Série 2021-1 (M.26) | Os quatro seres viventes – Pedro Dong

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade

Mens 26. OS QUATRO SERES VIVENTES
LB: Ap 4:6; Ez 1:4-5

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente da Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 28/03/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

A parte principal da revelação de Deus foi dado a Paulo. Não se tratava de uma religião, mas ele pregava um Deus vivo, que podia transformar a vida de um pecador até ser introduzido à glória de Deus, e nesse processo haveria a edificação da Igreja. Como vimos nas cartas a Timóteo, o cristianismo puro sofreu interferência de diferentes palavras filosofias. Mais tarde, com nosso apóstolo João, vimos ainda mais interferência de filosofias, heresias, que fizeram a igreja se degradar. O evangelho que Paulo pregava não chegou a uma conclusão final, principalmente em relação à edificação da igreja.

Deus iniciou sua restauração no final de século 18, início do século 19, para que no século 20 as bases de Filadélfia fossem fundadas, para finalmente, em 21, nós termos a realidade da vida da igreja sendo vivida como igreja em Filadélfia; ela está consolidada. Deus pode contar com ela para realizar a edificação, crescimento, maturidade da igreja, e para concluir a obra de Deus. Para isso, na fase final chegamos ao ministério de João: da revelação registrada no livro de Apocalipse. Nós somos o pequenino rebanho, os trabalhadores de última hora, e a igreja em Filadélfia, em quem Deus pode contar, não obstante sua pouca força, para limpar toda usurpação do império das trevas. Quando Deus nos revelou a respeito da aurora em Salmos 110, percebemos que entramos na fase final, na fase conclusiva da economia de Deus, a fase do livro de Apocalipse, a fase dos 7 Espíritos. Quanto aos 7 Espíritos, lembramos Zacarias 3 e 4 que são os primeiros que mencionam o número 7. Abordamos esse livro nas últimas mensagens, porém hoje gostaria de detalhar um pouco mais.

Zc 3:8
Zacarias 3 mostra que Deus ainda precisa cuidar da igreja, então Josué foi escolhido Sumo sacerdote para restaurar o templo em Jerusalém. Após 70 anos de cativeiros, com o decreto do rei Ciro, foi permitido ao povo de Judá voltar a sua terra para reconstruir o templo. Voltaram 50 mil pessoas com Zorobabel como governador e Josué como sumo sacerdote. Josué era da ordem de Arão. Cristo é sumo sacerdote conforme ordem de Melquisedeque, perfeito e eterno. Hoje também estamos restaurando o templo, que é a igreja.

Deus precisa concluir com a edificação da igreja para tornar-se a igreja gloriosa pronta para casar-se com Cristo. Queremos ser esses que retornaram a Jerusalém para reconstruir o templo, deixando Babilônia, para tornar a igreja gloriosa e se juntar a Cristo na luta contra o exército do anticristo, o falso profeta e as nações que o seguirem. Assim, o reino humano será derrotado, e o de Cristo será estabelecido, introduzindo-nos à fase do milênio. É necessário o sacerdócio para cuidar da igreja, mas também é necessária a realeza, para que autoridade de Deus encabece todas as coisas em Cristo (motivo por Deus ter dado a Josué um companheiro – Zorobabel).

Zc 4:13
Em Zacarias 4, quando se junta a realeza (v.13) ao sacerdócio, Deus conseguirá concluir Sua obra de edificação da igreja e resolver as pendências terrenas. Zorobabel tipifica Cristo que junta os dois ofícios e concluirá esta era. Por isso Deus revelou a visão do candelabro de ouro a Zorobabel: um candelabro de ouro com duas oliveiras ao lado, cujos dois ramos vertem azeite aos bicos de ouro (representando os profetas) e derramam o azeite à vasilha. A meu ver, a vasilha representa a liderança das igrejas do Senhor, servos que são mensageiros do Senhor, quem realmente brilham nesta era das trevas independentemente de título, mas de função. Se você está desfrutando e praticando a palavra profética, você é um desses mensageiros que compõem o vaso.

Esse vaso distribui, através de 7 tubos, o azeite às 7 lâmpadas.do candelabro. Uma versão diz que são 7 tubos para cada lâmpada, isso pode indicar um abastecimento na sua força total, dada a era da conclusão de Apocalipse. A palavra profética vem de Deus, ela é o azeite dourado que Deus derrama ao vazo, à liderança, que alimenta as igrejas. Graças a Deus, a força total dos 7 tubos finalmente se tornou realidade entre nós, por isso digo que entramos na era do apocalipse. Essa figura é realidade entre nós.

Ontem tivemos um Avança Jovem, muitos conseguiram sair para fazer a colportagem dinâmica, mas, mesmo aqueles que não puderam sair por conta das restrições, realizaram colportagem online. Mesmo com essas dificuldades, estamos caminhando a passos largos, com 8 mil livros semeados por dia. Ademais, a rede de cuidado das igrejas está cada vez mais fortalecida, estendida, e o Senhor está fazendo entrar nessa rede muitos que estão pedindo ajuda e querendo se reunir. No final dos tempos, quem faz grandes coisas não é o homem, mas o espírito através da igreja obediente à palavra.

Zc 3:9
A pedra do versículo 9 de Zacarias 3 se refere a Cristo, sobre a qual estão os 7 olhos, Os olhos são para vigiar perscrutar. Ademais, os olhos são a parte mais expressiva do corpo, servem para transmitir emoção. Aprendamos a olhar os olhos de Cristo e entender seus sentimentos, para medir se estamos agradando-O ou não. Essa pedra é para edificação, temos a pedra, que é Cristo, que possui olhos que entende a situação e a vontade de Deus. Nada passa despercebido dos olhos do Senhor.

Ap 4:5; 5:6; Ap 4:2-6
Os 7 olhos da Pedra são os 7 olhos do Senhor, que são as 7 tochas de fogo. O cordeiro, agora, também aparece com os 7 chifres, que representam o poder de Deus. Portanto, temos o poder de Deus e os olhos do Senhor para edificar e perscrutar a obra do Senhor. Ap 1-3 mostram que Jesus cuida como sumo sacerdote das igrejas, edificando-as, tornando-as gloriosas. Os capítulos 4 a 16 de Apocalipse são a visão de João após a ascensão de Cristo; Deus queria mostrar a nós o que vai acontecer a partir de hoje (e o que já está acontecendo).

Em Ap 4 João foi levado ao céu e ele viu no céu um trono com alguém nele. Ele viu os 24 anciãos que representam os anjos, criaturas mais antigas de Deus, e mesmo entre eles há os líderes, e eles se dividem em 24 turnos, como os levitas, sacerdotes e os 288 cantores faziam. Eles são sacerdotes de Deus e também tem o aspecto da realeza para governar sobre os anjos. Os 4 seres viventes são seres angelicais que representam os seres vivos da terra, dividido em 4 categorias: o homem, o líder de toda criação; o leão, representando os animais selváticos, o novilho representando os animais domésticos, e a águia, quando está voando, que representa as aves. Os répteis não estão representados, por conta da serpente que simboliza Satanás, nem os marinhos, pois não haverá mar no novo céu e nova terra.

João descreveu que do trono saiam relâmpagos, vozes e trovões, e diante do trono ardiam as 7 tochas. O Homem consegue descrever dependendo de sua cultura e ciência. O Homem não sabia da eletricidade, só conseguia descrever o que via com base no que já notou na natureza. Deus é a própria fonte de energia, porém o Homem, como pecador é um isolante, um mau condutor. Todavia, a carga de Deus é tão alta que consegue desprender em nós alguns elétrons para fazer sua descarga elétrica na visão de João. O Senhor pode nos quebrantar para facilitar o caminho da descarga da corrente elétrica, Sua vida, Sua palavra (Is 57:15). Nós somos enviados de Deus como as sete tochas e Espíritos de Deus para encontrar um coração abatido, um espírito contrito, uma pessoa abatida para que a condução da eletricidade de Deus seja possível. Limpemos nosso coração soberbo para que Deus consiga conduzir dentro de nós Sua energia, luz, alimento e Sua realidade.

Ez 1:1-28; 4 (ARA e NKJA)
O livro de Ezequiel foi escrito por um que seria um sacerdote, porém sem função, pois não havia um templo. Ainda assim, ele foi usado por Deus para mostrar as visões do céu e profetizar ao povo que estava em cativeiro babilônico. Ele trouxe uma palavra de ânimo: que Deus iria começar a trabalhar em meio à situação caótica, assim como veio o ministério de João em meio à degradação.

O versículo 4 mostra um vento tempestuoso, tal qual aquele no dia do Pentecostes. A vinda de Deus é como um vento tempestuoso do Norte, Norte é onde Deus está. O versículo também mostra uma nuvem, que significa a presença de Deus. Essa nuvem, todavia, tinha fogo, onde havia raios, relâmpagos, e no meio do fogo havia um metal reluzente. Esse metal reluzente pode ser traduzido como a fonte de eléctron, de eletricidade. Deus é a fonte de toda forma de energia, ele é fonte de energia total. No meio da nuvem saía 4 seres viventes com um viver provado por Deus. Eles tinham imagem de homem, boi, leão e águia como se voando, com uma visão panorâmica. Os seres andavam em conjunto e para frente, não se viravam. Eles andam em conjunto e em ziguezague, como eletricidade.

Eles representam todos os seres vivos, todavia também representam os 4 aspectos de Cristo: Mateus representa Jesus como rei (Leão), Lucas mostra Jesus como homem, Marcos apresenta Jesus como servo (Boi), e João mostrava Jesus como Deus (Águia). Esses 4 aspectos também estão representados em nós: somos homens criados à imagem de Deus, temos a realeza, trabalhamos como servos, e temos a visão de águia que Deus tem pelo Espírito de Deus, uma visão de cima para baixo.

Os 4 seres viventes seguiam o Espírito, não tinham liberdade para ir aonde queriam. Eles tinham aspecto de carvão em brasa, e se assemelhavam a tocha de fogo. Eles ziguezagueavam à semelhança de relâmpago. Da mesma forma como o relâmpago vai procurando o caminho com menor resistência (motivo pelo seu formato em ziguezague), nós também precisamos ir procurando aqueles que foram preparados pelo Espírito, pessoas com coração contrito, abatidos, e abertos para o trabalhar do Senhor. Temos de sair energizados como esses 4 seres viventes, ardendo em fogo e cheios de eletricidade, andando como relâmpagos e guiados pelo Espírito.

A apostasia deixa a fé apática, porém quem está em Filadélfia e quer ser usado pelo Senhor neste tempo final não pode se dar o luxo de ficar apático. Exercitemos a fé que seremos energizados.

Se os 4 seres viventes andarem de acordo com o Espírito, Deus consegue executar sua obra e Seu mover pode ser levado adiante, e as pessoas ouvirão a voz do onipotente, e seremos juntos do Deus como um exército. Acima dos 4 seres há um céu, em cima do qual havia um Homem sentado no Trono. Cristo está comandando o movimento dos 4 seres viventes. O Filho do Homem é fogo, é energia, e nós precisamos seguir o movimento dos 4 seres viventes. Dessa forma, a glória do Senhor será vista na terra.

Mt 16:16,18; At 26:18-19
Para Pedro responder que Jesus é o Cristo, a revelação veio do Pai, e essa revelação é a rocha sobre a qual se edifica a igreja, ela coloca o próprio Cristo como a base. Cristo tem uma responsabilidade: edificar a igreja. O objetivo do evangelho de Paulo é um evangelho completo. Até hoje essa obra não se completou, porém terminaremos a edificação com o ministério de João. A igreja foi estabelecida para lutar contra o império das trevas e restaurar o reino de Deus neste mundo. A igreja tem a autoridade de amarrar e desamarrar aqui na terra para que o mesmo seja feito nos céus. No entanto, tudo o que amarrarmos ou libertarmos na terra deve ser algo que já foi feito nos céus, como já foi explicado pelo irmão Ezra.

Pela palavra nós entendemos o que Deus quer fazer aqui na terra, portanto quando a entendemos pela para profética e a seguimos pelo Espírito estaremos nos sintonizando com o que está ocorrendo nos céus com os 4 seres viventes. Os 4 seres viventem já receberam determinada ordem para ir a uma direção, porém eles só vão para essa direção se a igreja na terra entender a mesma coisa. Quando a igreja entende e pratica o que Deus quer, o céu já fez o mesmo. Portanto, quando a terra concorda com o céu, as coisas são feitas. A terra não manda no céu, porém ela se sintoniza ao céu por meio da palavra profética.

Precisamos ser esses seres eletrizados, energizados, ter uma vida cristã como carvão em brasa. Exercite o espírito e a fé para que esteja incandescente como os seres viventes, devemos ser seus espelhos. Deus quer nos dar Sua energia para levá-la a outros, ziguezagueando e encontrando aqueles com boa condução, que possuem coração contrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *