A Fé do Evangelho – Ezra Ma – Auriflama – 12/04/2018

COMUNHÃO COM A IGREJA EM AURIFLAMA – 12/04/2018

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 12/04/2018. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

A Fé do Evangelho
Leitura Bíblica: Rm 1:1; Fp 1:1, 27

É uma grande alegria estar novamente aqui em Auriflama. Estamos vendo uma série de mensagens sobre a fé do evangelho. Quero conversar com vocês um pouco sobre o significado dessa frase a fé do evangelho. O que quer dizer a fé do evangelho? O que vou falar agora não está em detalhes no Alimento Diário, que vocês já leram a primeira semana e estão lendo a segunda.

É muito importante termos o conhecimento da Palavra de Deus. O primeiro passo em relação à vontade de Deus e Seu propósito é ter o conhecimento da Palavra de Deus. Ocorre que muitos líderes cristãos têm conhecimento da Palavra de Deus, mas seu viver está desconectado do que eles conhecem. Deus não quer apenas que falemos do evangelho, mas também que o vivamos.

Fp 1:27 Vivei acima de tudo por modo digno do evangelho. O evangelho não são apenas doutrinas, palavras ou frases com histórias sobre Jesus. O evangelho é uma vida, é um viver. Você pode muito bem falar de Jesus, falar do evangelho, mas se as pessoas não veem Jesus em sua vida, não veem Deus em seu viver, eles não veem o evangelho. Por exemplo: imagine que um casal viva brigando em casa e os vizinhos ouvem constantemente suas brigas. Então, esse casal vai às reuniões e ouvem dos líderes que precisamos sair para pregar o evangelho e falar como Cristo é rico e como é maravilhoso ter a Cisto em nós. Eles saem para falar do evangelho para seus vizinhos, mas estes não se interessam. Porque eles apenas ouvem suas brigas, veem os pratos voando pela janela. Eles não têm a realidade do evangelho.

Ainda há uma grande distancia entre o que conhecemos e o que vivemos. Temos uma embalagem muito bonita, mas nos falta o conteúdo. Esse é o objetivo da fé do evangelho. Ele não é vazio, mas tem um conteúdo, que é a fé.

Fp 1:27 Primeiro fala de viver por modo digno do evangelho. para que tenhamos um evangelho prevalecente, em primeiro lugar devemos ser um em nosso espírito e isso não é o problema. a dificuldade está em ser um em alma. Em Três Lagoas, no sábado, vamos falar sobre isso. Precisamos ser unanimes. No espírito somos todos um, mas nos falta ser um em alma para que o evangelho seja prevalecente.

Há uma expressão no início de Romanos e Filipenses que somente encontramos nessas duas epístolas e em Tito. Das epístolas escritas para igrejas, apenas nessas duas, que falam especificamente do evangelho, Paulo se apresenta como escravo de Jesus Cristo.

Rm 1:1 Quero mencionar esses cinco pontos para vocês, por causa de sua grande importância. Precisamos parar e considerar cada palavra da Bíblia. Paulo fala que devemos ser escravos de Jesus Cristo. quem quer ter uma vida de evangelho e ser uma pessoa útil nas mãos de Deus?  qual a característica de um escravo?  Um servo é uma pessoa contratada, com salário. Um escravo não tem direitos mais e devem obediência ao seu amo. Devemos obediência ao Senhor Jesus, que é nosso amo.

Devemos ir diante do Senhor e checar: tenho vivido a vida de um escravo de Jesus Cristo ou tenho vivido como dono do meu próprio nariz? Você faz o que quer, compra o que quer e reivindica que ninguém se meta em sua vida? Veja a vida do Senhor Jesus. ele disse que estava aqui não para fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou.

Fp 2:5-8 Ele era Deus, mas não reivindicou para Si a posição de Deus. após jejuar foi tentado no deserto. A primeira tentação que o diabo intentou contra ele foi com respeito à sobrevivência. “Se você é filho de Deus, diga que aquelas pedras se transformem em pão”. Ele podia fazer isso, mas sabia que Satanás queria tirá-lo da posição de homem. Ele não veio para ser Deus na terra, mas para ser homem e sem pecado. Apenas um homem sem pecado poderia morrer no lugar dos homens pecadores. Jesus veio para ser um homem obediente. Ele não veio para ser rei, mas para ser escravo.

Ele se esvaziou. Temos muitas dificuldades e não temos o poder do Espírito Santo porque não nos esvaziamos. Estamos cheios da nossa opinião, do nosso parecer, do nosso jeito. Se não nos esvaziamos, ficamos sem o poder do Espírito Santo. Os judeus queriam um rei, mas ele veio como um escravo (doulos, em grego). Ele é um homem frágil, com emoções e sofrimentos semelhantes aos nossos. Ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado. Você crê que Jesus foi tentado na questão sexual? Sim, foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado.

vs. 9-11 A primeira condição é ser um escravo.

Em segundo lugar, Paulo se apresenta como um chamado. Creio que nem todos que estão aqui ainda não ouviram o chamado de Deus. somente o fato de servir a Deus não significa que você foi chamado. Samuel servia junto a Eli desde pequenininho, como pagamento de um voto que ela havia feito. Samuel sabia tudo do serviço sacerdotal. Ele arrumava os pães da proposição, mantinha os pavios do candelabro no tamanho correto e cuidava do incenso do altar de incenso, mas ele não conhecia o Senhor.

Quando o Senhor o chamou ele correu para Eli. Isso mostra que seu caráter era bom e treinado por sua mãe. Por três vezes isso ocorreu e Eli negou que o tivesse chamado. Na quarta vez, ele atendeu ao chamamento de Deus. é necessário que você tenha certeza que Deus o chamou. Os jovens precisam receber o chamamento de Deus e saber com certeza que foram chamados. Os mais velhos talvez precisem renovar o seu chamamento. Se não renovamos nosso chamamento ficamos envelhecidos.

Deus não chama apenas para chamar, mas chama para enviar. Por isso, Paulo diz que é apostolo. Esse é o significado da palavra apóstolo: um enviado. Todos nós somos enviados, mas será que somos obedientes? Paulo foi enviado e foi. E nós? Temos um sentimento muito claro em nosso espírito de que esse ano é o ano do evangelho. Por isso, temos o encargo do JAV para que possamos renovar nosso encargo pelo evangelho através do JAV. Estamos encorajando que as igrejas façam uma assinatura mensal baseado no sentimento dos irmãos, usando o mesmo princípio do Grão de Areia. Esses jornais são para cada irmão entregar aos seus contatos que desejamos que sejam salvos. Essas pessoas podem ser o cabeleireiro, o açougueiro, o rapaz da farmácia, etc. Esperamos que sejamos unanimes nesses encargos. Esperamos que sejamos todos unanimes nas questões práticas. Se formos um, Deus abençoará muito. Se tivermos um só toque de trombeta para o evangelho, o número de irmãos aumentará. Queremos colocar isso diante do Senhor.

Em quarto lugar, Paulo se apresenta como separado. Assim que foi salvo, Paulo pensava estar pronto para a obra do Senhor. em Damasco, teve de fugir por um cesto preparado por seus discípulos. Ele teve de fugir para Jerusalém. Ali todos os apóstolos tinham medo dele porque fora perseguidor da igreja. Barnabé foi quem o ajudou e o levou aos irmãos. Os judeus então queriam mata-lo, pois ele não havia sido preparado. Ele não havia vivido a vida da igreja e já saiu para a obra do Senhor. Foi então enviado de volta para Tarso, sua cidade natal. Ali ele ficou um tempo até que Barnabé se lembrou novamente dele e o buscou. Buscou para viver a vida da igreja por um ano em Antioquia. Ele não foi fazer a obra, mas passou a servir à igreja ali.

At 11:25-26; 13:1-2 Vejam, após um ano reunindo e servindo ao Senhor em Antioquia Paulo foi separado. Esse mesmo processo que Deus fez com Paulo, Ele deseja fazer conosco.

Dada essa introdução, vamos ver sobre a fé do evangelho. Hoje há um entendimento supersticioso sobre a fé entre os cristãos em geral.

Gl 2:20 A fé que temos vem do Filho de Deus. Ele é a fonte da nossa fé. essa é a fé subjetiva, ou seja, a fé que está dentro de nós. Essa fé subjetiva é a nossa reação ao que estamos vendo e ouvindo. Agora, há algo maior, que se chama A Fé, que é todo o conteúdo da Bíblia. É o que a Bíblia chama de o ensinamento dos apóstolos. É a economia de Deus, o propósito, a administração de Deus nesse universo, ou seja, o plano de Deus para mim, para você e para a igreja. o plano de Deus para esse universo é algo grandioso e foi panejado antes de o tempo existir. Essa economia de Deus inclui a economia do Antigo Testamento e também a economia do Novo Testamento. As verdades sobre Deus, sobre Cristo, o Espírito, a Vida divina, sobre o reino, que é a chave para abrirmos a Bíblia, etc. Esse é o ensinamento dos apóstolos.

At 2:42 A igreja primitiva perseverava em dois pares de coisas: o ensinamento e a comunhão dos apóstolos. A igreja ouvia os ensinamentos dos apóstolos e depois ruminava nas pequenas reuniões sobre o que eles ensinavam. O segundo par é o partir do pão e as orações. O primeiro par é algo da essência. Isso faz parte da fé. o segundo par são as práticas. Se tivéssemos tempo, teríamos uma reunião apenas sobre isso. hoje o problema das divisões entre os cristãos são as práticas. Os muçulmanos conseguem ser um, os católicos são um, mas os evangélicos não conseguem ser um. Por que na igreja não conseguimos ser um? Sim, no espírito somos um, mas na prática, não somos. Esse versículo explica a situação atual. Todas as igrejas evangélicas creem no mesmo Jesus e em Sua obra redentora, mas estão divididos porque dão ênfase às práticas. Partir do pão e orações são práticas como o louvor, por exemplo. Hoje o piano é considerado um instrumento clássico, mas quando ele foi introduzido na igreja houve escândalo e divisões. Uma igreja já foi dividida porque havia um grupo de irmãos que gostavam de bater palmas e outros que não gostavam das palmas. A igreja não se divide por causa do ensinamento dos apóstolos, mas por causa de práticas.

Se não conseguimos ser unanimes, um em alma, o Senhor não pode avançar. Na questão do partir do pão há muitas práticas diferentes no meio cristão. Alguns celebram uma vez ao ano, outros uma vez por semestre e algumas uma vez ao mês. Nós somos uns dos poucos que celebramos todo domingo. Também sobre como passávamos o pão e o cálice, já foi de tantas formas. Um só cálice ou vários copinhos para servir? Vinho ou suco de uva? O vinho é bíblico, mas o que importa é a realidade. Recentemente, incluímos as irmãs no serviço do pão e do cálice na mesa do Senhor. Alguns irmãos nos procuraram questionando essa questão. Então falei com eles e lhes perguntei por quem é realizado o serviço da distribuição do pão e do cálice. Responderam que era serviço dos diáconos. Então lhes perguntei: na Bíblia não há diáconos e diaconisas? Então, toda a dúvida foi embora.

A prática não faz parte da Fé. com relação aos detalhes, vamos obedecer aos líderes da igreja. se os líderes decidem que vamos orar no salão de reuniões, vamos vir para o salão. Se falam que devemos orar nas casas, obedeçamos.  Isso é muito importante e guarda a nossa unidade e nossa unanimidade.

Vejamos um pouco sobre a fé subjetiva. Ela é a nossa reação ao ouvir a palavra de Deus. o normal é que tenhamos uma reação ao ouvir a Palavra de Deus. todos quando viajamos tiramos muitas fotos. A fé objetiva é como a paisagem que vemos e a fé subjetiva é a sua reação diante da paisagem. Quando você tira sua câmera e começa a tirar fotos para sua memória, essa é a sua reação e representa a fé subjetiva.

Nossa fé não é uma fé supersticiosa. Quero definir a fé de uma maneira prática. A fé, com artigo definido enfático A é o conteúdo da palavra de Deus e a fé subjetiva é a sua reação à Palavra de Deus. fé é você agir baseado na palavra de Deus. se não houver palavra de Deus, não haja, porque é superstição. A fé requer o elemento da palavra de Deus. Se não tiver, é superstição. Hoje existem muitas coisas supersticiosa. É você quem deve ouvir a palavra de Deus.

Em certa ocasião os discípulos estavam com o Senhor e disse a eles a ir na frente no barco. Então, decidiu encontrar-se com eles andando por sobre o mar. A fé não é lógica. Logicamente, não é possível andar sobre as águas, mas Jesus foi. Ao ver Jesus os discípulos pensaram ser um fantasma. Eles, então, reconheceram o Senhor e Pedro disse que se era o Senhor, que este o mandasse ir sobre as águas até ele. O Senhor, então, disse: vem! Essa é a palavra. porque ele ouviu a palavra do Senhor, a fé foi gerada nele e ele agiu baseado na palavra do Senhor. deve haver a palavra do Senhor. após sair do barco, ele começou a olhar para as circunstâncias e começou a afundar, ao que o Senhor disse: por que duvidaste?

Para termos fé precisamos da palavra de Deus. se não lermos a Bíblia, não termos chance contra o mundo de hoje, cheio de ideologias. Somente a palavra de Deus pode fazer com que perseveremos até o fim. Não é autoajuda ou sentimentos. Se não há a palavra de Deus, não teremos salvação. O que Satanás quer é que não tenhamos tempo para recebermos a palavra de Deus, para que não recebamos a fé. Precisamos encher nosso depósito da palavra de Deus.

===========================================
CLIQUE ABAIXO PARA OUVIR ESSA MENSAGEM NA ÍNTEGRA:

FOTOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *