recebem o azeite dos dois raminhos que fazem parte da oliveira. Os dois bicos de ouro são os profetas de Deus. E, no meu entender, esse vaso são os mensageiros do Senhor, a liderança das igrejas que recebe essa palavra profética e a transmite aos irmãos (2 Tm 2:2). Esse vaso alimenta as lâmpadas do candelabro através dos sete tubos.

Essa figura mostra um abastecimento automático. Essa figura só funciona começando a alimentação pelo azeite dourado vindo dos dois bicos de ouro que são os profetas do Senhor. A palavra profética é que alimenta esse sistema automatizado. Desde março 2020, o Senhor levantou no nosso meio esse sistema automatizado dando Sua palavra profética semanalmente. A direção da igreja não está nos livros de 20, 30 anos atrás. A palavra fundamental pode sim estar baseada nesses livros, mas a direção não. Quem continua se pautando nesses livros do passado para dar direção à igreja, está ficando para trás. Essa figura do candelabro sendo abastecido pela palavra profética está ocorrendo hoje. O momento da aurora aconteceu porque grande parte das igrejas tem essa realidade do abastecimento automático, algo que nunca houve no passado. Não temos capacidade, somos um pequenino rebanho, somos a igreja em Filadélfia que não tem muita força, mas graças a Deus que Ele pôs diante de nós uma porta aberta.

Ap 4:5
No tempo em que foi registrado a Bíblia, seja no AT, seja no NT o homem não tinha a eletricidade, tampouco a cultura da eletricidade. O que eu vejo nesse versículo é tudo uma questão de carga elétrica, a energia que está em Deus.

Que são relâmpagos? Um corpo com campo elétrico de alta intensidade. Uma nuvem carregada de carga elétrica só vai conseguir descarregar se houver dois campos de cargas elétricas de sinais opostos. Uma carga negativa precisa encontrar um com carga positiva para que essa diferença de polo gere uma descarga elétrica. E para haver essa descarga elétrica, precisa ter um condutor. Mas a atmosfera, o ar que nós vivemos é mais isolante que o condutor. Então, uma nuvem com carga elétrica e não tem como mais segurar, mesmo no ar que é isolante, ela vai achar um caminho para descarregar e esse caminho é que produz os raios, relâmpagos e os trovões. A temperatura gerada pela descarga elétrica pode chegar a 25 mil graus centígrados (5 vezes mais quente que a superfície do sol).

O ar superaquecido, emite radiação luminosa na faixa visível do espectro magnético. Essa luz causa os clarões no céu, que chamamos de relâmpagos. O ar aquecido expande rapidamente, aumentando o seu volume violentamente, produzindo o som que chamamos de trovões. A velocidade do som no ar é de 340 m/s, a velocidade da luz é de 300 milhões de m/s. O relâmpago é visto antes e o som vem depois.

Diante do trono ardem sete tochas de fogo. Essas tochas não são como a gente conhece, esse fogo é produzido por essas faíscas, esses raios e alta temperatura. Ambiente altamente carregado. Se Deus é a Fonte gigantesca de campo elétrico, os Sete Espíritos só podem estar carregados de alta carga elétrica, por isso ardem como tochas de fogo. O fogo do incensário dos sacerdotes não pode ser qualquer um, não pode ser de faísca natural. Quando o altar do holocausto ficou pronto, Deus enviou uma descarga elétrica que incendiou o altar. Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho, por isso morreram – o fogo que saiu diante do Senhor os consumiu. Portanto, não é fogo que a gente vê, o qual é fogo material. Deus, do meio da sarça que ardia em fogo e não se consumia, falou com Moisés.

Ap 4:6; Ez 1:4-7, 12-16, 18-21
Os 24 anciãos referem-se aos líderes dos seres angelicais, representando todos os anjos criados por Deus. São as criaturas mais antigas, por isso são chamados anciãos. Os quatro seres viventes são também angelicais, porém, são seres que representam a criação de Deus aqui na terra. Esses quatro seres viventes têm o rosto de homem, que é o líder na terra, o de leão (representando os animais selváticos), o de novilho e boi (os animais domésticos) e a águia voando (as aves). Só não tem representado aqui um réptil porque a serpente simboliza satanás e também não haverá animais marinhos porque o mar não existirá na Nova Jerusalém.

Os quatro seres viventes de Ez 1. Norte é onde está o trono de Deus e essa tempestade de vento mostra que está trazendo alguma coisa. A nuvem geralmente representa a presença de Deus. Deus estava nesse vento tempestuoso e apareceu como fogo. Deus é fogo. E quem olhava para o fogo via uma coisa como metal brilhante que, em hebraico, é chashmal è uma substância brilhante, âmbar ou electro ou bronze. Já a palavra electro, vem do grego élektron, que exprime a ideia de eletricidade, âmbar-amarelo. Então, no meio do fogo você vê um metal brilhante.

Esses seres viventes iam em conjunto para onde quer que o Espírito os levava (v. 12), eles só iam para frente. Vamos ser aquele que é para frente e não retroceder. Campo altamente carregado esses seres viventes porque saíam de Deus e representam a nós, o homem (v. 13). Cada um deles tinha uma roda do lado, isso quer dizer que quando atendemos a palavra profética seguindo o Espírito não mais na velocidade antiga, mas na atual dos setes Espíritos, vamos atuar rápido, como esses quatro seres viventes que andam em eletricidade. E quando eles andam, a roda do lado gira. Quando você anda, Deus se move no plano microeconômico. Cada colportor dinâmico atuando, o mover de Deus está indo para frente.

Existe uma roda menor e outra maior – uma roda dentro da outra (v. 16). Quando você pratica a palavra, quando você faz Deus se mover nessa terra de uma forma microeconômica, a somatória de todos os que estão atuando na igreja, movimenta a grande roda, a roda da macroeconomia de Deus. Cada um atuando na sua região, os colportores nas ruas e Deus está levando essa grande roda (v. 18). Os seres viventes andavam de acordo com o Espírito e o Espírito vem pelo azeite, pela palavra. A palavra profética nos alimenta e nos dá direção e seguimos e quando seguimos a roda segue e assim o mover de Deus acontece. Com isso a roda macroeconômica de Deus também roda para frente e chega à conclusão desta era.

Agradecer ao Senhor que você faz parte dos tempos de hoje. Vamos deixar o que sabemos do passado, pois podem nos atrapalhar. Muito do que achamos, do que sabemos pode nos atrapalhar. Que o Senhor possa nos revelar tudo de maneira nova. Tudo se origina pelo Espírito e Sua Palavra profética e nós seguimos essa direção.

Queridos colportores não saiam às ruas sem estar energizados, sem estar eletrizados. Se aproxime desse Deus que é carregado de energia e você pode sair cheio de fogo e de descarga elétrica e as pessoas vão sentir isso e podemos levá-las para a igreja na nossa cidade, onde temos uma subestação elétrica que conecta as pessoas com Deus, vivendo a vida normal da igreja – a rede de cuidado. Hoje estamos na era da eletricidade. O fogo sai por meio de nós que estamos carregados com esse fogo maravilhoso. Amém.

Um comentário em “Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (24)”

  1. Amado irmão, que maravilha de conteúdo. Que o Senhor te supra para continuar com esse excelete projeto. Ótimo para revisamos as mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *